RAGGE
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Simpático utilitário com mecânica Volkswagen fabricado no Rio de Janeiro (RJ), a partir de 1986, pela empresa Ragge Indústria e Comércio Ltda.. Dotado de bem proporcionada carroceria monobloco de fibra de vidro, o carro foi projetado por Júlio Silla (também autor do Tanger) para ser montado sobre plataformas VW Brasília, encurtadas 25 cm, com o chapeamento retirado e substituído pelo assoalho de fibra, integrado ao corpo do veículo.
O Ragge trazia uma configuração original e prática: carroceria fechada até a altura da coluna B (ao estilo picape, porém sem para-brisa traseiro) e duas opções de capota, de lona ou rígida, esta facilmente fixada por quatro presilhas internas. O pneu de reserva era montado externamente na traseira, liberando espaço no porta-malas; o acesso ao motor se fazia pelo interior do carro. Como usual, utilizava diversos componentes de automóveis de grande série, especialmente bem escolhidos, conferindo-lhe particular harmonia de linhas, pouco comum nos carros da categoria (o para-brisa dianteiro vinha do Chevrolet Chevette, as lanternas traseiras do Fiat Prêmio e as maçanetas do Alfa Romeo 2300).
Vendido sob a forma de kit ou completo, com mecânica zero km, era apresentado com dois padrões de acabamento, o mais equipado vindo com bancos reclináveis, revestimento de veludo, carpetes, teto solar basculante, faróis de milha e borrachas nos para-choques. No modelo standard o acabamento era espartano. Em ambos era crítico o espaço interno, em especial na traseira, a pobreza da instrumentação e o deficiente isolamento acústico.
O carrinho foi um sucesso, e em pouco mais de meio ano foram vendidas quase 200 unidades. Na V Feira Brasil Transpo, no final de 1987, a empresa reapresentou seu veículo, agora chamado Califórnia, com melhor isolamento, sem estribos laterais porém com maior espaço para os passageiros do banco traseiro, vigia traseira basculante e pequeno spoiler na extremidade do teto, engenhosamente alojando as dobradiças da vigia. Ao mesmo tempo anunciou o início da exportação do modelo para os EUA.
No XVI Salão do Automóvel, em 1990, a Ragge lançou seu segundo modelo (naquela altura, já mudara de instalações e de razão social: Ragge Industrial Ltda., agora em Duque de Caxias, RJ). Chamado Long Beach, ganhou maior distância entre eixos, com a qual a empresa procurava definitivamente solucionar a limitação do espaço interno. O carro, que em linhas gerais seguia o estilo do Califórnia, foi consideravelmente alterado na metade traseira, recebendo janelas maiores e aberturas para saída do ar viciado da cabine transferida da coluna B para a C. Apesar do sucesso de mercado, o Ragge sofreu o impacto da abertura das importações no início dos anos 90 e antes da metade da década sua produção já havia sido encerrada.
- Ragge com capota rígida na versão mais equipada.
- Utilitário Regge durante teste da revista Motor3 (foto: AbelGenes / Motor3).
- O carro do teste de Motor3 com a capota retirada (foto: Abel Genes; fonte: Arnaldo Tambelini / Motor3).
- Sem capota o carro ganhava visual de picape.
- Publicidade de apresentação do utilitário Ragge (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Ragge 1987; o exemplar da foto foi apresentado no 3o Encontro de Carros Antigos de Nova Iguaçu (RJ), em 2012 (fonte: site essevaleumafoto).
- Ragge Califórnia, fotografado em Mendes (RJ) em 2017; bem conservado, o modelo já não trazia os estribos da versão anterior (foto: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Ragge Califórnia (foto: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Ragge Califórnia em matéria da revista 4 Rodas (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / 4 Rodas).
- Ragge Califórnia (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / 4 Rodas).
- O modelo Califórnia foi também assunto da revista Fusca & Cia (foto: Fusca&Cia).
- O carro de Fusca & Cia fotografado pela traseira.
- Ragge Califórnia no porto do Rio de Janeiro, em 1986, prestes a embarcar para os EUA (fonte: site felipebitu).
- Ragge Long Beach, de 1990, com maior espaço interno.
- Ragge Long Beach (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).