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YARIS

Enfim a Toyota lança seu terceiro automóvel

julho 2018

A Toyota sempre foi lenta – muito lenta! – em suas decisões ligadas à filial brasileira. A relutância da empresa japonesa em investir no país vem de longe: nos idos de 1960 a produção de seu jipe Bandeirante, iniciada no ano anterior, teve que ser suspensa por descumprimento da cláusula de índice mínimo de nacionalização assumida com o Governo Federal, problema ocasionado pela mecânica ainda importada. A produção só foi retomada após a adoção, pela Toyota, de um motor nacional de terceiros para seu utilitário – o diesel Mercedes-Benz de quatro cilindros.

E quanto ao Corolla? Cogitado desde 1967 como primeiro automóvel nacional da marca, demorou mais de 30 anos para chegar, só sendo lançado em 1998, ainda assim na ultraconservadora versão sedã. O carro veio com conjunto motor-transmissão importado, prática mantida em todas as versões posteriores (mais atualizadas), e no também bisonho Etios, desenvolvido na Índia “para mercados emergentes“. Somente em 2016, exatos 57 anos depois de lançar seu primeiro veículo no país, a Toyota iniciou a produção local de motores.

Ainda em 1998, quando da apresentação do primeiro Corolla, a empresa confirmou planos de nacionalização de um segundo automóvel, um modelo menor – o então recém-lançado Yaris. Vinte anos se passaram e, enfim, o carro prometido chega ao mercado brasileiro. E, para manter a “tradição”, o modelo escolhido para nós não foi o europeu, mas o tailandês, destinado ao mercado asiático…

Carro compacto, posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris foi lançado com duas versões de carroceria – hatch e sedã – e quatro de acabamentos – XL, XL Plus Tech, XS e XLS. Construído com aços de alta resistência e deformação programada, não possui túnel central, o que em muito melhora a acomodação do quinto passageiro. Com a mesma distância entre eixos do Etios (2,55 m), é 16 cm mais longo na versão sedã (4,43m; o hatch tem 4,15 m de comprimento). Surpreendentemente, seu porta-malas (sempre na versão sedã) é 89 litros menor do que o do Etios (473 l; 310 l para o hatch).

São dois os motores disponíveis: 1.3 (1.329 cme 94/101 cv, somente para o hatch) e 1.5 (1.496 cm3, 105/110 cv), ambos flex aspirados de 16 válvulas e duplo comando. São os mesmos do Etios, porém revistos e com potência ligeiramente aumentada. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática CVT. O carro tem tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios a disco somente nas rodas dianteiras e direção com assistência elétrica.

 

Toyota Yaris Sedã.

 

É o seguinte o conteúdo de cada versão (todas vem de série com rodas de 15″; luz diurna é oferecida apenas como acessório).

XL (básico): dois air-bags frontais (obrigatórios), cintos de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, computador de bordo com tela de 2,5″, comandos no volante, ar condicionado, vidros e travas elétricos, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, fixação para cadeira infantil, banco traseiro rebatível 40/60 (no sedã), faróis e luz traseira de neblina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência, controlador de velocidade (para unidades equipadas com câmbio CVT) e rodas de aço.

XL Pus Tech: o mesmo do XL, mais detalhes internos na cor prata, ar condicionado digital, chave presencial, partida por botão (sem chave), banco traseiro rebatível 40/60 (no hatch), apoio de braço traseiro e sistema de áudio com tela de 7″ sensível ao toque.

XS: como o XL Plus Tech, mais rodas de alumínio, bancos, volante e detalhes internos em couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, câmera de ré, carpetes e computador de bordo com tela colorida. Externamente, a diferenciá-lo das versões anteriores, grade com detalhes cromados e rodas de liga em dois tons (prata e preto).

XLS: como o XS, mais teto solar elétrico, sensor de chuva, faróis com lâmpadas halógenas, lanternas com leds e mais cinco air-bags (dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista). Nesta versão as maçanetas das portas são cromadas.

Dentre os acessórios instalados pelas concessionárias estão defletores, saias, luzes de condução diurna, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, frisos laterais, bandeja de porta-malas, refrigerador portátil e sistema de áudio.

O Yaris é fabricado na planta de Sorocaba, com 75% de componentes nacionais.

 

Toyota Yaris Hatch.

 

 

 





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ATUALIZAÇÃO 4-5/18

51 páginas ganham novas imagens

junho 2018

LANÇAMENTOS

  • Ford Ka FreeStyle
  • Chery Tiggo 2

 

NOVAS PÁGINAS

  • Icon (máquinas de construção)
  • Ikata (máquinas agrícolas)
  • Segecal (máquinas de construção)
  • Triam (máquinas de construção)

 

NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)

  • Agrale (76/76)
  • Busscar (9, 10, 27 e 62/78)
  • Byd (1 e 2/2)
  • Caio (2, 3, 4, 5, 57, 88, 129, 143, 144, 181, 182, 191, 199, 238, 248 e 257/258)
  • Carbrasa (14, 41 e 44/82)
  • Cermava (14/51)
  • Chery (7, 8 e 9/9)
  • Chevrolet (5, 37, 38, 45, 102 e 116/258)
  • Chrysler (23/46)
  • Ciferal (63, 64, 66 e 70/127)
  • Ciplasa (3/3)
  • Comil (1, 14, 27, 34, 59 e 75/88)
  • Dynapac (30/30)
  • Eliziário (76/130)
  • Engesa (1, 2, 3, 11, 23 e 24/45)
  • Exército (10/27)
  • Fabricação Própria (6/27)
  • Fiat Diesel (6/11)
  • FNM (49/62)
  • Ford (10, 99, 100 e 129/244)
  • Galgo (4/4)
  • Gevasco (1/1)
  • Grassi (36, 48, 120 e 130/149)
  • Hyundai (32/32)
  • Incasel (30, 41 e 44/64)
  • Iveco (41/45)
  • Lobini (5/7)
  • Marcopolo (8, 13, 39, 42, 44, 53, 80, 84, 232, 243, 257 e 258/258)
  • Mascarello (21, 30, 42, 47 e 48/48)
  • Maxibus (16/23)
  • Mercedes-Benz (77/166)
  • Metropolitana (17, 70 e 99/99)
  • Mitsubishi (43, 44 e 45/45)
  • Neobus (55, 56 e 57/60)
  • New Holland (51/51)
  • Nicola (22, 75 e 81/91)
  • Nielson (7, 21, 30, 31, 36, 40, 41, 62, 66 e 86/86)
  • Pilares (4 e 6/14)
  • Randon (42/42)
  • Scania (82/87)
  • TAC (13, 14 e 15/15)
  • Universidades (6/52)
  • Valmet (47/47)
  • Vieira (18/38)
  • Volkswagen (133, 138, 146, 151 e 273/273)
  • Volkswagen Caminhões (61 e 62/62)

 

AGRADECIMENTOS

LEXICAR agradece aos colaboradores do mês por suas muitas e valiosas contribuições:

  • Isael Elias Pereira de Lima
  • Ivonaldo Holanda de Almeida
  • João Luiz Knihs
  • Jorge A. Ferreira Jr.
  • Martinus Dekkers
  • Patrício Americano Ferreira
  • Paulo Roberto Steindoff
  • Régulo Franquine Ferrari
  • Rodrigo Fascineli

 

 

Até o mês que vem!

 

 

 





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