COROLLA 2018
Retoques em um modelo vencedor
março 2017
Sedã médio mais vendido do Brasil e quinto carro mais emplacado no país em 2016, o conservador Corolla mais uma vez tem o design levemente retocado, desta vez acompanhando o estilo um pouco mais ousado do modelo vendido no mercado europeu.
Divulgado como “Linha 2018”, externamente mudaram grade, faróis e para-choques. Foram adotadas luzes de led na frente e atrás, sendo também alterada a disposição das lentes das lanternas traseiras. Entre estas, a faixa cromada aplicada à tampa do porta-malas se tornou mais delgada. Pouco de novo se percebe no interior: saídas de ventilação em formato circular e detalhes de acabamento cromados. O isolamento acústico foi reforçado.
O sedã, porém, chegou mais bem equipado, inclusive com o havia muito aguardado sistema de controle de estabilidade e tração. São quatro as versões disponíveis: GLi Upper, XEi, Altis e a relançada XRS, de apelo esportivo, porém sem ganhos de desempenho. (O novo XRS foi o único a ganhar adereços externos: defletor dianteiro, spoiler sobre a tampa da mala e saias laterais.)
Além do controle de estabilidade e tração, todas as versões trazem sete airbags e assistente de partida em rampa. Ar condicionado, computador de bordo, volante ajustável em altura e profundidade e bancos de couro já equipam a versão “básica” GLi Upper. XEi recebe, adicionalmente, ar condicionado automático, chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis, tela central colorida de 7″, GPS, câmera de ré, faróis de neblina e rodas aro 17″. O modelo superior Altis também traz ar condicionado de duas zonas, bancos com regulagem elétrica, limpador de para-brisa automático e retrovisores com rebatimento elétrico.
A menos de ajustes nos amortecedores (que elevaram em 5 mm a suspensão) e na direção elétrica, a mecânica permaneceu a mesma: duas opções de motores flex aspirados (1.8 de 139/144 cv e 2.0 de 143/154 cv) e duas de câmbio (manual de seis marchas ou automático CVT), tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção e freios a disco nas quatro rodas.