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DUSTER OROCH E HB20

Novidades de outubro: nova "dobradinha" Renault-Hyundai

novembro 2015

Após o lançamento do esportivo Sandero R.S. e da reestilização do SUV ix35, em setembro, Renault e Hyundai reaparecem em outubro como responsáveis pelas novidades mais importantes do mês: a comercialização da nova picape Oroch e a atualização do desenho da linha HB20.

 

Picape Renault Duster Oroch

Apresentada como conceito no último Salão do Automóvel de São Paulo, no final de 2014, e com pré-estreia mundial em junho passado, no Salão de Buenos Aires, a nova picape Renault acaba de chegar às concessionárias brasileiras da marca.

Lançamento inédito, é a primeira picape de porte médio disponível no mercado, a única no momento a ocupar o espaço existente entre as picapes leves, derivadas de automóveis pequenos (Chevrolet Montana, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro), e as pesadas (as nacionais Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier e as importadas Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok), montadas sobre chassis tipo escada.

À semelhança das picapes leves, também a Oroch é derivada de um automóvel; ao contrário delas, porém, é descendente direta de um SUV – o Duster  – um veículo resistente, próprio para aplicações mais duras e condições desfavoráveis de solo. Do Duster a Oroch herdou a estrutura monobloco, mais leve e flexível, indisponível nas picapes pesadas. O acerto da decisão da Renault por ocupar tal nicho fica claro ao se comparar as dimensões e o peso total da Oroch com um modelo leve (Fiat Strada) e um pesado (S10): 4,47, 4,69 e 5,35 m de comprimento e 1.235, 1.346 e 1.806 kg de peso vazio, respectivamente para Fiat, Renault e Chevrolet.

Projetada a partir da plataforma do Duster (devidamente reforçada), com o qual compartilha 70% dos componentes mecânicos e da carroceria (inclusive capô, grade, faróis, para-brisa, portas e para-lamas dianteiros), a picape é contudo 36 cm mais longa e possui 15 cm a mais na distância entre-eixos. Cabine-dupla de quatro portas para cinco passageiros, comporta 650 kg de carga em sua caçamba de 683 l, além de outros 400 kg rebocáveis.

Possui duas opções de conjunto motor, ambas flex: 1.598 cm3 16 válvulas de 110/115 cv com câmbio manual de cinco marchas e 1.998 cm3 16v de 143/148 cv com câmbio manual de seis marchas. O carro será inicialmente fornecido apenas com tração dianteira. As quatro rodas trazem suspensão independente (McPherson na dianteira, multilink atrás) e freios a disco (ventilados na frente) com ABS.

São duas as versões oferecidas: Expression (1.6), que vem com ar condicionado analógico, vidros e travas elétricas, sistema de som, volante multifuncional, duplo airbag e protetor de caçamba; e Dynamique (1.6 e 2.0), adicionalmente trazendo, entre outros itens, sensor de estacionamento, central multimídia com GPS, piloto automático, faróis de neblina, volante de couro e pneus de uso misto.

A Renault projetou para a Oroch alguns acessórios úteis e funcionais, como suporte no teto para bicicletas e pranchas de surf, baú com chave fixado na caçamba com a função de porta-malas e extensor de caçamba ampliando em 306 l o volume total disponível e elevando o comprimento da diagonal de 1,35 para 2,00 m. Há também itens decorativos, como o kit Outsider, que inclui quebra-mato com faróis adicionais, alargador de para-lamas, grade de proteção da vigia traseira e tampão marítimo.

Lançamento inteligente, pode-se prever um futuro luminoso para a Duster Oroch, onde reinará sozinha no mercado. Pelo menos até o surgimento da picape Fiat Toro, prometida para o primeiro semestre do próximo ano, da qual o fabricante mineiro se antecipou em divulgar as primeiras imagens, na semana mesma do lançamento da Renault.

