PFLAUMER |
Limusine Volkswagen construída na segunda metade da década de 80, em São Paulo (SP), por iniciativa de Ingo Pflaumer e sob projeto e coordenação do designer Antonio De Mitry. A transformação do carro (um Fusca 1985) foi engenhosa: a carroceria foi cortada na altura da coluna “B”, duas outras colunas sendo soldadas para servir de batente para as portas dianteiras; a seguir, carroceria e plataforma foram reforçados e alongados em cerca de 1,10 m. Cabos de comando e tubulações de óleo de freios e combustível foram devidamente prolongadas. As duas portas traseiras foram obtidas da união de metade posterior da porta dianteira esquerda com a metade correspondente da dianteira direita.
Internamente, o carro recebeu divisória entre os bancos dianteiros e o compartimento dos passageiros, com vidro de comunicação, dois porta-luvas e duas banquetas dobráveis adicionais. O revestimento interno foi (bem) realizado em couro caramelo e carpete com 15 mm de espessura. O carro ganhou ar condicionado, frigobar, para-brisas e vidros elétricos ray-ban, rodas de tala larga cromadas e motor de 1.800 cm3 com carburador de duplo corpo. As lanternas e alguns outros elementos vieram do Fusca mexicano.
O carro foi especialmente projetado e construído para ser oferecido ao futuro Presidente Tancredo Neves, no dia de sua posse; seu falecimento inesperado impediu que a doação acontecesse. Foi exemplar único, embora mais duas ou três limusines VW tenham sido realizadas, com menos cuidado, por outras oficinas.