ORION
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Chamado Corvette gaúcho, o buggy Orion tinha as linhas bastante próximas, em escala menor, do grande esportivo norte-americano. Construído nos anos 80 em Porto Alegre (RS), utilizava plataforma Fusca encurtada 32 cm no entre-eixos, sobre a qual era montada a carroceria conversível para dois passageiros, moldada em plástico reforçado com de fibra de vidro no município vizinho de Canoas. O carro vinha com quatro faróis retangulares do Volkswagen Passat, lanternas traseiras do Gol (depois do Voyage), para-brisa do Fiat 147 e um potente santantônio tubular. Entretanto, apesar do estilo correto, não primava pelo acabamento.
Inicialmente construído com duas portas e vidros laterais operacionais, dando-lhe um perfil bastante semelhante ao Puma, o modelo foi mais tarde simplificado, sendo abolidas portas e janelas, ao estilo dos buggies. Também foi disponibilizado um teto rígido removível de fibra de vidro, pintado ou revestido de curvim. Depois disto, por duas vezes o carro foi substancialmente alterado, em ambos os casos recebendo carroceria fechada e perdendo quase toda a semelhança com sua fonte de inspiração – o Corvette. Na primeira (um modelo aparentando ser equipado com motor dianteiro) ganhou teto destacável e nova frente, com dois faróis retangulares e entradas de ar adicionais no capô e nas laterais, à frente das rodas traseiras; a traseira ganhou quatro lanternas circulares e um aerofólio.
Na última (com motor traseiro), retomou algo do estilo Corvette nas linhas da dianteira, apesar dos quatro faróis circulares e das lanternas com lentes triangulares, trazidas do Ford Focus. Ainda que mantendo as quatro lanternas do modelo anterior, a traseira foi radicalmente alterada. As entradas de ar laterais para o motor subiram para as colunas traseiras, o para-brisa tornou-se quase vertical e a tampa de acesso ao motor aumentou de tamanho e ganhou uma grelha de ventilação em toda a sua extensão. Na oportunidade, o teto destacável foi substituído por um teto solar de vidro.
- Um Orion de duas portas gaúcho, fotografado em 2002 (foto: Enrique Lameira).
- Conservadíssimo buggy Orion, sem portas e com teto rígido, matriculado em Campo Mourão (PR) (foto: Genivaldo de Oliveira).
- Modelo semelhante, de Viamão (RS), à venda pela internet em 2014 (fonte: site rs.olx).
- Provavelmente por seu buggy ter apresentado tendência ao sobreaquecimento, a Orion introduziu entradas de ar adicionais nas laterais e acima da tampa do motor; o carro da foto, de Lavras do Sul (RS), foi posto à venda em 2014 (fonte: site rs.olx).
- Nesta versão (de Estrela, RS) o Orion perdeu quase toda a semelhança com o Corvette (fonte: site rs.quebarato).
- O mesmo carro (colocado à venda pela internet em 2011), visto pela traseira (fonte: site rs.quebarato).
- Orion na versão mais recente, chamada GT, resgatando algumas linhas do Corvette; o carro está matriculado em Pelotas (RS) (fonte: site preciolandia).
- Orion GT: note o para-brisa traseiro quase vertical, levemente invertido, e a farta ventilação do motor (fonte: site preciolandia).