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QUE ÔNIBUS É ESTE?

Temos muitas carrocerias desconhecidas a serem identificadas

dezembro 2017

O Brasil tem longa tradição na construção de carrocerias de ônibus: foi exatamente este segmento, aliás, que originou nossa indústria automobilística.

LEXICAR listou mais de cem fabricantes, dos quais dispõe do mínimo das informações necessárias à sua identificação e correta caracterização. Mais ou menos longevos, de muitos reproduzimos centenas de fotografias, embora de alguns outros não conheçamos (ainda) sequer uma imagem.

Há em paralelo um imenso universo de veículos montados artesanalmente em oficinas precárias espalhadas pelos quatro cantos do país – do Amazonas ao Rio Grande do Sul: para eles preparamos uma página específica, simplesmente denominada Onibus, na qual homenageamos gerações de construtores anônimos que viabilizaram o acesso do brasileiro aos mais remotos rincões do país.

Entretanto, ainda que já tenhamos publicado muito mais de 2.000 fotos de ônibus em nossas páginas, há ainda uma infinidade delas carecendo de identificação. Para isto criamos o canal A Pesquisar, aberto a todos nossos seguidores. Através dele, contando com o conhecimento específico de cada um e a colaboração de todos, esperamos descobrir a origem de mais alguns veículos e, homeopaticamente, iremos completando o quadro histórico e evolutivo de nossa indústria de carrocerias.

Das muitas centenas de imagens que possuímos em nossos arquivos publicamos algumas em A Pesquisar, exatamente aquelas de veículos com traços de estilo mais característicos e detalhes de desenho e acabamento mais marcantes – itens que os destacam da maioria e podem facilitar sua identificação. Cada fotografia é seguida, na medida do possível, (1) da cidade e (2) estado sede da transportadora, excepcionalmente acompanhado (3) da época em que foi tomada a imagem e, entre parênteses, (4) a marca do chassi e (5) o nome da operadora. Falta “apenas” o mais importante: o nome do fabricante da carroceria e, quando desconhecido, o local de sua instalação.

A consulta à página é extremamente simples: clique no botão A Pesquisar, no alto da página de abertura de LEXICAR e, a seguir, no botão Veículos não Identificados, ao pé da página que se abrir.

E sim, por suposto você será assinalado como o responsável pelo desvendamento do mistério!

 

          

 

 

 

 





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FORD NEW FIESTA 2018

Apenas pequenas mudanças em estilo e equipamentos


Recentemente lançada na Europa, a nova geração do Ford Fiesta não tem previsão de chegada ao Brasil. Para compensar a defasagem – mas principalmente para acumular forças na luta por um mercado que se vislumbra muito mais árdua com a chegada dos novíssimos Polo e Argos, trazidos pelas rivais Volkswagen e Fiat -, a Ford procedeu a discretas intervenções no estilo e conteúdo de seu simpático hatch nacional.

A rigor, as maiores mudanças – e praticamente as únicas visíveis – ocorreram na dianteira do carro, que ganhou nova grade hexagonal, com grelha mais marcante, e novo para-choque. (Fica na grade, aliás, o principal ponto de diferenciação externa entre as diferentes versões: detalhes na cor prata para SE e SEL, preto brilhante no pacote Style e cromada na top Titanium. )

O para-choque traseiro recebeu um aplique na parte inferior. Dependendo da versão, os faróis passam a dispor de leds diurnos e refletores tipo canhão; na versão Titanium, também as lanternas traseiras (que ganharam novas lentes, mantendo o formato anterior) recebem leds.

No interior, novos bancos, tela sensível ao toque de 6,5″, conectividade incrementada e maior variedade de equipamentos, embora muitos deles estejam restritos às versões mais caras, tais como ar condicionado digital, airbags laterais, sensores de claridade e chuva e câmera de ré.

A carroceria recebeu reforços estruturais para aumentar a resistência a impactos laterais. Além de nova calibração da suspensão, nada mudou na mecânica: motores EcoBoost 1.0 de 125 cv e Sigma 1.6 flex de 125/128 cv associados a câmbio manual de cinco marchas ou o criticado automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

São sete as versões de acabamento e conteúdo:

SE 1.6: câmbio manual, direção com assistência elétrica, ar condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, alarme, airbag duplo, conta-giros, regulagem de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro bipartido 60/40, computador de bordo, central multimídia, sistema de áudio com assistência de emergência, freios ABS com EDB, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e rodas de aço de 15″com calotas.

SE Style 1.6: itens acima, mas visual personalizado Style (grade e rodas em preto brilhante, molduras pretas nos faróis de neblina e retrovisores), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e rodas de liga leve aro 16″.

SE Style Plus 1.6: itens acima, mais câmbio automatizado, central multimídia mais completa com tela de 6,5″ e vidros elétricos nas portas traseiras.

SEL 1.6: itens acima, mais rodas de liga leve de 15″ e ar condicionado digital.

SEL Style 1.0 EcoBoost, substituindo a antiga versão Sport: mesmo conteúdo do SE Style, mais câmbio automatizado.

Titanium 1.6: itens do SE Plus, mais ar condicionado digital, rodas de liga leve aro 16″, navegador, câmera de ré, LEDs diurnos, lanternas traseiras parcialmente em LED e bancos parcialmente revestidos em couro.

Titanium Plus 1.6: inclui ainda sete airbags, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor antiofuscante, entrada sem chave, partida por botão e bancos de couro.

 

     

New Fiesta 2018 SEL e Titanium.

 

 





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