POLAUTO |
Empresa fabricante de buggies de Porto Alegre (RS), atuante entre as décadas de 70 e 80. Seu carro tinha personalidade marcante, o que torna fácil distingui-lo de toda a concorrência: falsa grade e faróis retangulares encaixados na dianteira, sólidos para-choques integrados à carroceria e ocupando toda a largura do veículo, lanternas traseiras da Variant II avançando pelas laterais e demarcando fortemente a traseira, placa de licença elevada, posicionada sobre a (exígua) tampa de visita do motor, elementos mecânicos totalmente encobertos pela carroceria.
A seguir a Polauto projetou e construiu uma interessante picape com cabine dupla, aproveitando as portas e o para-brisa do Brasília e as lanternas traseiras da Parati. Com carroceria moldada em plástico reforçado com fibra de vidro montada sobre a onipresente plataforma Volkswagen, sua produção foi retomada na década de 90 pela também gaúcha Look. Houve ainda uma versão furgão.
Em meados da década de 80 a empresa assumiu a produção do esportivo Laser, projetado e até então fabricado pela Guepardo. Anteriormente dotado de cintura alta, como nos buggies, e trazendo portas corrediças de acrílico, o carro foi modificado pela Polauto, que equipou-o com portas de tamanho e abertura “normais”: com isto o Laser perdeu um pouco em originalidade, porém ganhou em conforto e segurança.