> PREDADOR

PREDADOR | galeria

Protótipo biposto para provas de resistência construído em Curitiba (PR), na primeira década deste século, pelos pilotos Jair e Carlos Eduardo Bana, pai e filho, sob orientação técnica de Almir Donato, da Aldee. Considerado um dos carros mais competitivos da categoria, estava equipado com motor Chevrolet Vectra nacional sobrealimentado (4 cilindros, 2,2 litros, 16 válvulas), ultrapassando 230 cv de potência.

O carro utilizava conceitos simples e conhecidos (carenagem de fibra de vidro, chassi tubular, suspensão independente com triângulos sobrepostos e molas helicoidais, freios a disco nas quatro rodas), porém inovava em alguns detalhes, como o radiador do Volkswagen Santana montado em posição inclinada na lateral e as tomadas de ar dianteiras, passando pela suspensão e seguindo ao longo do interior das laterais.

O Predador vem colhendo bons resultados em provas nacionais, a exemplo da segunda colocação geral obtida no 4º GP Cidade de São Paulo, em 2009 (correndo com motor Opel), quando foi o único carro nacional a chegar entre os seis primeiros, e à frente de uma Ferrari 430 e três Maseratis.





GmailFacebookTwitter