PILARES
|
Empresa de pequeno porte e de produção semi-artesanal, a Fábrica de Carrocerias Pilares Ltda. foi fundada em 1952, no Rio de Janeiro (RJ). No início da década de 60 ainda utilizava estruturas de madeira em suas carrocerias, época em que se dedicava prioritariamente ao reencarroçamento de chassis usados e fabricação de lotações, microônibus e caminhonetes. A partir daí, basicamente montados sobre chassis Mercedes-Benz LP e LPO, os modelos convencionais com motor integrado ao salão passaram a dominar a produção. Em 1964 tornou-se sociedade anônima, com a razão social Pilares S.A. Indústria e Comércio de Carrocerias.
Embora seu principal mercado se localizasse nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (em meados dos anos 60, chegou a responder por quase 10% da frota de Belo Horizonte), seus ônibus chegaram até o Nordeste. Encerrou as atividades em 1969 em resultado da aguda crise de mercado do final da década.
-
- Pequeno anúncio da Pilares, publicado em novembro de 1952, ano de fundação da encarroçadora.
-
- Lotação Magirus 1952, provavelmente com uma das primeiras carroceria Pilares, trafegando pelo bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, em fevereiro de 1960 (fonte: Arquivo Nacional / memoria7311).
-
- Lotação Magirus da empresa carioca Transportes Vera, aparentemente desativado, fotografado em 1965; note que as saias laterais já diferem das do carro anterior (foto: Augusto Antônio dos Santos / ciadeonibus).
-
- Lotação Pilares enfrentando ressaca no Rio de Janeiro em 1959; de meados da década, a carroceria traz as bandeiras das janelas de formato diferente (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Duas gerações de lotação Pilares, em janeiro de 1963 circulando pelo bairro do Leblon, no Rio de Janeiro (RJ) (fonte: portal ciadeonibus).
-
- Um lotação Pilares da extinta empresa carioca Comércio e Transportes Paulista.
-
- Lotação L-312 com carroceria Pilares de 1957, pertencente à empresa carioca Transportes Vera; a imagem é de 1964 (foto: Augusto Antônio dos Santos / ciadeonibus).
-
- Lotação da Auto Viação D'Além, fotografado em dia de chuva no Rio de Janeiro (RJ), em 1959 (fontes: Hugo Caramuru e Ivonaldo Holanda de Almeida / ciadeonibus).
-
- Pequena inserção publicitária da Pilares na revista Automóvel-Club de junho de 1958.
-
- Publicidade da Carrocerias Pilares, veiculada entre junho de 1958 e maio do ano seguinte: por muitos anos os lotações foram o principal produto da empresa; note a saia lateral, levemente diversa da do modelo anterior.
-
- Propaganda Pilares de julho de 1958.
-
- O emblema das carrocerias Pilares é o tema deste anúncio publicado entre agosto de 1958 e março de 1959.
-
- Mais dois anúncios de lotações Pilares, publicados em 1958 e 1959.
-
- Lotação Mercedes-Benz - sempre modelo LP-312 - com carroceria Pilares operando no Rio de Janeiro (RJ) em meados da década de 60 (fonte: site onlycarspictures).
-
- Três lotações Mercedes-Benz, dois deles Pilares (o primeiro e o terceiro), diante da estação ferroviária do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Um lotação Pilares inaugura a linha Leme-Leblon, no Rio de Janeiro, em abril de 1962 (fonte: Marcelo Prazs / O Globo).
-
- Lotação International com carroceria Pilares, em total abandono no antigo Museu Rodoviário do DNER, em Comendador Levy Gasparian (RJ), desde 2011 fechado ao público (foto: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- Matéria paga da Pilares no jornal carioca Diário de Notícias, em dezembro de 1957, anunciando a entrega de três lotações Mercedes-Benz L-312 à Viação S.O.F.A., concessionária da linha Lins-Lagoa, parte de uma encomenda de 30 unidades.
-
- Entrega de um lotação Pilares sobre Ford F-600 nacional, em setembro de 1958, à Es.A.O. - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro (RJ); segundo divulgado pela empresa, o veículo transportava 25 passageiros, "quando comumente as viaturas congêneres só transportam 20".
