GOLF GERAÇÃO VII
Enfim, Golf nacional de novo alinhado com o modelo europeu
março 2016
Dando continuidade à atualização de sua linha de modelos nacionais, em fevereiro a Volkswagen apresentou o hatch Golf de 7a geração, agora fabricado em São José dos Pinhais (PR).
Três são as versões disponíveis – Comfortline, Highline e GTI -, diferenciadas pelos pacotes de acessórios e acabamento e pela mecânica. Todos contam com suspensão dianteira McPherson, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica. Interna e externamente, não houve modificações estéticas com relação às unidades até então importadas do México e Alemanha.
A versão “básica” Comfortline vem equipada com motor 1.6 (1.598 cm3) flex aspirado de 16 válvulas e 120 cv (oriundo do Fox – opção inexistente nos modelos anteriores) e câmbio manual de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis. “Acima” desta, a versão Highline conta com motor 1.4 turbo flex, com injeção direta e 150 cv e caixa manual de seis marchas (do Fox) ou Tiptronic, também de seis marchas. Comfortline e Highline tiveram a suspensão traseira original, do tipo multibraço, substituída por eixo de torção, simplificação já adotada anteriormente, pela Volkswagen, na nacionalização do Audi A3.
GTI, o modelo mais caro, teve preservada a suspensão traseira multilink, assim como a caixa automatizada de dupla embreagem DSG, itens que constavam de todas as versões trazidas de fora. Seu motor é um 2.0 turbo a gasolina de 220 cv (importado, assim como o câmbio DSG).
Toda a linha vem, de série, com ar condicionado de duas zonas, sete airbags, ajuste do facho dos faróis, câmera de ré, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e de tração e monitor de pressão dos pneus.