OTT
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Mais antigo fabricante de carrocerias do Rio Grande do Sul em escala industrial, a Ott & Cia. Ltda., de Novo Hamburgo, operou ininterruptamente de 1932 a 1969, quando cerrou as portas. Fundada pelo imigrante alemão Pedro José Ott (que inicialmente construía carros-de-boi próximo da cidade), na empresa trabalharam quatro de seus sete filhos (o último, Frederico Lothar, faleceu em 2007, aos cem anos de idade). Embora a firma só tenha sido formalizada nos anos 30, bem antes a família Ott já construía carrocerias de ônibus na oficina instalada nos fundos da sua casa, a primeira delas fabricada em 1924 – no estilo “jardineira” com estrutura de madeira – sobre chassi Chevrolet.
Na primeira década de sua existência a Ott já se destacava pelas soluções técnicas e estilísticas avançadas que aplicava aos seus produtos: foi a primeira empresa gaúcha a fabricar carrocerias fechadas e ônibus com posto de comando avançado, além de ter lançado modelos com criativas janelas panorâmicas para o motorista, ocupando com elegância e eficiência a larga superfície frontal resultante da diferença de largura entre a carroceria, o capô e os para-brisas.
Desde o início, em paralelo com o encarroçamento de ônibus, a Ott ainda equipava caminhões leves e picapes com carrocerias especiais tipo baú, carro fúnebre e ambulância. Nos anos 50 também chegou a transformar picapes em cabines-duplas, atividade retomada em 1963. Em meados da década, com a introdução dos chassis nacionais no mercado, a Ott abriu mão da originalidade em suas carrocerias e assumiu o estilo típico da produção gaúcha e catarinense da época, capitaneado pela tradicional Eliziário.
Ao encerrar as atividades, sua produção total teria atingido cerca de 1.500 unidades – 170 delas picapes adaptadas -, predominantemente adquiridas e operadas por empresas do Sul, mas algumas poucas também vendidas para os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
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- Dois ônibus Chevrolet 1929 alocados à linha ligando Rio Grande à praia de Cassino (RS).
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- Já na década de 30 a Ott criou sua operadora de ônibus - a Empresa Transportadora Andorinha -, para a qual naturalmente fornecia suas próprias carrocerias; a imagem é de 1935 (fonte: site toffobus).
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- Ford 1934 - um dos sete ônibus Ott da operadora Andorinha mostrados na fotografia anterior.
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- Também da frota da Andorinha era este Chevrolet 1933 (fonte: Classic Show).
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- A Ott foi pioneira na construção de carrocerias fechadas na Região Sul; este ônibus de 1935 utilizou um chassi Mack (fonte: Classic Show).
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- Um dos ônibus International 1935 com carroceria Ott adquiridos pela Companhia Internacional de Ônibus, empresa criada em 1936 para atender à linha Gravataí-Porto Alegre (RS) (foto: Diário de Notícias).
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- A Ott também foi uma das primeiras, no país, a fabricar ônibus com motor integrado ao salão; este avançado modelo é de 1938 (fonte: Classic Show).
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- Mais um avançado Ott tipo "coach" de 1938 (fonte: Classic Show).
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- Cinco moderníssimos rodoviários Ott sobre chassi alemão Büssing na frota da Viação Bianchi & Picorelli, de Juiz de Fora (MG) (fonte: site mariadoresguardo).
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- Publicidade da operadora Bianchi, publicada em março de 1941 (fonte: portal mauricioresgatandoopassado).
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- Um dos carros da Bianchi, fotografado no centro de Juiz de Fora nos anos 40 (fonte: portal mauricioresgatandoopassado).
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- Chevrolet 1937 com ousadas janelas panorâmicas; a carroceria é de 1940 (fonte: site toffobus).
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- Ford 1940 no transporte público de Novo Hamburgo; somente o primeiro veículo tem carroceria Ott (fonte: site novohamburgo.org).
