RASERA
|
Fábrica de carrocerias e cabines fundada em 1944, resultante da fusão da Bertoldi & Cia., constituída em Barretos (SP), em 1929, com a Carlos Rasera & Cia, de Curitiba (PR), fabricante de carrocerias para caminhões e oficina de estofamento, pintura e molas. Localizada em Curitiba, com razão social Bertoldi, Rasera & Cia., foi ativa ao longo das décadas de 40 a 60 como fornecedora de carrocerias de madeira para caminhões, picapes e caminhonetes, de cabines “em todos os estilos” e de carrocerias para ônibus, estas com a marca União. Com a chegada ao mercado dos caminhões FNM nacionais, em 1953, passou a ser um dos principais fornecedores de suas cabines-leito, passando a segundo plano o fornecimento de carrocerias de ônibus.
Construídas sob encomenda, as cabines tinham estrutura de madeira, revestimento externo em chapas de aço e alumínio e para-brisas planos ou curvos (aparentemente originários da Brasinca). Seu estilo, muito próximo ao dos produtos da também paranaense Irmãos Drulla, é atribuído ao fato do então proprietário da Rasera ter sido, no passado, funcionário da empresa concorrente.
(A maneira mais fácil de diferenciar as cabines das duas marcas é através das grades, com réguas de mesma largura na Drulla e diferentes na Rasera, estreitando-se levemente da barra central para cima e para baixo.)
-
- Publicidade de março de 1953 para as carrocerias União, da Rasera.
-
- Sobre chassi de caminhão médio, este ônibus servindo a Itambi (PR) teria tido uma das primeiras carrocerias fabricadas pela Rasera.
-
- Carroceria Rasera de 1952 sobre chassi importado (fonte: Automóveis & Acessórios).
-
- Ônibus com carroceria Rasera da extinta Viação Taner, de Florianópolis (SC) (fonte: Tulio Goulart da Silva / egonbus).
-
- Ônibus Rasera fotografado em Curitiba, em meados da década de 50, em evento não identificado (fonte: portal classicalbuses).
-
- O mesmo ônibus em vista traseira (fonte: portal classicalbuses).
-
- Pequeno ônibus Rasera sobre chassi leve, nos anos 50 operando no transporte de funcionários da Texaco de Curitiba (PR); junto à porta, Ayrton Bonatto, o proprietário e motorista do veículo (foto: Francisco Bonatto; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Também de Curitiba, supostamente operando no transporte público, outro Rasera semelhante - ou seria o mesmo da foto anterior, agora com rodado traseiro singelo? (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Uma das primeiras cabines FNM da paranaense Rasera, ainda com para-brisas planos e faróis singelos; a fotografia foi feita diante da antiga basílica de Aparecida (SP) (fonte: Werner Keifer).
-
- Rasera com para-brisas planos, porém já com faróis duplos (fonte: portal alfafnm).
-
- Três exemplares de caminhões FNM-Rasera com para-brisas curvos (fonte: portal alfafnm).
-
- Um dos caminhões do quadro anterior, com terceiro eixo auxiliar e de procedência não identificada (fonte: portal alfafnm).
-
- Reprodução de outra das fotografias mostradas atrás, também tomada em local desconhecido (fonte: portal alfafnm).
-
- FNM com cabine Rasera (fonte: portal alfafnm).
-
- FNM-Rasera (fonte: portal flickrhivemind).
-
- FNM/Rasera (à direita), acompanhado de um Brasinca e outro com cabine de fábrica - os três partindo juntos do Sul com destino a Recife (PE) (fonte: portal alfafnm).