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CIVIC GERAÇÃO 10

O novo Honda chega ao Brasil

agosto 2016

Modelo Honda mais vendido no mundo, o Civic chegou à 10a geração no ano passado, no Sema Show, em Las Vegas, onde foi oficialmente apresentado. Agora o carro passa a ser fabricado no Brasil.

Utilizando plataforma inédita e com carroceria totalmente renovada interna e externamente, o Civic mais uma vez chega com belo desenho, criativo e nada convencional. (Embora concebido como um três-volumes, o pessoal de estilo da Honda traçou linhas tão fluidas que por vezes o sedã mais parece um fastback.)  Onze centímetros mais longo (quatro a mais na distância entre eixos) e 4,5 cm mais largo, ganhou em espaço interno e no porta-malas, agora com volume 20% maior (519 l, versus 449 anteriores). Pena que, num retrocesso, tenha reaparecido o túnel central elevado junto ao assento traseiro, roubando um pouco de espaço aos passageiros.

As colunas dianteiras ficaram mais estreitas, melhorando a visibilidade para os lados, um ponto crítico no modelo mais antigo. Também o painel de instrumentos é novo, porém menos ousado do que o anterior. Como é usual na marca, o acabamento é esmerado e os materiais utilizados são de qualidade e bom gosto.

O novo Civic é apresentado em quatro as versões: Sport, EX, EXL e Touring. Todas têm tração dianteira, suspensão totalmente independente (McPherson na frente, multibraço atrás), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica progressiva. As três primeiras vem com o conhecido motor 2.0 flex de 155 cv e câmbio automático CVT (com opção de caixa manual de seis marchas para a versão Sport).

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Honda Civic EXL

 

O carro vem muito bem equipado desde a versão inicial (que substituiu a antiga LX): airbags frontais e laterais, assistente de saída em rampa, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, controlador de velocidade, computador de bordo com tela de 5″, freio de estacionamento elétrico, faróis de neblina, leds nas luzes diurnas dianteiras e lanternas traseiras, volante de couro e, para o câmbio CVT, troca de marchas por borboleta. O EX adicionalmente traz bancos de couro, acendimento automático dos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico. O EXL, ar condicionado de duas zonas, tela de 7″ de alta definição e navegador.

O esportivo Touring, novidade na linha, chega com câmbio CVT e motor turbo 1.5 com injeção direta, duplo comando de válvulas e 173 cv (a gasolina, importado dos EUA), além de itens de segurança e conforto inéditos na produção nacional, como câmera lateral instalada no retrovisor direito, câmera de ré com três vistas e bancos dianteiros com regulagem elétrica. Além destes, ignição por botão no console central, freio hold-on, faróis de leds (inclusive de neblina), limpador de para-brisa automático, sensores de estacionamento na frente e atrás e teto solar elétrico. Em estilo, a versão Touring pouco difere das demais: apenas grade na cor preta e rodas com pintura fosca.

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Civic Touring





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CHEVROLET ONIX E PRISMA

Avanços técnicos e visual muito melhorado


Muitas novidades da Chevrolet no último mês: reestilização do hatch Onix e do sedã Prisma, novas versões, avanços tecnológicos e maior conteúdo. As mudanças técnicas foram estendidas ao Spin e ao sedã Cobalt.

Começando pelo Onix – desde 2015 o automóvel mais vendido do país – e por seu derivado Prisma: ambos passam por sua primeira (e extremamente oportuna) revisão estética. Ainda que pontuais, as intervenções foram especialmente benéficas para o visual dianteiro, agora muito mais harmônico e delicado. São novos a grade e os faróis, acompanhando o estilo do sedã Cobalt, e também capô e para-choque. Na traseira mudam as lanternas, para-choque e, no Prisma, a tampa da mala, que recebe pequeno defletor.

Os carros chegam com câmbio manual de seis marchas e direção com assistência elétrica; a suspensão foi revista, reduzindo em um centímetro o vão livre. Embora mantendo a arquitetura, o motor 1.4 teve diversos componentes modificados, reduzindo peso e atrito e, consequentemente, o consumo (batizado Eco, o conjunto de alterações é identificado por pequeno emblema azul aposto à tampa da mala). Com estes acertos a Chevrolet adia por algum tempo a introdução de um novo motor, mais moderno e eficiente, na contramão do que já fizeram Volkswagen, Hyndai, Ford, Peugeot e Citroën.

O monobloco recebeu aço de alta resistência, melhorando o comportamento do carro em testes de impacto e diminuindo o peso total em até 34 kg. Internamente pouco mudou, mas foram feitos alguns acertos ergonômicos e aumentada a conectividade.

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Chevrolet Onix 2017

 

Duas novas versões foram introduzida na linha: a “aventureira” Activ, com a mesma mecânica, barras no teto, adereços de plástico na saia, para-choques e arcos das rodas, acabamento interno bicolor e vão livre 3 cm maior; e a nova versão de entrada Joy, para Onix e Prisma, com motor 1.0 de 80 cv, caixa manual de seis marchas, direção com assistência elétrica e o mesmo estilo da geração anterior. O veterano sedã Classic foi retirado de linha.

Cobalt e Spin também tiveram direito às alterações mecânicas e estruturais aplicadas aos modelos Onix e Prisma: motor 1.8 mais leve e energeticamente mais eficiente (a potência subiu para 106/111 cv), câmbio manual de seis marchas, direção com assistência elétrica, aplicação de aço de maior resistência na carroceria e suspensão 1 cm mais baixa. O sistema de arrefecimento foi renovado e, na minivan Spin, reforçado pela adoção de grade ativa, que abre ou fecha as aletas de acordo com a velocidade e a maior ou menor demanda de refrigeração para o motor. Esteticamente nada mudou nos dois modelos.

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Chevrolet Prisma e Onix Activ

 

 

 





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