-
- Lotação Pilares alocado à ligação intermunicipal Rio Bonito - Saquarema (RJ); note as linhas da lateral e as bandeiras das janelas, denotando o esforço de modernização da carroceria (fonte: Marcelo Prazs / onibusbrasil).
-
- Lotação Pilares circulando em 1964 pela principal avenida do subúrbio carioca de Cascadura (fonte: Madureira: Ontem & Hoje).
-
- Parte da frota da Auto Viação SOFA (Santos-Oliveira, Fonseca & Araújo) em abril de 1964 (fonte: Edegar Rios Lopes / coadeonibus).
-
- Um lotação Mercedes-Benz com carroceria Pilares identificado em antigo cartão postal de Macaé (RJ) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Dois ônibus Pilares-LP, em janeiro de 1960 entregues à Empresa fluminense Caxias-Venda Velha, que explorava a linha entre Duque de Caxias e São João de Meriti (RJ); note a grade dos veículos, replicando o estilo dos monoblocos Mercedes-Benz (fonte: Marcelo Prazs / Luta Democrática).
-
- Ônibus Pilares sobre chassi Mercedes-Benz LP praticando linhas suburbanas do Rio de Janeiro (RJ) em 1963 (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Pilares-LP em Madureira - uma cena suburbana carioca em 1963 (fonte: Madureira: Ontem & Hoje).
-
- Um ônibus Pilares sobre chassi LP-321 de empresa fluminense não identificada (fonte: Edegar Rios Lopes / coadeonibus).
-
- Ônibus Pilares em chassi Mercedes-Benz LP-321 da operadora carioca Transportes Helena, passando pela Praia do Flamengo em meados da década de 60 (foto: Augusto Antônio dos Santos / ciadeonibus).
-
- Pilares de 1960-61 sobre chassi Mercedes-Benz LP, operando em João Pessoa (PB) (fonte: Gilberto Stuckert Filho).
-
- A mesma combinação chassi-carroceria na frota da empresa carioca Estrela Azul (fonte: site ciadeonibus).
-
- Pilares-LP 1960 da extinta Viação Santa Efigênia, de Belo Horizonte (MG) (foto: Augusto Antônio dos Santos / memoriabhdesenhosdeonibus).
-
- Outro Pilares LP da mesma linha, fotografado em meados da década de 60 (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Pilares sobre LP na frota de empresa de Barra do Piraí (RJ) (fonte: Alan Piubel Rabello).
-
- Publicidades Pilares de 1963 e 1964, a segunda anunciando "novo plano" de entrega imediata de carrocerias.
-
- Propaganda de junho de 1964 festejando a entrega de 13 novos carros para renovação da frota da carioca Transportes Estrela Azul.
-
- Pilares LP da primeira metade da década de 60, quando os faróis mais externos, até então provenientes do Fusca, foram substituídos e padronizados com os demais; embora o veículo aqui mostrado seja verdadeiro, cores e legendas são resultantes de fotomontagem de Márcio Schenker (fonte: site busbhdesenhosdeonibus).
-
- Um velho ônibus Pilares circulando por Manhuaçu (MG) em 2018 (foto: Athos Lauriano do Prado; fonte: Paulo Roberto Steindoff / onibusbrasil).
-
- Terceira variante do Pilares LP, com nova caixa de faróis moldada em plástico reforçado com fibra de vivo.
-
- Mais um Pilares sobre Mercedes-Benz LP, ca 1965, caracterizado pela grade mais ampla e pela base dos faróis moldada em fibra (fonte: site ciadeonibus).
-
- Pilares 1965 em chassi LP pertencente à extinta Viação Monte Alegre, de Belo Horizonte (MG) (foto: Augusto Antônio dos Santos / memoriabhdesenhosdeonibus).
-
- Ônibus com carroceria semelhante, também sobre LP, operando em Mutum (MG) (foto: Marcos Pinheiro Meneses / site onibusbrasil).