ORTO DESIGN |
Criada no Rio de Janeiro (RJ) pelo ortodontista Alfredo Veiga, a Orto Design Indústria e Comércio de Veículos teve vida curta porém de grande criatividade. Seus dois primeiros produtos, genericamente batizados Fusck Up, foram apresentados em 1982: a Pick-up e o Furgovan. Ambos derivavam do sedã Volkswagen, cuja carroceria era cortada na altura da coluna posterior da porta e substituída por uma caixa ou plataforma de plástico reforçado com fibra de vidro, conformando o furgão ou a picape. Os dois modelos apresentavam um excelente ângulo de saída graças à eliminação da extremidade traseira da carroceria original, à moda dos bajas. Além disso, o Furgovan ganhou uma carenagem sobre o teto da cabine o que, além de aumentar a capacidade de carga, melhorava a aerodinâmica e dava uma simpática aparência ao carrinho.
Em dezembro de 1984 a Orto lançou mais um bom projeto – o Art – um dos mais originais carros para uso urbano até hoje surgidos no país. Embora utilizasse o conjunto caixa-motor traseiro VW 1600 refrigerado a ar, o Art tinha chassi de aço perfilado em duplo Y e suspensão traseira independente de projeto próprio. A carroceria de fibra, bastante curta (3,10 m de comprimento), de linhas puras e proporções equilibradas, trazia interessantes soluções construtivas: balanço dianteiro reduzido ao mínimo; tampa do motor abrangendo o para-choque e a extremidade dos para-lamas traseiros, assegurando excelente acessibilidade aos órgãos mecânicos; portas em chapa de aço do Chevrolet Chevette; para-choques moldados integrados ao corpo do carro; extensa utilização de componentes procedentes de veículos de grande série. A Orto Design fabricou apenas 13 unidades do Art. Em 1985, não contando com estrutura fabril adequada para a produção do carro, cedeu projeto e direitos para a também carioca Emis.