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PENATTI | galeria

Pequena empresa de Itu (SP) fundada por Alexandre Penatti, em 2005, para a transformação de Fuscas em baja bugs. Com estilo caracterizado pelo capô com dois faróis redondos e abertura para a frente, seu carro é vendido sob a forma de kit, composto de estrutura tubular de proteção do motor, para-choque tubular e quatro peças de fibra de vidro: para-lamas dianteiros, capô e traseira em peça única, compreendendo para-lamas, laterais e tampa (fixa) do motor.

Penatti se tornou mais conhecido por sua réplica do Kübelwagen, jipe militar Volkswagen da II Guerra Mundial. Bastante fiel ao original, tem carroceria construída em chapas de aço, para-brisa rebatível e capota de lona. A plataforma Volkswagen e sua mecânica “a ar”, sem alteração, foi aproveitada por Penatti para todos os seus lançamentos seguintes, como as réplicas do Willys cupê 1941 e do hot rod Ford Roadster 1934, modelos muito reproduzidos pelos fabricantes de carros de pequena série, porém tendo aqui a originalidade de utilizar o Fusca como base.

Em 2010 a Penatti criou um kit de transformação do Brasília em baja; chamado Quatti, o carro tinha toda a lataria dianteira (capô, para-lamas e frente) substituída por uma volumosa peça única de fibra de vidro, estranhamente sem acesso ao porta-malas; o kit incluía alargadores para os para-lamas traseiros e uma caixas de fibra com o nome em relevo para encobrir a grade de ventilação do motor, produzindo um resultado final decididamente pouco harmônico.

A empresa vinha mostrando grande dinamismo e apresentando constantes novidades. Além de afirmar poder desenvolver “qualquer tipo de réplica ou maquete para fins cinematográficos” ou para uso normal, a Penatti  hoje produz pelo menos quatro modelos de buggy, todos com motor traseiro e mecânica VW: Gran Turismo (o mais simples e convencional), GT de cinco lugares, CrossOver Sport e CrossOver Mud. Por ora vendidos apenas sob a forma de kits, a empresa promete para breve a venda de carros montados. Os quatro tipos possuem barra targa e quadro do para-brisa moldados em fibra de vidro, reforçados e unidos por uma barra central no modelo Mud, que também traz uma dianteira característica, com falsa grade simulando a frente do Jeep Wrangler.

Em 2013 a Penatti foi sucedida pela Fibrario, que manteve em produção a quase totalidade da linha de modelos.

<penattiprojetos.com.br>





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