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- Chevrolet 1939 da empresa Central, de São Leopoldo (RS) (fonte: Marcos Jeremias).
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- Um Ford 1940 da empresa Coletivo Wolfram necessita ser rebocado, nos anos 40, no caminho entre o centro de Blumenau e o bairro da Velha (fonte: Viagens pela Cidade).
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- Ford 1938 diante do Mercado Livre, de Porto Alegre (RS), mercado público em estilo deco hoje demolido (fonte: Marcos Jeremias).
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- Publicidade de dezembro de 1940, da operadora Irmãos Catelli, de Caxias do Sul (RS), ilustrada por um ônibus com carroceria Ott.
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- Ford 1942-47 da Empreza Rex (atual Cia. Rex de Transportes), de Lages (SC) (fonte: Marcos Jeremias / showroomimagensdopassado).
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- Três carros do Expresso Bressan de Transportes, de Antônio Prado (RS), dois deles, nas extremidades da foto - um Ford 1938-39 e outro 1942-47 -, encarroçados pela Ott (fonte: portal prati).
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- Ford 1946-47 da extinta operadora Expresso do Campo, de Campos Novos (SC) (fonte: Ronnie Hoppen / egonbus).
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- Um Ford 1946-47 com carroceria Ott foi o primeiro ônibus da frota da Empresa União Erechim de Transportes, precursora da atual Unesul, de Porto Alegre (RS) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / showroomimagensdopassado).
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- Outro carro igual, da mesma União Erechim (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / showroomimagensdopassado).
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- Ford 1946 ou 47 operando na região de Novo Hamburgo (RS) (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Chevrolet 1946 da empresa Santo Anjo, de Tubarão (SC), operando a ligação então de longa distância com Porto Alegre (RS); note que, com a II Guerra, a Ott abandonou as sofisticadas janelas curvas, substituindo-as por pequenas vigias triangulares (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Chevrolet 1947 com carroceria Ott - o primeiro carro da São João, de Victor Razzera & Cia, empresa sediada em Cachoeira do Sul (RS); o ônibus efetuava a ligação rodoviária de 250 km com Bagé.
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- Dodge 1946-47 pertencente a empresa de Erechim (RS), em fotografia de 1952, no serviço rodoviário de passageiros (fonte: site classicalbuses).
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- International KB-8 com carroceria urbana Ott adquirido pela Empresa Gravataiense, de Gravataí (RS) (fonte: Rafael Mello da Rosa / onibusbrasil).
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- Ônibus sobre chassi alemão Büssing de 1947 - um dos primeiros veículos da operadora Vicasa, de Canoas (RS); note que a carroceria ainda trazia alguns traços dos ousados modelos anteriores.
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- Três carrocerias Ott (segunda, quarta e sexta, a partir da esquerda), sobre caminhões Ford 1948 ou 49, Chevrolet 1946 e International 1940 na frota da empresa Hamburguesa, de Novo Hamburgo (RS) (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Ford 1948-50, matriculado em Sarandi (RS), que operou no transporte de média distância no norte do Rio Grande do Sul, ligando Sarandi a Bento Gonçalves, via Carazinho e Passo Fundo (fonte: site showimagensdopassado).
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- Ford 1948-50 da empresa Flexa de Ouro, atendendo à rota Chapecó-Varjão (hoje Vargeão), no extremo Oeste de Santa Catarina (fonte: portal diariodotransporte).
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- Ford 1948 servindo à cidade de Itati, no extremo nordeste do estado do Rio Grande do Sul (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Ônibus rodoviário de Sarandi (RS), nos anos 50 atendendo a região setentrional do Estado (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Ford 1948-50 com carroceria Ott na frota da Empresa União da Serra de Transportes, de Joaçaba (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Ford 1948-50 da Empresa de Transportes Regius, de Bom Jesus (RS), que no final da década de 40 passou a ligar a cidade a Porto Alegre (fonte: portal prati).
