PROCAR |
Empresa fluminense fabricante de acessórios para automóveis, que entre as décadas de 70 e 80 produziu kits de transformação de sedã Volkswagen em furgão, conjuntos comercializados por uma cadeia de lojas de departamentos com filiais nas regiões Sul e Sudeste. Denominado Mini-Van e moldado em fibra de vidro a partir de um modelo norte-americano, o kit era composto por seis peças: para-lamas, duas portas traseiras com abertura para os lados, para-choque (onde estavam localizadas as lanternas duplas) e o corpo do furgão propriamente dito.
Opcionalmente, podiam ser fornecidos para-lamas mais largos e janelas traseiras. Após a instalação do conjunto, que exigia o corte da carroceria do automóvel na altura da coluna posterior das portas, conquistava-se um espaço para carga de cerca de 1,8 m³; graças à redução de peso proporcionada pela carroceria de fibra, o veículo podia transportar até 480 kg. Com a retirada de linha do Fusca nacional a produção do furgão foi descontinuada.
- Mini-Van - o kit Procar de transformação de Fusca em furgão; note os para-lamas mais largos e o complemento ao para-choque (foto: César Caldas / Oficina Mecânica).
- Fusca com carroceria furgão produzida pela Procar, sobrevivendo em Curitiba (PR) em pleno século XXI; o aerofólio e as rodas não são originais (fonte: Fusca & Cia.).
- Mais um furgão Procar, este posto à venda no Rio de Janeiro (RJ) em 2008 (fonte: rj.quebarato).
- Mini-Van equipada com vidros traseiros (foto: César Caldas / Oficina Mecânica).
- O carrinho em 1988, sendo testado pela revista Oficina Mecânica (foto: César Caldas).