> PB01

PB01 | galeria

Protótipo para provas de longa duração desenvolvido a partir de 1993 pelo piloto gaúcho Paulo Barreto, também professor e chefe do laboratório de motores da Universidade Federal de Santa Maria (RS), com a colaboração do engenheiro Paulo Romeu Machado.

Era intenção da dupla construir um carro totalmente novo, porém a carência de recursos os obrigou a utilizar elementos estruturais e mecânicos existentes. A carroceria foi moldada em torno do corpo central duma berlineta Willys Interlagos, a seguir montada sobre o chassi tubular do monoposto de Fórmula 2 Muffato M1 (derivado do argentino Berta Mk2) equipado com motor VW AP 2.0, com cerca de 190 cv, e câmbio argentino Meriggi. Todo o trabalho foi realizado em Santa Maria, nos laboratórios da Universidade.

O protótipo ficou pronto no final de 1994, a tempo de poder disputar as 12 Horas de Tarumã, quando marcou a melhor volta da prova. Problemas com as juntas homocinéticas, contudo, levaram ao abandono da corrida. O problema foi resolvido e o carro venceu diversas provas até 1997, além de obter um terceiro lugar em Tarumã e o vice-campeonato gaúcho de resistência de 1996.

Restaurado, o carro encontra-se hoje agregado à coleção do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS).

 

[LEXICAR  agradece a Daniel Vieceli pela sugestão e por todas as informações que permitiram construir esta página.]





GmailFacebookTwitter