REPE
|
Protótipo construído para Norman Casari em 1970, em Petrópolis (RJ), pelo dublê de piloto e lanterneiro Renato Peixoto (apelidado “Martelinho de Ouro” por seus amigos do esporte). Renato era construtor de mérito e desde a década anterior preparava carrocerias para as pistas brasileiras. O protótipo de 1970, que recebeu o nome Repe (de Renato Peixoto) 227, tinha carenagem monoposto de alumínio montada sobre chassi Merlyn e mecânica Ford Cortina 1.6 – chassi e motor de origem britânica, ambos usados em torneios de Fórmula Ford durante 1970. O Repe 227 participou com sucesso de diversas provas das temporadas de 1970 a 72.
Ainda em 1972, por encomenda da FNM, Renato projetou uma picape com base no caro sedã 2150. Trazendo caçamba com capacidade para 850 kg, toda a transformação foi executada em chapa de aço; a suspensão traseira com eixo rígido e molas helicoidais foi substituída por feixe de molas. Menos de dez unidades teriam sido construídas, todas para uso da própria fábrica. Anos depois, contratado pela Santa Matilde, Renato participou do projeto do GT SM 4.1.
- Protótipo Repe 227, mais conhecida criação do petropolitano Renato Peixoto (fonte: site puntata-taco).
- Dentre as várias criações de Renato Peixoto estava este estranho carro, apelidado "Tanto Faz" (por sua aparência, "tanto podia estar indo como vindo"); construído a partir de um FNM JK acidentado, foi terceiro colocado nas Mil Milhas Brasileiras de 1961, com Mário Olivetti e Aílton Varanda se alternando ao volante (fonte: site rodrigomattar.grandepremio).
- Protótipo com motor Alfa Romeo 2600 com duplo comando de válvulas, apelidado "Espingarda"; fotografado nos 1000 Km de Brasília de 1966, foi preparado (e pilotado, em conjunto com Mário Olivetti) por Carlos Bravo; a carroceria, obra de Renato Peixoto, teve por base um monobloco FNM JK (fonte: site puntata-taco).
- Renato explorou com maestria sua arte para construir esta picape 2150, a pedido da FNM; (fonte: site puntata-taco).
- A picape FNM 2150, projetada e construída por Renato Peixoto (fonte: O Globo).