Novidades

208 GT

Com um verdadeiro esportivo, Peugeot enfrenta Fiat e Renault

abril 2016

A PSA acaba de proceder às primeiras modificações em seu bem cuidado hatch 208, há três anos introduzido no mercado brasileiro. São novos o para-choque dianteiro e o layout das lentes das lanternas traseiras. Nas versões básicas Active e Allure de câmbio manual, o motor 1.5 de quatro cilindros e oito válvulas foi substituído por um novo três cilindros de 12 válvulas, 1.199 cm3 e 90/84 cv, importado da França, 37% mais econômico. (O motor 1.6 de 16 válvulas permanece em linha, aplicado às versões Allure automática, Sport e Griffe.)

Mais notável do que estes pequenos ajustes, contudo, foi o lançamento de mais uma versão, 208 GT, com motor 1.6 turbo flex de 173 cv e caixa manual de seis marchas (mesmo conjunto do SUV 2008), suspensão recalibrada e freios a disco nas quatro rodas com controle de estabilidade, dotando o carro de verdadeiro comportamento esportivo.

40-1 208 gt

Peugeot 208 GT.

 

As mudanças externas foram discretas, o GT se diferenciando das demais versões pela eliminação dos cromados, pela grade com detalhes em vermelho, os leds diurnos nos faróis, o escapamento com dupla saída, as rodas de liga de 17″ e o aerofólio na cor negra, montado acima do para-brisa traseiro.

No interior, volante de couro, filetes decorativos vermelhos no painel, bancos parcialmente revestidos de couro e teto panorâmico de vidro. Como itens de série, seis airbags, ar condicionado digital de duas zonas, assistente de partida em rampa, GPS e câmera de ré.

Os atributos do GT ficaram evidentes nas duas primeiras avaliações a que foi submetido por revistas especializadas. Comparado pela revista Carro com o Fiat Punto T-Jet, o 208 GT se mostrou claramente superior, destacando-se pelo desempenho e pelo conjunto mecânico. Em avaliação semelhante feita pela revista 4 Rodas, desta vez com o Renault Sandero R.S., o carro da Peugeot foi de novo o melhor nos itens motor e câmbio, segurança, conteúdo e qualidade, ainda que tenha perdido o comparativo em função do preço elevado, cerca de 25% superior ao Sandero.

40-2 208

Peugeot 208 Active: o novo padrão das lanternas traseiras foi uma das poucas mudanças externas observadas na linha 208.





GmailFacebookTwitter

OS GERMÂNICOS AVANÇAM

Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz Classe C e nova picape Saveiro


Pensando no longo prazo, colocando em segundo plano a persistente recessão do mercado interno, quatro fabricantes alemães efetuaram importantes lançamentos no mês que passou: dois SUVs e um sedã de prestígio – Audi, BMW e Mercedes-Benz – e a renovação da linha de picapes Volkswagen Saveiro.

 

AUDI

Dando continuidade à expansão de sua linha de modelos nacionais produzidos na fábrica paranaense da Volkswagen, de onde desde março de 2015 sai o sedã A3, a Audi deu início à nacionalização do SUV Q3, segundo modelo mais vendido da marca no país.

Apresentado em duas versões (Attractive e Ambiente), chegou com excelente acabamento e mecânica atualizada: motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv, câmbio automatizado de sete marchas com dupla embreagem, tração dianteira, freios a disco nas quatro rodas e suspensão totalmente independente – McPherson na frente e multilink na traseira.

As vendas terão início em maio. A versão top Ambition, com motor 2.0 turbo de 220 cv, permanecerá sendo importada da Espanha.

39-1 audi q3

Audi Q3.

 

BMW

Após inaugurar sua fábrica brasileira em Araquari, Santa Catarina, em outubro de 2014, a alemã BMW já lançou cinco modelos nacionalizados (em ordem cronológica, 328i, X1, 120i e 126i, X3), além do britânico Mini Countryman.

Em março entrou em linha a segunda geração do SUV X1, 23 mm mais largo e 55 mm mais alto do que o anterior e, ao contrário dele, equipado com tração dianteira. Permaneceram o motor turbo de 4 cilindros e 2.0 l (192 ou 231 cv – respectivamente nas versões 20i e 25i), o câmbio automático de oito marchas, as suspensões (McPherson à frente e multilink atrás) e os freios a disco ventilados nas quatro rodas. O bagageiro cresceu 20% (de 420 para 505 l).

Assim como acontece com a Audi, é ainda reduzido o conteúdo nacional nos produtos BMW.

39-2 bmw x1

BMW X1.

 

MERCEDES-BENZ

Em 23 de março foi inaugurada a nova planta de Iracemápolis (SP), especialmente concebida para a fabricação de automóveis, com capacidade para 20.000 unidades/ano.

Simultaneamente à inauguração, foi dado início à montagem do novo sedã Classe C, com elementos totalmente importados, inclusive a carroceria, cuja estrutura monobloco chega completa e pintada (a nacionalização só será iniciada após concluídas as seções de estampagem, montagem do corpo e pintura). Seguindo o conceito de “consórcio industrial”,  a ZF foi responsabilizada pela pré-montagem dos elementos “de chassi” (motor, transmissão, eixos e suspensão), em sua fábrica de Sorocaba, e pela montagem final em Iracemápolis.

Até o final do ano deverá entrar em linha o SUV GLA. Os sedãs Classe C e o SUV GLA hoje respondem por 50% das vendas da marca no segmento de luxo no Brasil.

39-3 mercedes classe c

Os primeiros Classe C na linha de montagem de Iracemápolis (foto: site G1).

 

VOLKSWAGEN

Também foi em março que a Volkswagen apresentou sua nova picape Saveiro, totalmente renovada para 2017. Preparando-se para enfrentar as novas picapes médias recém introduzidas no mercado – Renault Duster Oroch e Fiat Toro –  a Volkswagen pela primeira vez desvinculou seu produto, em porte e estilo, do restante da linha.

A frente ganhou corpo, com grade, faróis e para-choques novos; a distância para o solo foi aumentada em 2 cm, opção antes só disponível na versão Cross. Esta, por sua vez, foi substancialmente modificada com relação ao restante da linha, ganhando grade e para-choques diferentes, apliques plásticos da traseira e laterais renovados e novo motor 1.6 de duplo comado, 16 válvulas e 110/120 cv.

A gama passou a compreender as versões Robust cabine simples (“para trabalho“, substituindo a Starline), Trendline (cabine simples, estendida ou dupla), Highline cabine dupla e Cross (cabine estendida ou dupla). Exceto a básica Robust, todas receberam novo painel, com atualizados recursos de conectividade.

As mudanças foram bem recebidas pela imprensa especializada. Reportagem da revista Autoesporte comparando Saveiro Cross CD, com Fiat Toro Freedom, Renault Oroch Dynamique e Fiat Strada Adventure Extreme CD, levou à vitória do carro da Volkswagen por larga margem de pontos; a Saveiro foi a melhor em acabamento, motor, frenagem, câmbio e preço. Teste comparativo de 4 Rodas entre Saveiro Cross e Fiat Strada Adventure levou à mesma conclusão.

39-4a saveiro

Nova Saveiro 2017.





GmailFacebookTwitter
1 87 88 89 90 91 109