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Projetado por Robbi Perez e José Cordova para o Endurance Brasil, o protótipo Roco 001 foi desenvolvido a partir do chassi do monoposto inglês de Fórmula 3 Ralt RT34.

Então competindo por sua equipe paranaense com um protótipo MCR-Audi, em 2018 a dupla decidiu preparar um carro mais competitivo, utilizando a estrutura de um F3 e equipando-o com motor e transmissão de origem motociclística Suzuki, como permitia o regulamento. Assim, ao seu monocoque Ralt, originalmente com motor e transeixo longitudinais, foi adaptado um conjunto Suzuki Hayabusa transversal de 1,3 litro, ligado ao diferencial através de corrente.

Concluído em 2019, o carro foi inscrito nas 4 Horas de Goiânia, em maio, mas não chegou a disputar a prova. Sua estreia acabaria por ocorrer em setembro, nas 4 Horas de Interlagos, onde conquistou o quinto lugar na categoria P3. Em novembro, nas 500 Milhas de Londrina, apesar do terceiro lugar no grid de largada, abandonou no meio da prova. Nas 6 Horas de Curitiba, em dezembro, encerrando a temporada, a colocação final do protótipo avançou para quarto lugar na categoria.

Para a temporada de 2020, além de acertos na aerodinâmica e na suspensão, foi adotado um Hayabusa de 1,5 litro e cerca de 280 cv. Com estas transformações, na primeira prova do ano (4 Horas de São Paulo, em agosto) ocupou o terceiro lugar no grid e chegou ao final em quarto na categoria. Nas 4 Horas de Curitiba, no mês seguinte, pela primeira vez o carro foi equipado com sistema Halo de proteção do piloto, item que passou a ser obrigatório em protótipos abertos. Na ocasião, ocupou o quinto lugar no grid e chegou em quinto na categoria P3. A dupla também obteve boas colocações na categoria nas duas últimas corridas do ano, ambas em outubro – 4 Horas do Velopark (quinto na partida e terceiro na final) e (pela segunda vez) 4 Horas de Curitiba (terceiro e quarto).

As melhores posições conquistadas pela equipe ocorreram na última competição disputada pelo Roco 001 – as 1000 Milhas do Brasil, em janeiro de 2021: após liderar a prova entre a primeira e a quarta hora, problemas na transmissão por corrente obrigaram a uma parada, o que não impediu sua chegada em terceira posição na classificação geral.

Limitações físicas de projeto, porém, impedindo melhor exploração do monocoque e desenvolvimento de carros mais aptos a enfrentar os adversários, levaram ao abandono do monoposto.

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[LEXICAR agradece a Daniel Vieceli pelas informações que permitiram criar esta página.]





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