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- Ott em chassi Studebaker 1949-53 pertencente à Empresa União da Serra, de Joaçaba (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Chevrolet 1947-48 da Empresa União Catarinense, de Porto União (SC); compare esta com a foto seguinte: chassis do mesmo ano ganham, ao mesmo tempo, carrocerias de projeto novo e antigo (fonte: Kelson Schimidt / egonbus).
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- Chevrolet 1947 ou 48 operando entre Caçapava do Sul e Bagé, no sul do Rio Grande do Sul (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Chevrolet do mesmo modelo pertencente à Empresa Caiense de Ônibus, de São Sebastião do Caí (RS), atuando na linha rodoviária para Porto Alegre, via Novo Hamburgo (fonte: Marcos Jeremias / clubedoonibusantigo).
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- GMC 1947-51 como ônibus rodoviário da empresa São João, de Cachoeira do Sul (RS) (fonte: Sérgio Martire).
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- Chevrolet 1948-53 encarroçado pela Ott para a mesma empresa (fonte: Vladimir José Monteiro Costa / onibusbrasil).
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- Chevrolet 1952 operado como rodoviário pela Empresa Reunidas (atual Reunidas Transportes Coletivos), de Caçador (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Ford 1948-50 com o mesmo tipo de carroceria Ott, também da catarinense Reunidas (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Ford FK alemão de 1952 com carroceria rodoviária, servindo à empresa Guarany, de Porto Alegre (RS) (fonte: site onibusbrasil).
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- Um dos primeiros ônibus com motor integrado ao salão da Ott, provavelmente sobre chassi de caminhão Ford ou Chevrolet, da empresa Forquilhinha, de Forquilhinha, então distrito de Criciúma (SC) (fonte: Diego Tiscoski).
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- Ott urbano da empresa Santa Maria, de Pelotas (RS) (fonte: Israel Oliveira dos Santos).
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- Ott de duas portas em chassi Ford F-600 da Auto Viação Haverroth, de Ituporanga (SC), atendendo à linha intermunicipal para Rio do Sul (fonte: portal egonbus).
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- Supostamente sobre chassi International, este Ott pertenceu à Empresa de Ônibus Quevedense, de São Lourenço do Sul (RS) (fonte: Elvira Kunde / onibusbrasil).
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- Detalhe de cartão postal mostrando o Centro de Porto Alegre (RS) no final de 1960; à frente de dois lotações avança um ônibus Ott em chassi Mercedes-Benz L-312 (fonte: Antonio Carlos Pacheco).
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- Chevrolet 1951 com carroceria rodoviária servindo à empresa São José, de Urussanga (SC) (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Bedford inglês de 1953 com carroceria Ott na frota urbana da Empresa Rodrigues de Transportes, de Porto Alegre (RS) (fonte: Marcos Jeremias / classicbus).
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- Ott em Chassi Chevrolet da Vicasa, de Canoas (RS); o ônibus é de modelo intermediário, com janelas sem bandeiras, porém já com faróis duplos (fonte: Marcos Jeremias / clubedoonibusantigo).
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- Ott em chassi Mercedes-Benz LP-321 da Transportes Treis, de Novo Hamburgo (RS); note a semelhança com os modelos contemporâneos da Eliziário (fonte: Marcos Jeremias / clubeonibusantigo).
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- Rara publicidade Ott veiculada em 1956 e 1957 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Carroceria Ott com posto de direção avançado sobre chassi Chevrolet do final da década de 50, já com faróis duplos, operando em Novo Hamburgo (RS) (fonte: site deltabus).
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- Ott urbano sobre chassi de ônibus de marca não identificada de empresa de Viamão (RS) (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Um lotação Ott sobre Chevrolet nacional do final dos anos 50 operado pela Citral Transporte e Turismo, de Taquara (RS) (fonte: Marcos Jeremias / clubedoonibusantigo).
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- Ott/LP da antiga empresa Nossa Senhora do Trabalho (atual Nortran), de Porto Alegre (RS) (fonte: Régulo Franquine Ferrari / Olides Canton).
