BMW X3 30i
Nacionalizada a terceira geração do utilitário esportivo da BMW
abril 2018
No final do mês de março foi iniciada a montagem, no Brasil, do BMW X3 em sua terceira geração, apresentada em 2017 no Salão do Automóvel de Frankfurt. O modelo toma o lugar da versão anterior, fabricada em Santa Catarina desde 2015.
A empresa atualmente monta no país um modelo sedã da Série 3 e os utilitários esportivos X1 e X4. (Graças à exportação regular do X1 para a América do Norte, os veículos da linha X já respondem por cerca de 60% do total produzido pela planta brasileira.)
No final do ano passado a BMW chegou a anunciar que o X3 deixaria de ser fabricado no Brasil, a nova geração vindo a ser importada dos EUA. Agora, surpreendentemente a matriz alemã tomou decisão contrária e já deu início à produção nacional do modelo, na versão xDrive 30i X Line.
Com relação ao modelo anterior, o carro mudou externa e internamente. Na dianteira, a grade cresceu em largura e diminuiu em altura, ficando mais elegante. Também são novos os faróis de led e o para-choque. As superfícies laterais ganharam relevos totalmente diversos, com mais curvas e vincos menos acentuados. Fendas para saída de ar foram instaladas nos para-lamas, próximo às rodas dianteiras, e mudou o desenho da barra decorativa abaixo das portas. Na traseira, mudou o desenho da tampa do bagageiro e de seu spoiler, das lanternas e do para-choque, que passou a contar com duas saídas de escapamento, instaladas nas extremidades. O carro é equipado com rodas de liga leve bicolor, de 20″.
O interior é sofisticado e bem acabado, como se espera de um BMW. É ampla a lista de equipamentos, que inclui painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3″; ar-condicionado automático digital com controle de três zonas; bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro; assentos traseiros tripartidos (40:20:40); volante revestido de couro; e teto solar panorâmico.
A arquitetura do X3 permaneceu a mesma: tração integral xDrive, câmbio automático de oito marchas, suspensão totalmente independente, freios a disco ventilados nas quatro rodas e direção com assistência elétrica. O motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, porém, ganhou 68 cv, agora atingindo 252 cv.
O carro conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ABS, controles de estabilidade e tração, seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros, além de pneus Run-Flat, que permitem rodar por até 80 km com pressão insuficiente.
Além da versão 30i, produzida no Brasil, as concessionárias da marca estão oferecendo a versão M40i, importado dos EUA, com seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e 360 cv, também 4×4 com caixa automática de oito marchas.