ATUALIZAÇÃO 7/16
O que foi agregado em julho a LEXICAR
julho 2016
A seguir você encontra tudo que chegou a LEXICAR no último mês.
NOVAS PÁGINAS
- Garage Avenida (fabricante de carrocerias de automóveis da década de 20)
- Mascarello Cabines (transformadora de veículos, sem conexão com a encarroçadora)
LANÇAMENTOS E REESTILIZAÇÕES (registrados em páginas existentes, todos acompanhados de fotos)
- Citroën C3 1.2 PureTech
- Ford Fiesta hatch 1.0 EcoBoost
COMPLEMENTAÇÃO DE TEXTO
NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)
- Agritech (foto 16/16)
- Aruanda (3/3)
- Brasmotor
- Brazcar (10/10)
- Busscar (10 e 32/38)
- Ciferal (55/96)
- Damaeq (4 e 5/5)
- Design Brasileiro (4/32)
- Fabricação Própria (9/20)
- Fapinha (12/14)
- FNM (21 e 23/54)
- Ford (13, 14, 15, 219 e 220/220)
- Itapemirim (7, 11, 12, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 28, 32, 33, 34, 35/37)
- Jacto (27/27)
- Jobby (7/7)
- Land Rover (7, 8, 9 e 10/10)
- Marcopolo (89/135)
- Mascarello (19/30)
- Mercedes-Benz (37 e 51/153)
- Montana (Kuhn) (20/20)
- Neobus (41 e 42/42)
- Netuno (Labate) (7, 8 e 9/9)
- Rogowski (3/3)
- Romi-Isetta (2, 15, 17 e 22/26)
- Rucker (33/33)
- Stara (13/14)
- Vettura (16/17)
- Volvo (55/55)
- Way (3 e 4/20)
- Willys (52/119)
- XCMG (8/8)
AGRADECIMENTOS
LEXICAR agradece a todos os colaboradores que, com suas sugestões e oferecimentos, permitiram a inclusão no portal de muitas das informações e imagens acima.
- Alexandre Figueiredo
- Ayrton Camargo e Silva
- Claudio Lamas de Farias
- Jorge A. Ferreira Jr.
- Lauro de Almeida Carneiro Neto
- Lucas Nori Micheletti
- Maria Parkinson
- Paulo Roberto Steinhoff
- Paulo Vasconcelos Reis
Até o final do próximo mês!
SENSACIONAL !
LEXICAR revela inédito catálogo de automóveis brasileiros dos anos 20
Fundada em 1907 pelo cidadão português Augusto Soares de Vasconcellos, a Garage Avenida foi um dos primeiros fabricantes brasileiros de carrocerias para automóveis.
A existência da firma era de conhecimento de LEXICAR, que já publicara, na página Pioneiros, a única imagem identificada de seus carros de aluguel. Persistentes pesquisas na rede, desde então, não foram suficientes para obter mais informações sobre o papel da empresa na história de nossa indústria, obrigando-nos a restringir o registro àquela fotografia (extraída de publicação de 1964) e algumas poucas linhas de texto.
Eis que, quando mais nada se esperava, acontece o inesperado: em mensagem pelo canal Fale Conosco, um dos netos de Augusto relata possuir um catálogo da Garage Avenida, original dos anos 20, apresentando grande número de carros de sua fabricação. Em extrema atenção se oferece para apresentá-lo e, logo a seguir, nos autoriza a integralmente reproduzi-lo em nosso site. É o que você verá a seguir.
Diagramado com cuidado e trazendo excelente apresentação visual – ressaltada pelo desenho art nouveau da capa e da moldura das imagens e pelo moderno logotipo – o catálogo ressalta a preocupação do fabricante com a qualidade de fabricação de seus veículos, reconhecendo seus produtos como “attestados insophismaveis e eloquentes do progresso da industria dos automoveis no Brasil“.
Instalada no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a empresa teve na administração de variada frota de táxis e carros de entrega sua atividade central. A partir de 1915, porém, motivada pela drástica redução das importações de veículos decorrente da I Guerra Mundial, decidiu investir mais fortemente na produção de carrocerias.
Utilizando como base mecânica chassis europeus e norte-americanos recondicionados, todos os carros recebiam carrocerias de projeto local, montadas a partir de componentes nacionais, trazendo desenho, acessórios e detalhes de acabamento próprios.
(Visite também a página Garage Avenida, recém-criada a partir destas informações e para onde foi transferida a única imagem até então disponível, anteriormente apresentada em Pioneiros.)
[LEXICAR agradece a Paulo Vasconcelos Reis pela direito de publicação do conteúdo a seguir, de cuja totalidade é proprietário.]