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D2D MOTORS

Está nascendo um novo fabricante brasileiro?

novembro 2016

No 29o Salão do Automóvel de São Paulo, em meio ao show feérico de tantos mega fabricantes mundiais e à enorme variedade de modelos de luxo, sofisticação e alto rendimento por eles expostos, uma surpresa: um stand – nem tão pequeno e em local nem tão reservado assim -, mostra cinco automóveis nunca vistos. E, ao contrário do que o nome possa indicar, se trata de uma marca nacional.

Pertencente ao grupo controlador da Arteb, importante indústria brasileira de componentes automotivos, a D2D Motors foi constituída em São Bernardo do Campo (SP) com a finalidade específica de projetar e produzir veículos de lazer “com o que há de mais novo em tecnologia, aliado ao estado da arte em design, com acabamento primoroso e com um valor extremamente competitivo, aliado ao mais importante, o desenvolvimento 100% nacional“.

Dois modelos foram expostos no Salão: o “conversível compacto” Sky e o “utilitário esportivo compacto” Jugo – segundo a caracterização da própria empresa. Com quatro lugares (exíguos os de trás), na prática o Sky é um buggy. Sem portas, tem motor e tração traseiros, porta-malas com capacidade para 120 litros e um original santantônio tubular, voltado para a frente, que também serve como estrutura para a capota de lona que acompanha o carro. O Jugo, com duas portas e cinco lugares, tem motor e tração dianteiros, capacidade para 200 litros de bagagem e teto rígido parcialmente destacável. Os dois têm dimensões idênticas: comprimento total de 3,82 m e entre-eixos de 2,38 m.

Também as características mecânicas são as mesmas para ambos: carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro; chassi de desenho próprio com suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira semi-independente, com eixo de torção e molas helicoidais; freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás; e direção hidráulica. O conjunto motor é Chery, importado da China (há planos de nacionalização a curto prazo), com 1.497 cm3 e 110 cv, acoplado a câmbio manual de cinco marchas. Os demais sistemas (suspensão, freios, direção e periféricos) utilizam componentes vindos de veículos de grande série. Sistemas elétrico, de sinalização e iluminação são, naturalmente, fornecidos pela Arteb.

O desenvolvimento do projeto teve início em 2013, os primeiros protótipos sendo finalizados às vésperas da mostra. É intenção da empresa já em janeiro atingir a produção de 50 unidades mensais do buggy Sky. Em algum momento de 2017 seria lançado o modelo Jugo.

A empresa possui área disponível em Jaguaré (ES), onde planeja construir uma planta com capacidade para 300 carros/mês, com inauguração prevista para 2019. A D2D já sonda o mercado externo, cogitando exportar seus carros, a princípio, para África do Sul e Caribe. Também tem planos de desenvolver um modelo 4×4.

 

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Sky e Jugo no stand da D2D no Salão do Automóvel (fotos: LEXICAR).

 





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ATUALIZAÇÃO 10/16

Mais de cem novas fotos nas páginas de LEXICAR

novembro 2016

Eis o que foi agregado a LEXICAR em outubro.

 

NOVAS PÁGINAS

  • Charmant (réplica Citroën)
  • Lince (i) (protótipo de esportivo)
  • Rei (réplicas e buggies)
  • TMC (customização de automóveis)
  • Troncos Titan (réplica Hummer)

 

LANÇAMENTOS E REESTILIZAÇÕES (registrados em páginas existentes, todos acompanhados de fotos)

  • Jeep Compass
  • Mitsubishi L200 Triton Sport

 

NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)

  • Adamo (3/12)
  • Avibrás (17 e 18/18)
  • Busscar (20 e 39/46)
  • Caio (32, 92, 96, 129 e 130/161)
  • Case (29/29)
  • Caterpillar (1/31)
  • CBT (5/8)
  • Chevrolet (97/225)
  • Ciferal (5, 27, 40, 41, 46 e 47/104)
  • Cobrasma (1 e 2/11)
  • Dacon (7/20)
  • Eliziário (45/89)
  • Envemo (23 e 24/30)
  • Fiat (12, 154 e 155/155)
  • Fontanari (1/3)
  • Ford Tratores (1/12)
  • Fórmula (2/2)
  • Glaspac (5/11)
  • Grassi (34 e 74/107)
  • Incasel (19/41)
  • Iveco (2/35)
  • Jeep (3 e 4/4)
  • Kubota-Tekko (1/4)
  • L’Automobile (9/14)
  • Lassale (5/9)
  • Light (5/11)
  • Marcopolo (26, 28, 35, 41, 42, 46, 57, 67, 124, 125, 128, 129, 133 e 161/161)
  • Marques (2/2)
  • Mascarello (8 e 11/33)
  • Massari (2/17)
  • Massey Ferguson (53/53)
  • Mitsubishi (39 e 40/40)
  • MOV (5 e 9/10)
  • Müller (i) (3/35)
  • Neobus (20, 25 e 42/46)
  • New Holland (43/43)
  • Nicola (21, 22, 27, 29, 30, 33, 45, 49, 51, 52, 56, 64, 65, 67/73)
  • Nielson (27 e 53/66)
  • Nimbus (18, 19, 26, 27/36)
  • Paletrans (12/12)
  • Pla (9/9)
  • SR (9, 22 e 28/38)
  • Still (13 e 14/14)
  • Sulam (2/39)
  • Thamco (22, 24 e 25/39)
  • Toyota (3/48)
  • Valmet (2/39)
  • Willys (2/122)

 

AGRADECIMENTOS

LEXICAR agradece a todos os colaboradores que, com suas sugestões e oferecimentos, permitiram a inclusão no portal de muitas das informações e imagens acima.

  • Arthur Garbayo
  • Claudio Lamas de Farias
  • Jason Vogel
  • Jorge A. Ferreira Jr.
  • José Geraldo Fonseca
  • Paulo André Hegedus
  • Paulo Roberto Steindoff
  • Ricardo Bianchi Pretto
  • Roberto Wagner Grecco
  • Wylson Line

 

Até o próximo mês!





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