ROCHET & SCHNEIDER |
Criada em 1889 como fabricante de bicicletas, a francesa Rochet & Schneider construiu seus primeiros automóveis no remoto ano de 1896. Em 1914, mobilizada pela I Guerra Mundial, fabricou seu primeiro caminhão. Em 1931 foi descontinuada a produção de carros, especializando-se a empresa no fornecimento de veículos de carga e chassis de ônibus.
Em dificuldades econômicas após a II Guerra, durante a qual também forneceu equipamentos militares, a Rochet & Schneider buscou priorizar o segmento, suspendendo a fabricação de chassis de ônibus e projetando um caminhão-trator pesado para artilharia.
Em 1951, representante da empresa e o governo de Minas Gerais abriram negociações visando a transferência das instalações da indústria francesa para o Estado, onde seria retomada a produção de caminhões médios e cavalos-mecânicos. No ano seguinte, ao avaliar as condições da infraestrutura local, contudo, a empresa condicionou sua vinda para o país ao asfaltamento das rodovias de ligação de Belo Horizonte com São Paulo e com a Capital da República, sem o que “a produção ficaria sem acesso aos portos de exportação“, não justificando a localização da planta em Minas Gerais.
As negociações não prosperaram. Apesar da lenta decadência que se seguiu, a empresa continuou operando até 1960, quando foi adquirida pela Berliet. Em 1964 o nome Rochet & Schneider deixou de ser utilizado.