QUATI |
Proposto como veículo de uso geral sustentável, de baixo custo de aquisição, operação e manutenção, o utilitário Quati foi concebido pelo engenheiro uruguaio Rodolfo Perdomo e desenvolvido ao longo da década de 2010, em Curitiba (PR), por seus alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti.
Ao longo do processo decidiu-se pela produção e comercialização do carro, duas unidades tendo sido encomendados já em 2018. Sua industrialização foi atribuída à EngMakers, empresa de engenharia automobilística criada por Perdomo, em 2010, em conjunto com integrantes da equipe do Núcleo de Tecnologia Mecânica da própria Universidade.
(A EngMakers é composta por cinco departamentos: EngRacing, dedicado à manutenção e desenvolvimento de carros de competição; EngServices, prestando serviços de motorsport em competições; EngCars, para restauração de carros clássicos e raridades mecânicas; EngTraining, fornecendo treinamento profissional e gerencial; e Quati, dedicado à produção do utilitário.)
Atendendo ao propósito original de construir um veículo sustentável e de baixo custo, a empresa buscou aplicar no detalhamento do projeto o conceito dos três R – Reutilize, Recicle, Reduza. Desta forma, o Quati se caracterizaria como “uma possibilidade de inclusão social e uma ferramenta de responsabilidade ambiental“.
Com tração 4×4, chassi com longarinas e carroceria de aço, o jipe é equipado com motor transversal 1.0 de quatro cilindros, câmbio manual, eixos rígidos, suspensão por molas semielípticas, freios a disco na frente e a tambor atrás, rodas de 16” com pneus todo-terreno e duas tomadas de força. Tem meia-capota de lona, para-brisa rebatível, três lugares, capacidade de carga de 400 kg e compartimento traseiro com volume de 0,6 m3.
A EngMakers elenca grande número de possibilidades de aplicação do veículo: uso urbano (transporte industrial, veículo interno de vigilância, carrinho de golfe, uso por catadores de lixo reciclável), militar (podendo mesmo ser aerotransportado), agrícola (inclusive portando ou tracionando implementos) e na praia (como veículo de resgate para guarda-vidas e na limpeza da areia).
Os criadores do carro consideram que, por caracterizarem o Quati como protótipo, o mesmo não exigirá emplacamento, pagamento de IPVA nem habilitação para ser conduzido.
<engmakers.com.br>
[LEXICAR agradece a sugestão de José Geraldo Fonseca para criação desta página.]