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- Picape Ford F-100 nacional de 1959 com cabine dupla Ott (fonte: portal carrosantigos).
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- No final dos anos 50 as carrocerias Ott ganharam para-brisas panorâmicos; o veículo operava no transporte entre Pelotas e Rio Grande (RS).
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- Veículo semelhante, de 1958, na frota da Auto Viação São José, de Urussanga (SC) (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Pequena carroceria rodoviária sobre chassi Mercedes-Benz nacional de 1958, já agora com janelas largas e colunas inclinadas, da mesma empresa São José (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Ott em chassi Mercedes-Benz pertencente à Empresa de Ônibus Vitória, de Canoas (RS) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / clubeonibusmonteiro).
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- Outra vista do mesmo carro da São José (fonte: portal omensageiro77).
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- Rodoviário Ott sobre Mercedes-Benz LP da empresa Santa Maria, de Pelotas (RS) (fonte: Volnei Kiter).
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- Carroceria rodoviária do final dos anos 50, provavelmente sobre chassi Ford importado na década anterior, na frota do Expresso Pelotas-Rio Grande, de Pelotas (RS) (fonte: site toffobus).
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- Mais duas carrocerias Ott do final da década de 50 para o Expresso Pelotas-Rio Grande - uma rodoviária e uma urbana.
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- Publicidade Ott do início dos anos 60; ilustrando a peça, um carro do Expresso Pelotas-Rio Grande, tradicional cliente da encarroçadora (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / clubedoonibusgaucho).
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- Fugindo ao seu estilo tradicional, no final da década de 50 a Ott construiu este ônibus (provavelmente sobre chassi Volvo de motor sob o piso) para a empresa Central, de São Leopoldo (RS) (fonte: site showroomimagensdopassado).
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- Mercedes-Benz LP com carroceria rodoviária da Auto Viação Urussanga, de Urussanga (SC) (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Mais um Ott/LP dos anos 60, operando em Urussanga (SC); note a grande semelhança com os modelos contemporâneos da Eliziário - até no emblema da marca (fonte: site aleosp).
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- Mercedes-Benz LP com carroceria urbana Ott para a empresa Evel - Expresso Veraneio Ltda., de Viamão (RS) (fonte: Marcos Jeremias).
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- Ott-LP da Transportes Santa Maria, de Pelotas (RS); nos anos 60 o ônibus atendia à linha para a praia do Laranjal, na Lagoa dos Patos (fonte: portal clubedoonibusgaucho).
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- Ott sobre LP na frota da Evel - Expresso Veraneio, de Viamão (RS) (fonte: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Ott em chassi Ford V8 da Auto Viação Dilva, de São Bonifácio (SC) (fonte: Edson Roesner / egonbus).
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- Uma das últimas carrocerias produzidas pela Ott, sobre chassi Chevrolet nacional de 1961, foi também o primeiro carro da frota da Santo Antônio Transporte Coletivo, de Bento Gonçalves (RS) (fonte: Rafael Coelho Pavan).
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- Criteriosamente restaurado, o Chevrolet-Ott da Santo Antônio é hoje presença frequente em mostras de ônibus antigos (foto: Guilherme Buss / busologosdosul).
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- O lotação Chevrolet da Santo Antônio visto pela lateral direita.
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- Rodoviário Ott sobre Mercedes-Benz LP da primeira metade da década de 60 (fonte: site memoriagaucha).
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- Na fábrica da Ott, provavelmente em 1963, um urbano Mercedes-Benz e uma picape Ford F-100 aguardando a transformação em cabine-dupla (fonte: Régulo Franquine Ferrari / Vladimir Monteiro / memoriagaucha).
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- Propaganda Ott de agosto de 1963 anunciando a produção de cabines-duplas pela empresa (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Fornecido para a empresa Auto Viação Xanxerê, de Xanxerê (SC), este LP foi, possivelmente, um dos últimos ônibus produzidos pela gaúcha Ott (fonte: portal historiadosonibus).