PIETRO GEMESIO
|
Oficina de construção de carrocerias de automóveis instalada em Petrópolis (RJ), em janeiro de 1957, pelo técnico italiano Pietro Gemesio. De razão social Pietro Gemesio Comércio e Indústria, a firma utilizava como base chassis e órgãos mecânicos Fiat, por ela mesma importados, sobre os quais montava carrocerias metálicas de desenho e confecção próprios. Iniciando os trabalhos com a produção mensal de quatro veículos, Gemesio chegou ao final do ano com capacidade de completar 15 unidades/mês.
O trabalho era artesanal e realizado sob encomenda por uma equipe especializada, majoritariamente de origem italiana e alemã. Segundo reportagens jornalísticas da época, “qualquer pessoa pode escolher o modelo que quiser e será ele executado de acordo com seus desejos. O seu modelo será único, individual“. A despeito deste comentário, as ilustrações estampadas nas reportagens citadas permitem notar sensível padronização na produção, apresentando todos os veículos as mesmas dimensões e linhas gerais.
No final da década Gemesio tornou-se revendedor Volkswagen, tendo a partir de então aparentemente utilizado a mecânica Fusca em suas criações.
[LEXICAR agradece a Mario Cavalcante pelas informações que permitiram a elaboração desta página.]
- Base mecânica Fiat italiana, utilizada por Pietro Gemesio na fabricação de carrocerias artesanais (foto: A Noite).
- Pode-se perceber sensível padronização na produção de Gemesio; nas duas primeiras imagens aqui expostas pelo menos dez automóveis são trabalhados simultaneamente (foto: A Noite).
- Conversível com capota rígida Gemesio, apresentado ao Presidente Juscelino Kubitschek, em 1957 (fotos: A Noite).