RODRIGUES & SILVA
|
Rodrigues & Silva foi uma das muitas – e das mais profícuas – oficinas da antiga Capital Federal a entrar no ramo da construção de carrocerias de automóveis no período da Primeira Guerra Mundial.
Como tantas outras, dedicava-se à manutenção de automóveis e motocicletas, prestando serviços mecânicos, de solda, “pintura, forração, carroceria e rodas“. Também construía carrocerias “de todas as espécies“, pelo menos duas delas sobre os afamadíssimos chassis (então espanhóis) Hispano-Suiza. Calcula-se que cerca de 30 unidades, de estilos diversos, tenham sido produzidas até o final de 1917.
Instalada no bairro do Flamengo, seu endereço foi em 1918 ocupado pela Oficina Aragão, que assumiu as mesmas atividades – inclusive fabricação de carroceria – da Rodrigues & Silva.
- Dois pequenos anúncios da oficina e garagem Rodrigues & Silva, publicados em 1916 na revista Auto-Propulsão.
- Hispano-Suiza com carroceria construída em 1916 pela Rodrigues & Silva (fonte: Auto-Propulsão).
- Um segundo Hispano-Suiza, também com carroceria da oficina carioca (fonte: Auto-Propulsão).
- Opel alemão com carroceria tipo "Barata"cosntruída por Rodrigues & Silva em 1916 (fonte: Auto-Propulsão).
- O mesmo Opel, aqui com a capota instalada (fonte: Auto-Propulsão).