Novidades

ATUALIZAÇÃO 9/16

São muitas as novidades que acabam de chegar

setembro 2016

Há muito não trazíamos tantas novidades em um só mês! A seguir você encontra tudo que agregamos a LEXICAR em setembro.

 

NOVAS PÁGINAS

  • ABS (cabines para caminhões)
  • Club Car (carros elétricos)
  • CR Line (réplicas de carros esportivos)
  • EBtech (construção de protótipos)
  • Ecomóvel (carro a energia solar)
  • Elva (carro de competição)
  • EBX (carro elétrico)
  • Garcez (carros infantis)
  • K&M (carros infantis)
  • Musa KCC (carro de competição)

 

LANÇAMENTOS E REESTILIZAÇÕES (registrados em páginas existentes, todos acompanhados de fotos)

  • BMW X4
  • Fiat Uno revisado e com novos motores

 

NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)

  • Adax (3 e 4/5)
  • Agrale (8 e 64/66)
  • Alemão (1 e 2/2)
  • Avallone (8/10)
  • Bergertec (2 e 3/3)
  • BMW (13 e 14/14)
  • Busscar (4, 5, 12, 19 e 21/44)
  • Carrera (5 e 6/6)
  • Chevrolet (109/224)
  • Ciferal (97/98)
  • Classic Hot Rods (8, 9 e 10/10)
  • Comil (6 e 18/48)
  • Dacon (7/20)
  • Engesa (24/37)
  • Envemo (9/28)
  • Fabricação Própria (17 e 20/25)
  • Fiat (131, 147, 148, 149, 150, 151 e 152/152)
  • Fibrario (2, 3 e 4/5)
  • Ford (28 e 35/222)
  • Ford Tratores (3/11)
  • Furglaine (3, 6 e 15/17)
  • Irizar (11/16)
  • Iveco (34/34)
  • Leblon (6 e 7/10)
  • Lührs (7/10)
  • Marcopolo (45, 53, 78, 82, 93, 123, 146 e 147/147)
  • MG Design (2/2)
  • MIB (13/13)
  • Nielson (28, 39, 42, 43, 59 e 62/64)
  • Ônibus (36 e 56/114)
  • Paletrans (11/11)
  • Polauto (5/5)
  • Puma (ii) (3/3)
  • Romi-Isetta (7/27)
  • Scania (76/76)
  • SR (21/35)
  • Still (10 e 11/12)
  • Toyota (47/47)
  • Toyoteiro (8/8)
  • Tramontina (3, 4, 5 e 6/6)
  • Universidades (10, 35 e 43/46)
  • Volkswagen (4, 80, 81, 83, 84, 97, 130 e 212/237)

 

AGRADECIMENTOS

LEXICAR agradece a todos os colaboradores que, com suas sugestões e oferecimentos, permitiram a inclusão no portal de muitas das informações e imagens acima.

  • Arthur Garbayo
  • Douglas Antunes Pacheco
  • Ivonaldo Holanda de Almeida
  • Jason Vogel
  • Jorge A. Ferreira Jr.
  • José Geraldo Fonseca
  • Marlon Rohrbach
  • Nill Araújo
  • Paulo André Hegedus
  • Paulo Roberto Steindoff
  • Renato Zirk
  • Ricardo Bianchi Pretto
  • Rodrigo Bragança Dotto

 

Até o final do mês!





GmailFacebookTwitter

FIAT UNO REVISADO

Com ele vem o primeiro 3 cilindros da marca


Com pouco mais de seis anos de lançado, o Novo Fiat recebe sua primeira revisão estética (ou a segunda, caso se considere as irrelevantes alterações introduzidas no modelo 2015). Apenas faróis, grade e para-choque foram mudados, mas estes leves retoques transformaram bastante a dianteira, substituindo linhas ainda hoje originais por outras previsíveis e mais conservadoras.

Muito mais relevante do que este facelift parcial, porém, foi a chegada à linha de dois novos motores flex da família Firefly: um quatro cilindros de 1.332 cm3 e 101/109 cv e o muito aguardado primeiro três cilindros da marca – ambos de curso longo, com elevada taxa de compressão (13,2:1), bloco e cabeçote de alumínio e duas válvulas por cilindro com comando acionado por corrente. A cilindrada unitária é a mesma. A construção do dois motores é modular, ambos compartilhando cilindros, anéis, bielas e válvulas, assim como suas molas e alavancas de comando; em outras palavras, o motor maior foi o resultado da adição de mais um cilindros ao motor menor.

Seguindo a tendência mundial, os motores tiveram peso e atrito aliviados, de modo a maximizar eficiência energética e reduzir consumo. O resultado positivo foi atestado pelo Inmetro, que conferiu aos dois a classificação máxima A.

Com 999 cm3 e 72/77 cv, a unidade de três cilindros já se tornou o 1.0 aspirado de torque mais alto do país: 10,4 kgf.m com gasolina e 10,9 com álcool, superior à Ford (10,2 e 10,7), Volkswagen (9,7 e 10,4), Hyundai (9,4 e 10,2) e Nissan (9,4/10,2). Se o Firefly se destaca peloo torque, ele é discreto em potência, já que a Fiat optou por sacrificá-la a em nome da elasticidade. Assim, os 72/77 cv do novo 1.0 perdem para toda a concorrência: Ford (80/85), Volkswagen (75/82), Hyundai (75/80) e Nissan (77/77).

O Novo Uno 2017 chega em seis versões: Attractive 1.0, Way 1.0 e 1.3 e Sporting 1.3, os dois últimos com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic. Todos dispõem de direção com assistência elétrica e podem receber os pacotes de opcionais Comfort e Tech.

 

55-1-uno-attractive     55-2-uno-way

Fiat Uno Attractive 1.0 e Fiat Uno Way 1.3 – modelos 2017 com os novos motores da família Firefly





GmailFacebookTwitter
1 79 80 81 82 83 109