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Mais antigo fabricante de carrocerias do Rio Grande do Sul em escala industrial, a Ott & Cia. Ltda., de Novo Hamburgo, operou ininterruptamente de 1932 a 1969, quando cerrou as portas. Fundada pelo imigrante alemão Pedro José Ott (que inicialmente construía carros-de-boi próximo da cidade), na empresa trabalharam quatro de seus sete filhos (o último, Frederico Lothar, faleceu em 2007, aos cem anos de idade). Embora a firma só tenha sido formalizada nos anos 30, bem antes a família Ott já construía carrocerias de ônibus na oficina instalada nos fundos da sua casa, a primeira delas fabricada em 1924 – no estilo “jardineira” com estrutura de madeira – sobre chassi Chevrolet.

Na primeira década de sua existência a Ott já se destacava pelas soluções técnicas e estilísticas avançadas que aplicava aos seus produtos: foi a primeira empresa gaúcha a fabricar carrocerias fechadas e ônibus com posto de comando avançado, além de ter lançado modelos com criativas janelas panorâmicas para o motorista, ocupando com elegância e eficiência a larga superfície frontal resultante da diferença de largura entre a carroceria, o capô e os para-brisas.

Desde o início, em paralelo com o encarroçamento de ônibus, a Ott ainda equipava caminhões leves e picapes com carrocerias especiais tipo baú, carro fúnebre e ambulância. Nos anos 50 também chegou a transformar picapes em cabines-duplas, atividade retomada em 1963. Em meados da década, com a introdução dos chassis nacionais no mercado, a Ott abriu mão da originalidade em suas carrocerias e assumiu o estilo típico da produção gaúcha e catarinense da época, capitaneado pela tradicional Eliziário.

Ao encerrar as atividades, sua produção total teria atingido cerca de 1.500 unidades – 170 delas picapes adaptadas -, predominantemente adquiridas e operadas por empresas do Sul, mas algumas poucas também vendidas para os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.





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