208 GT
Com um verdadeiro esportivo, Peugeot enfrenta Fiat e Renault
abril 2016
A PSA acaba de proceder às primeiras modificações em seu bem cuidado hatch 208, há três anos introduzido no mercado brasileiro. São novos o para-choque dianteiro e o layout das lentes das lanternas traseiras. Nas versões básicas Active e Allure de câmbio manual, o motor 1.5 de quatro cilindros e oito válvulas foi substituído por um novo três cilindros de 12 válvulas, 1.199 cm3 e 90/84 cv, importado da França, 37% mais econômico. (O motor 1.6 de 16 válvulas permanece em linha, aplicado às versões Allure automática, Sport e Griffe.)
Mais notável do que estes pequenos ajustes, contudo, foi o lançamento de mais uma versão, 208 GT, com motor 1.6 turbo flex de 173 cv e caixa manual de seis marchas (mesmo conjunto do SUV 2008), suspensão recalibrada e freios a disco nas quatro rodas com controle de estabilidade, dotando o carro de verdadeiro comportamento esportivo.
As mudanças externas foram discretas, o GT se diferenciando das demais versões pela eliminação dos cromados, pela grade com detalhes em vermelho, os leds diurnos nos faróis, o escapamento com dupla saída, as rodas de liga de 17″ e o aerofólio na cor negra, montado acima do para-brisa traseiro.
No interior, volante de couro, filetes decorativos vermelhos no painel, bancos parcialmente revestidos de couro e teto panorâmico de vidro. Como itens de série, seis airbags, ar condicionado digital de duas zonas, assistente de partida em rampa, GPS e câmera de ré.
Os atributos do GT ficaram evidentes nas duas primeiras avaliações a que foi submetido por revistas especializadas. Comparado pela revista Carro com o Fiat Punto T-Jet, o 208 GT se mostrou claramente superior, destacando-se pelo desempenho e pelo conjunto mecânico. Em avaliação semelhante feita pela revista 4 Rodas, desta vez com o Renault Sandero R.S., o carro da Peugeot foi de novo o melhor nos itens motor e câmbio, segurança, conteúdo e qualidade, ainda que tenha perdido o comparativo em função do preço elevado, cerca de 25% superior ao Sandero.