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RHINO OFF ROAD | galeria

Firma criada em Maringá (PR) em 2016, por Paulo e Pedro Ziober – pai e filho -, a Rhino Off Road Brasil especializou-se no projeto e fabricação de acessórios para jipes e quadriciclos UTV e na personalização de veículos. A grande atração dos proprietários da empresa pelo esporte fora-de-estrada radical levou-os à criação de estruturas tubulares para gaiolas e, já a partir de 2017, à construção de veículos completos tipo rock bouncer para competições cross country. Até abril de 2021, quinze chassis e cinco veículos completos haviam sido fabricados.

Apresentado em 2019 (e naturalmente com estrutura tubular), seu primeiro carro, batizado Atrevida, possuía moderna arquitetura, resultado de 300 horas de trabalho em P&D. Sua sofisticada concepção e cuidadoso acabamento refletiam a qualidade das instalações utilizadas pela Rhino, que incluíam corte a laser, dobradeira elétrica de chapas, curvadora de tubos, solda robótica, jateamento, pintura eletrostática, usinagem, impressão digital e metrologia com scanner 3D.

Equipado com motor GM V8 biturbo LS3 (6,2 l, vindo do Camaro, convertido a etanol) montado na dianteira e acoplado a câmbio sequencial de três marchas TCI, possuía tração integral com reduzida, eixos com bloqueio pneumático do diferencial, suspensão independente do tipo four-link nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores de 14″, freios a disco a hidrovácuo, direção nas quatro rodas, as traseiras acionados a eletrobomba hidráulica e comandadas por joystick, e dois guinchos elétricos. Pesando 2,1 t, tinha 4,02 m de comprimento, 3,20 de entre-eixos e 52 cm de vão livre. O radiador era instalado na traseira.

Versão ainda mais avançado foi apresentada em 2022, na XXVIII Fenajeep, em Brusque (SC). Construída em exemplar único, por encomenda, seguia a arquitetura do modelo anterior, porém com maior potência e melhor desempenho. Chamada Pantera Negra, trazia motor V8 GM LS7 de 7,8 litros e 512 cv (também do Corvette), câmbio esportivo FTI e suspensão com molas de 16″, na traseira deslocadas para próximo da articulação dos braços, proporcionando excepcional capacidade de oscilação dos eixos, com curso de até 23″. Também recebeu um teto moldado em fibra de carbono.

Um projeto mais simples – CJ Rhino – foi lançado em 2021, trazendo grade frontal e capô do Jeep Willys.

Em setembro de 2024 a empresa se uniu à SAV Motors, de Caxias do Sul (RS), para desenvolver um fora-de-estrada leve, para turismo e lazer, se responsabilizando a Rhino pelo chassi, que teria motor central-traseiro. Com porte intermediário entre os buggies e os UTVs, o carro receberia conjunto mecânico Volkswagen (motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de cinco marchas); a carroceria seria fornecida por empresa não divulgada. Era expectativa da SAV efetuar as primeiras entregas entre o final de 2025 e o início de 2026.

<rhinooffroadbrasil.com>





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