RHINO OFF ROAD
|
Firma criada em Maringá (PR) em 2016, por Paulo e Pedro Ziober – pai e filho -, a Rhino Off Road Brasil especializou-se no projeto e fabricação de acessórios para jipes e quadriciclos UTV e na personalização de veículos. A grande atração dos proprietários da empresa pelo esporte fora-de-estrada radical levou-os à criação de estruturas tubulares para gaiolas e, já a partir de 2017, à construção de veículos completos tipo rock bouncer para competições cross country. Até abril de 2021, quinze chassis e cinco veículos completos haviam sido fabricados.
Apresentado em 2019 (e naturalmente com estrutura tubular), seu primeiro carro, batizado Atrevida, possuía moderna arquitetura, resultado de 300 horas de trabalho em P&D. Sua sofisticada concepção e cuidadoso acabamento refletiam a qualidade das instalações utilizadas pela Rhino, que incluíam corte a laser, dobradeira elétrica de chapas, curvadora de tubos, solda robótica, jateamento, pintura eletrostática, usinagem, impressão digital e metrologia com scanner 3D.
Equipado com motor GM V8 biturbo LS3 (6,2 l, vindo do Camaro, convertido a etanol) montado na dianteira e acoplado a câmbio sequencial de três marchas TCI, possuía tração integral com reduzida, eixos com bloqueio pneumático do diferencial, suspensão independente do tipo four-link nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores de 14″, freios a disco a hidrovácuo, direção nas quatro rodas, as traseiras acionados a eletrobomba hidráulica e comandadas por joystick, e dois guinchos elétricos. Pesando 2,1 t, tinha 4,02 m de comprimento, 3,20 de entre-eixos e 52 cm de vão livre. O radiador era instalado na traseira.
Versão ainda mais avançado foi apresentada em 2022, na XXVIII Fenajeep, em Brusque (SC). Construída em exemplar único, por encomenda, seguia a arquitetura do modelo anterior, porém com maior potência e melhor desempenho. Chamada Pantera Negra, trazia motor V8 GM LS7 de 7,8 litros e 512 cv (também do Corvette), câmbio esportivo FTI e suspensão com molas de 16″, na traseira deslocadas para próximo da articulação dos braços, proporcionando excepcional capacidade de oscilação dos eixos, com curso de até 23″. Também recebeu um teto moldado em fibra de carbono.
Um projeto mais simples – CJ Rhino – foi lançado em 2021, trazendo grade frontal e capô do Jeep Willys.
Em setembro de 2024 a empresa se uniu à SAV Motors, de Caxias do Sul (RS), para desenvolver um fora-de-estrada leve, para turismo e lazer, se responsabilizando a Rhino pelo chassi, que teria motor central-traseiro. Com porte intermediário entre os buggies e os UTVs, o carro receberia conjunto mecânico Volkswagen (motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas); a carroceria seria fornecida por empresa não divulgada. Era expectativa da SAV efetuar as primeiras entregas entre o final de 2025 e o início de 2026.
<rhinooffroadbrasil.com>
- O primeiro "rock bouncer" criado pela Rhino.
- Ao centro, Paulo e Pedro Ziober, pai e filho pilotos e criadores da empresa; em contraste com o grupo, fica claro o porte avantajado do veículo.
- "Atrevida" em prova disputada na Fenajeep 2019.
- Participando do Desafio Xtreme de 2029, em Lages (SC), o carro chegou em segundo lugar.
- Pedro e Paulo Ziober, usualmente como piloto e copiloto, disputam (e com frequência vencem) muitas provas cross country nos estados do Sul.
- A suspensão "four-link" com longos amortecedores e molas de 14" asseguram amplo curso vertical das rodas.
- Estas fotos de junho de 2020 mostram detalhes dos eixos dianteiro e traseiro (ainda sem molas e amortecedores) de novo carro em construção.
- Fotografia de outubro, com o carro já concluído.
- As bem equipadas instalações da Rhino em fotografia de janeiro de 2022.
- Chassis tubulares e acessórios são os principais produtos da Rhino; a estrutura da foto foi vendida para cliente de Apiúna (SC).
- A Rhino fornece chassis para todo o país, como mostra esta publicidade digital de junho de 2021.
- Mais uma propaganda digital, esta de julho de 2022.
- Um "rock bouncer" Rhino sem as chapas protetoras laterais.
- Rhino disputando prova em Indaial (SC), em março de 2023.
- Note o posicionamento das molas e amortecedores traseiros, fixados ao eixo.
- Cena de competição em Maringá (PR) em junho de 2023.
- Pai e filho (como piloto) disputam a etapa de Timbó (SC) do Campeonato Radical 4x4 de 2023.
- Rhino em prova de Cornélio Procópio (PR) em outubro de 2023.
- Pedro Ziober ao volante em Cornélio Procópio.
- Publicidade para o modelo CJ Rhino, de 2021; o primeiro exemplar fabricado foi exportado para o Paraguai.
- Pantera Negra, quando da entrega ao cliente em janeiro de 2023.
- Além do motor mais potente, o maior diferencial da Pantera Negra se encontrava na suspensão traseira, com molas e amortecedores mais longos e com pontos de fixação deslocados para próximo da articulação dos braços.
- Pantera Negra.
- Pantera Negra na Fenajeep.
- Com o deslocamento das molas para adiante o curso e a capacidade de oscilação da suspensão traseira aumentaram enormemente.
- Estas duas fotos deixam claro o funcionamento da direção nas quatro rodas, solução herdada do modelo original.
- Pedro Ziober (à direita) e dois dirigentes da SAV Motors, à qual a Rhino se uniu em 2024 para projeto de novo modelo.