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Renault Duster Oroch Dynamique

 

Hyundai HB20 2016

Especialmente projetado para o Brasil, o Hyundai HB20 encontrou excepcional receptividade do mercado, alçando a marca coreana à quinta posição entre os maiores fabricantes nacionais de automóveis. Lançado há três anos e com meio milhão de unidades vendidas, o carro chega à seu primeiro facelift.

Inicialmente disponível apenas para a versão hatch, a atualização do modelo envolve mudanças estéticas, mecânicas e de acabamento. Externamente, além de novos para-choques e dos retoque nas lentes das lanternas traseiras, o carro ganhou nova grade – inspirada no conceito HB20 R-spec, exibido no último Salão do Automóvel – e, para a versão top Premium, luzes de posição com leds na dianteira.

As caixas de câmbio manuais e automáticas acopladas ao motor 1.6 foram substituídas por modelos mais modernos, de seis marchas. Os motores 1.6 e 1.0 tiveram diversos componentes internos redesenhados, de modo a reduzir o atrito e torná-los energeticamente mais eficientes (teria sido obtido incremento de 6,5% na economia de combustível, segundo medições do Inmetro). Potência e torque se mantiveram, porém a velocidade máxima aumentou pela adoção da 6a marcha overdrive. O pequeno tanque para partida a frio foi eliminado no 1.6 flex. (Em tempo: os novos câmbios não foram disponibilizados para o modelo 1.0, que permanece com a antiga caixa manual de cinco marchas.)

Também internamente as melhorias (algumas delas opcionais) não foram estendidas a todas as versões, mas somente à Premium: ar condicionado digital, airbags laterais, retrovisores elétricos rebatíveis, nova central multimídia e bancos e revestimentos de couro marrom.

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HB20 hatch Premium 2016





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LEXICAR: COMPLETO PARA VOCÊ

Mais de 1.300 marcas estão hoje presentes em nossas páginas


É com grande satisfação e indisfarçável orgulho que lhe oferecemos nosso portal histórico finalmente completo, relatando a trajetória e descrevendo os produtos de mais de 1.300 grandes e pequenos fabricantes de veículos que operaram no Brasil desde os primeiros anos do século XX.

Cumprimos nossa promessa: após lançarmos a primeira parte de LEXICAR em 1o de outubro de 2014, então trazendo apenas as cerca de 250 marcas de veículos iniciadas pelas letras A, B e C, hoje – exatamente treze meses depois – chegamos à letra Z, com 1.386 páginas publicadas.

Como já registramos anteriormente, todas as regiões brasileiras estão aqui representadas por suas criações – desde os muitos buggies nordestinos e as carrocerias tipo Zepelim, artesanalmente construídas no Pará na década de 50, até os automóveis das multinacionais do Sudeste e as carretas agrícolas do extremo Sul. Acompanhando os textos, muito mais de 10.000 imagens buscam ilustrar a contínua evolução de nossa indústria automobilística. Também relacionamos quase uma centena de projetos de instalação de novas fábricas, não sucedidas ou em fase de implantação.

Aqui tratamos de automóveis, caminhões, buggies e réplicas, mas também de tratores agrícolas e máquinas de construção, de triciclos, empilhadeiras, carrocerias de ônibus e veículos militares.  Assim, além de ser hoje um dos raros portais brasileiros que dá atenção à produção de equipamentos, LEXICAR é o único que alcança o conjunto da indústria automobilística do país, fabricante a fabricante.

Mas o site não vai estacionar aqui. Ao contrário, LEXICAR continuará acompanhando o avanço da indústria brasileira: como ocorre desde o início, será atualizado mensalmente, anunciando lançamentos, informando sobre novos investimentos, complementando informações e galerias de imagens, corrigindo erros e agregando a contribuição de nossos seguidores – que tem sido frequente, por sinal.

LEXICAR está pleno de história, informações, dados técnicos e curiosidades. Desfrute, opine e sugira.





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