PUMA (ii)
|
Proposta de recriação do automóvel Puma, anunciada em 2014 por Fernando Mesquita e Reginaldo Galafazzi. É sua intenção projetar um moderno biposto de competição, construir uma pequena série de até 25 unidades e com ela viabilizar a criação de categoria específica de automobilismo. Inicialmente não foi cogitada a produção de carros “de rua”. Os veículos seriam fabricados em Itatinga (SP).
Iniciado na segunda metade de 2014, seguindo o estilo proposto pelo designer gráfico Du (Eduardo) Oliveira, o primeiro protótipo foi concluído em dezembro de 2016. O chassi tubular, projetado pelo preparador esportivo Eder Tadeu Nunes, recebeu suspensão totalmente independente, com balanças triangulares e molas helicoidais, e freios a disco ventilados nas quatro rodas. O conjunto motor-câmbio (Volkswagen 1.6 do Fox, com 120 cv e caixa manual de cinco marchas) foi montado transversalmente entre eixos. (Os planos iniciais de utilizar um propulsor turboalimentado a álcool, com injeção injepro e cerca de 250 cv foi abandonado). Os pilotos Luiz Costa e Gabriel Maia foram responsabilizados pelo acerto final do carro para as pistas.
Em junho de 2017 foi anunciado o início do desenvolvimento da versão “de rua”, provisoriamente chamada GT Lumi. Com conclusão prevista para o início do ano seguinte, teria chassi tubular, motor Chevrolet 2.4 turbo de quatro cilindros e 180 cv em posição central, câmbio manual de seis marchas, suspensão totalmente independente com braços triangulares sobrepostos e freios a disco ventilados nas quatro rodas.
Vários estudos de estilo foram realizados para a carroceria, três meses depois sendo divulgadas as primeiras imagens digitais do desenho escolhido – um hatch com teto removível diretamente inspirado no Puma original. Já então denominado GT 2.4. Lumimari, teria somente dez unidades produzidas, devendo os compradores receber atendimento personalizado e serviços de manutenção na própria fábrica. Para testes foi construído um protótipo com carroceria aberta, que em setembro de 2017 pela primeira vez chegou às pistas.
<pumaautomoveis.com.br>
- Imagem digital do novo Puma, em fase de desenvolvimento de protótipo.
- O estilo do novo Puma é criação do designer paulista Du Oliveira.
- O chassi tubular periférico do novo Puma.
- Chassi do novo Puma, semi-concluído no início de 2016 (fonte: site oktaneclub).
- Chassi tubular do novo Puma (fonte: site oktaneclub).
- Em dezembro de 2016 o protótipo do Puma recebeu a carroceria, aqui ainda sem acabamento.
- Uma das várias propostas de Du Oliveira para o Puma GT Lumi (fonte: portal irmaododecio).
- A mesma proposta sob outro ângulo (fonte: portal irmaododecio).
- Hipótese cabriolet para o novo Puma (fonte: portal irmaododecio).
- Puma cabriolet (fonte: portal irmaododecio).
- GT 2.4 Lumimari na versão definitiva: a imagem digital evidencia os elos de ligação com o Puma VW original.
- Puma GT 2.4 Lumimari.
- Em setembro de 2017 o protótipo do carro foi pela primeira vez à pista de testes (foto: Juliano Barata / flatout).
- O primeiro protótipo visto pela traseira (foto: Juliano Barata / flatout).