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FORD ECOSPORT

Vida nova para um pioneiro

julho 2017

Foi da Ford, em 2003, o primeiro utilitário esportivo fabricado no país. Batizado EcoSport, teve sucesso instantâneo e reinou solitário por anos, até ganhar seu primeiro concorrente de peso – o Renault Duster, em 2011. Hoje, seis anos depois, com a moda dos SUVs no auge e o mercado inundado por modelos nacionais e importados, o carro da Ford é obrigado a se conformar com um mero quinto lugar na categoria, empatado com o recentíssimo Renaut Kicks e bem atrás dos atuais campeões (na ordem) Jeep Compass, Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta (posição referente ao total do primeiro semestre de 2017).

Há muito tempo o modelo se ressentia de intervenções de peso, tanto em mecânica como em conteúdo. A Ford tardou a se decidir por sua modernização: somente em novembro de 2016 a nova versão foi apresentada, ainda assim no Salão de Los Angeles, nos EUA. Em junho deste ano, já em linha de produção na planta baiana de Camaçari, relegando o mercado brasileiro a segundo plano, a empresa promoveu o lançamento sul-americano do carro na Argentina, no Salão de Buenos Aires. Somente agora o carro chega ao mercado brasileiro – ainda assim apenas na versão top Titanium -, com previsão de início de vendas para o próximo mês.

A carroceria foi retocada em alguns pontos, mas permanece deselegante e pesada no conjunto, com laterais e traseira altas, reduzida área transparente e muitos pontos cegos. Apenas a dianteira foi mudada, recebendo grade maior, segundo a atual identidade visual da marca, e novos faróis, lanternas e para-choque, com os correspondentes ajustes no desenho e recortes do capô e para-lamas. A grade agora possui persianas que se fecham para gerar menor arrasto aerodinâmico ou aquecer mais rapidamente o motor. O estepe continua montado externamente na traseira, que em nada mudou.

 

     

Ford EcoSport Titanium 2018.

 

O EcoSport Titanium chegou com novo motor flex 2.0 com injeção direta, duplo comando de válvulas e 170/176 cv (vindo do Focus argentino), o mais potente do segmento. Também novo é o câmbio automático de seis marchas. A suspensão foi recalibrada, ganhando 17 mm adicionais de curso na dianteira e 15% de rigidez na traseira. Nada foi mudado na arquitetura veicular: motor e tração dianteiras, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor e direção com assistência elétrica.

É no interior que se observam as maiores transformações. Embora o discreto espaço interno, especialmente reduzido na traseira e no porta-malas, não tenha sido alterado, o isolamento acústico foi reforçado, melhoraram a ergonomia, a qualidade do acabamento e os materiais de revestimento. O painel foi redesenhado e é novo o volante.

Muito bem equipada é a versão Titanium: tela multimídia de 8″ sensível ao toque, volante multifuncional revestido de couro, sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade, monitor de pontos cegos, câmera de ré, alerta de tráfego cruzado na traseira, sensores de claridade e chuva, monitor de pressão dos pneus, bancos de couro na cor marfim com ajuste lombar para o motorista, ar condicionado digital, porta-luvas refrigerado, áudio Sony com nove alto-falantes, teto solar, rodas de liga de 17″, faróis de xenônio com luzes diurnas de leds e faróis de neblina.

Supõe-se que as demais versões SE e FreeStyle sejam mantidas. Sobre elas, porém, nada foi informado até o momento. Também nada foi anunciado com relação à utilização do novo e atualíssimo motor 1.5 Dragon de três cilindros, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando de válvulas e 137 cv – a unidade naturalmente aspirada com maior potência específica do mercado -, há dois meses anunciado como a grande novidade da Ford no setor.

 

 

 

 





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C 300 SPORT

Novo Mercedes-Benz com alma esportiva


Inaugurada em março de 2016, sai da fábrica de automóveis de Iracemápolis o terceiro modelo Classe C nacionalizado pela Mercedes-Benz – C 300 Sport, o mais potente, sofisticado e caro deles.

O carro traz motor longitudinal turbo de quatro cilindros em linha, 1.991 cm3, 16 válvulas com duplo comando, injeção direta e 245 cv acoplado a nova caixa automática de nove marchas, com carcaça de magnésio (mais leve do que a anterior de sete marchas); não há versão flex. A suspensão é totalmente independente (McPherson na frente e braços sobrepostos atrás), com freios a disco ventilados nas quatro rodas. A tração é traseira.

Tendo a suspensão rebaixada em 15 mm com relação às demais versões da Classe C, vem com rodas de 18″ e cinco modos de condução (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), que ajustam o desempenho do conjunto câmbio-motor e o comportamento da direção à “personalidade” do motorista. Um tom kitch: nos modos Sport e Sport+, o ronco do motor pode ser transmitido pelo sistema de som, de modo a intensificar no condutor a sensação de potência.

Externamente , enfatizando sua vocação esportiva, o C 300 Sport mostra poucos cromados e muitos detalhes em preto brilhante, tais como rodas, capas dos retrovisores, molduras dos vidros, parte da grade e o inferior dos para-choques.

Embora mais equipado do que o restante da linha, internamente não apresenta alterações com relação às demais versões. Além de ar condicionado de duas zonas, central multimídia com tela de 8,4″ e GPS, bancos de couro verdadeiro, assentos dianteiros com memória de ajuste, airbags para os joelhos do motorista e todos os programas de assistência usuais (estabilidade e tração, partida em rampas, piloto automático, câmera de ré, sensores de claridade e chuva, monitor de pressão dos pneus, Park Assist, start-stop), o carro traz ainda detector de fadiga do motorista, corretor de rota em caso de rajadas de vento laterais e “ponto morto” eletrônico, que desengata o motor ao se retirar o pé do acelerador em determinadas situações.

Com 4,68 m de comprimento, 2,84 de distância entre eixos e 480 litros de capacidade no porta-malas, o C 300 Sport será vendido por nada menos do que 241.900 reais.

 

     

 

 

 





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