FIM DE ANO COM MUITAS NOVIDADES
Lançamentos e atualizações
dezembro 2015
Completando seus diversos lançamentos nacionais de 2015, já relatados por LEXICAR e resumidos na notícia anterior, a indústria automobilística reservou cinco novidades para o último mês do ano.
Audi A3 Sedan 2.0
Em outubro foi lançado um novo Audi brasileiro – a versão 1.4 Sedan, equipada com motor de 150 cv, caixa automática de seis marchas e suspensão traseira simplificada, com eixo de torção. Agora saiu a versão mais potente e tecnicamente aprimorada, com motor de 1.984 cm3 (220 cv, turbo a gasolina – o mesmo utilizado no VW Golf GTI), câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem (ambos importados da Alemanha) e suspensão totalmente independente, trazendo de volta o sistema traseiro multilink, abandonado pelo modelo anterior.
Disponibilizado em versão única (Ambition), pouco se diferencia externamente do 1.4: novas rodas de liga, escapamento com duas saídas, faróis de neblina e teto solar elétrico. Traz de série, ainda, ar condicionado digital de duas zonas, revestimento de couro, bancos dianteiros com regulagem elétrica, seletor com cinco modos de condução, possibilidade de comando do câmbio no volante e sistemas de monitoramento de mudança de faixa de rolamento e da distância para obstáculos à frente.
Chevrolet Cobalt
A Chevrolet redesenhou a dianteira e traseira do deselegante sedã Cobalt, dotando o carro de novos faróis, para-choques, grade e lanternas, melhorando bastante o simplório e pesado estilo original (as fotos abaixo comparam as versões 2014 e 2016). Nova versão top (Elite) foi introduzida, trazendo câmara de ré, sensores de chuva e claridade, rodas exclusivas e forração interna com couro marrom. O modelo básico LT passa a estar disponível apenas com motor 1.4. Todas as versões passam a contar com vidros elétricos de série.
Citroën Aircross
O simpático C3 Aircross passa por sua primeira reestilização, ganhando novos para-choques, faróis, grade e lanternas de posição, as dianteiras com leds (o novo desenho dos para-choques permitiu aumentar os ângulos de entrada e saída). A mecânica permanece a mesma, a menos das novas relações no câmbio e do diferencial alongado em 5%, resultando em menor consumo de combustível.
O modelo passa a contar com quatro versões: Start (básica, dispondo apenas de ar condicionado, direção hidráulica e “trio elétrico”), Live, Feel e Shine (superior, recebendo nova central multimídia com tela de 7″, câmera de ré e navegador). Com a reformatação da gama, a empresa decidiu eliminar nas versões básicas Start e Live o já vulgar estepe montado na traseira.
Hyundai HB20S
Concluindo a primeira atualização estética da linha HB20, a Hyundai “moderniza” seu sedã HB20S, acompanhando as alterações visuais, mecânicas e de acabamento dois meses antes introduzidas nos modelos hatch e “aventureiro”. No sedã, as mudanças de estilo se concentraram na frente, na parte traseira se resumindo a sutis retoques nas lanternas e no para-choque.
Mini Countryman
Iniciada a montagem no Brasil de automóveis britânicos da marca Mini. Construído na fábrica catarinense da BMW com componentes mecânicos e de carroceria totalmente importados, o primeiro modelo “nacionalizado” – Mini Coutryman – veio equipado com motor 1.6 turbo a gasolina com 184 cv e câmbio seqüencial de seis marchas. Está sendo disponibilizado em duas versões: Cooper S e ALL4.
Mitsubishi ASX Outdoor
Disposta a ter um produto à altura dos novos e modernos SUVs nacionais chegados ao mercado ao longo do ano, a Mitsubishi preparou esta bem equipada versão do seu ASX. Denominada Outdoor, vem com tração 4×4, câmbio manual de cinco marchas, detalhes da carroceria na cor grafite (rodas, grade, arcos dos para-lamas, rack, aerofólio, carenagem dos espelhos, maçanetas), para-choque traseiro com ganchos e luz de neblina, controle eletrônico de tração e estabilidade e assistente de parada em rampas. Os demais órgãos mecânicos (motor 2.0 de 160 cv, suspensão totalmente independente, freios a disco nas quatro rodas, ventilados na frente, e direção elétrica) não foram alterados.