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RAGGE | galeria

Simpático utilitário com mecânica Volkswagen fabricado no Rio de Janeiro (RJ), a partir de 1986, pela empresa Ragge Indústria e Comércio Ltda.. Dotado de bem proporcionada carroceria monobloco de fibra de vidro, o carro foi projetado por Júlio Silla (também autor do Tanger) para ser montado sobre plataformas VW Brasília, encurtadas 25 cm, com o chapeamento retirado e substituído pelo assoalho de fibra, integrado ao corpo do veículo.

O Ragge trazia uma configuração original e prática: carroceria fechada até a altura da coluna B (ao estilo picape, porém sem para-brisa traseiro) e duas opções de capota, de lona ou rígida, esta facilmente fixada por quatro presilhas internas. O pneu de reserva era montado externamente na traseira, liberando espaço no porta-malas; o acesso ao motor se fazia pelo interior do carro. Como usual, utilizava diversos componentes de automóveis de grande série, especialmente bem escolhidos, conferindo-lhe particular harmonia de linhas, pouco comum nos carros da categoria (o para-brisa dianteiro vinha do Chevrolet Chevette, as lanternas traseiras do Fiat Prêmio e as maçanetas do Alfa Romeo 2300).

Vendido sob a forma de kit ou completo, com mecânica zero km, era apresentado com dois padrões de acabamento, o mais equipado vindo com bancos reclináveis, revestimento de veludo, carpetes, teto solar basculante, faróis de milha e borrachas nos para-choques. No modelo standard o acabamento era espartano. Em ambos era crítico o espaço interno, em especial na traseira, a pobreza da instrumentação e o deficiente isolamento acústico.

O carrinho foi um sucesso, e em pouco mais de meio ano foram vendidas quase 200 unidades. Na V Feira Brasil Transpo, no final de 1987, a empresa reapresentou seu veículo, agora chamado Califórnia, com melhor isolamento, sem estribos laterais porém com maior espaço para os passageiros do banco traseiro, vigia traseira basculante e pequeno spoiler na extremidade do teto, engenhosamente alojando as dobradiças da vigia. Ao mesmo tempo anunciou o início da exportação do modelo para os EUA.

No XVI Salão do Automóvel, em 1990, a Ragge lançou seu segundo modelo (naquela altura, já mudara de instalações e de razão social: Ragge Industrial Ltda., agora em Duque de Caxias, RJ). Chamado Long Beach, ganhou maior distância entre eixos, com a qual a empresa procurava definitivamente solucionar a limitação do espaço interno. O carro, que em linhas gerais seguia o estilo do Califórnia, foi consideravelmente alterado na metade traseira, recebendo janelas maiores e aberturas para saída do ar viciado da cabine transferida da coluna B para a C. Apesar do sucesso de mercado, o Ragge sofreu o impacto da abertura das importações no início dos anos 90 e antes da metade da década sua produção já havia sido encerrada.





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