RIGUETE |
A Fábrica de Triciclos Riguete Ltda., microempresa de Barra Mansa (RJ), iniciou suas operações no final da década de 90. Os veículos foram projetados com base na experiência de seu proprietário, que nos anos anteriores havia construído para uso próprio as primeiras unidades, equipadas com chassi tubular, motor traseiro Volkswagen AP 1.6 refrigerado a água e freios a tambor (apenas na traseira).
Eram três os modelos disponíveis em meados da década de 2000 (versão 1, com 3,40 m de comprimento; versão 2, com 3,95 m; e o super-equipado Luxo), todos com motor VW 1.8 (com carburador, injeção eletrônica ou flex), dois lugares, caixa VW de quatro marchas e ré com comando no guidão, freios traseiros a disco e suspensão dianteira com barras articuladas e conjunto amortecedor/mola helicoidal central, a suspensão traseira variando em função do modelo (barras de torção para a versão 1 e molas helicoidais para a 2). O triciclo Luxo possuía painel de instrumentos cromado e digital, lanternas traseiras com leds, sistema de som com MP3 e DVD, para-choques cromados (nas demais versões pintados da cor do veículo), baú traseiro, câmera para marcha a ré e iluminação de neon sob o chassi.
Atualmente a linha de triciclos compreende quatro modelos, diferenciando-se somente pelos acabamentos e variedade de acessórios: Luxo, Super Luxo, Super Luxo SE e Gran Luxo, atualização ainda mais sofisticada da versão SE. Todos eles apresentam a mesma configuração mecânica: motor VW 1.6 com injeção eletrônica, câmbio VW com quatro marchas à frente mais ré, suspensão dianteira por braço articulado e amortecedor, suspensão traseira por barra de torção e facões e freios a disco nas rodas de trás. Também o comprimento é igual para os quatro modelos: 3,95 m.
Além dos triciclos, hoje a Riguete ainda produz variada linha de reboques para uso comercial, agrícola e transporte de automóveis e motos, além de um bem acabado baú com 330 l de capacidade como porta-bagagens para triciclos.
<triciclosriguete.com.br>