MERCEDES-BENZ CLASSE C 2019
EQ Boost: motor a gasolina com ajuda elétrica
novembro 2018
Líder brasileira na categoria premium, com 51% do mercado, a família Classe C da Mercedes-Benz recebe retoques externos e internos para 2019 e ganha uma surpresa: a versão “híbrida” C 200 EQ Boost, que passa a acompanhar as existentes C 180 Avantgarde e Exclusive (1.6 turbo de 156 cv) e C 300 Sport (2.0 turbo, que teve a potência elevada de 245 para 258 cv).
Como usual, foram mínimas as mudanças na carroceria: novos para-choques, além de faróis e lanternas traseiras com lâmpadas de leds e nova disposição dos componentes. As quatro versões se diferenciam pelas rodas de liga de 17″, cada uma com seu próprio desenho, e pela grade: a tradicional, com a estrela sobre o capô, no C 180 Exclusive; a grande estrela central com duas barras paralelas horizontais no C 180 Advantage e no novo C 200; e, no C 300 Sport, a mesma estrela central, porém somente com uma barra horizontal, tendo ao fundo uma grelha com detalhes quadriculados. Novo detalhe, pouco visível à distância nestas três últimas versões, é o fundo da estrela de três pontas no centro da grade: antes vazado, foi fechado para proteger o radar do sistema ativo de frenagem instalado por trás da estrela.
Além deste sistema, que evita acidentes por distração do condutor, são itens de série em todas as versões a possibilidade de troca das marchas por borboletas no volante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e volante multifuncional. C 180 Exclusive traz também acabamento interno em madeira, enquanto que C 300, além do motor mais potente, vem com rodas de cinco raios com fundo preto e madeira preta no console central.
A grande novidade, contudo, chegou no C 200 EQ Boost: o sistema BSG (de Belt-driven Start Generator), de acordo com o qual o alternador, além de carregar a bateria convencional de 12 V, com a energia gerada em desacelerações e frenagens alimenta bateria complementar de 48 V. A carga desta bateria, por sua vez, permite o acionamento de um motor elétrico de 14 cv que, conectado por correia ao virabrequim, auxilia o motor a combustão nas partidas e acelerações. Além de reduzir em até 10% o consumo de combustível, o sistema viabiliza o uso de motor de menor porte (no caso, 1.497 cm3 turbo de 183 cv) que, auxiliado pela energia elétrica, na prática produz 197 cv. É excepcional o efeito do torque de origem elétrica – 16,3 kgf.m -, que agregado aos 27,6 kgf.m do motor a gasolina permite acelerar de 0 a 100 km/h em somente 7,7 segundos.
As demais características técnicas das quatro versões permanecem as mesmas: câmbio automático de nove marchas, tração traseira, suspensão totalmente independente (duplo A na frente e multilink atrás) direção com assistência elétrica e freios a disco nas quatro rodas.
Mercedes-Benz C 200 EQ Boost.