SALÃO 2018 (ii)
Da Jeep à Volkswagen
dezembro 2018
Aqui concluímos nossa visão panorâmica do 30o Salão Internacional do Automóvel, uma grande festa com poucos lançamentos. Como lembramos anteriormente, você poderá encontrar mais detalhes acerca destas novidades em LEXICAR, nas páginas correspondentes a cada uma das marcas, quando do lançamento oficial dos respectivos veículos.
JEEP
Além de dois jipes históricos, o stand da marca mostrou os importados Wrangler e Cherokee e os nacionais Renegade (que acaba de passar por sua primeira atualização) e Compass, para os quais foram apresentadas as séries especiais Renegade Willys e Compass S.
MERCEDES-BENZ
Variadíssima gama de modelos importados no stand da marca: sedãs, cupês e SUVs, o conceito elétrico EQ, esportivos AMG (inclusive o híbrido ONE de competição) e carros com condução semiautônoma, transitando dos pequenos Smart (aqui na versão elétrica) até o utilitário Classe G, de origem militar, passando pela renovada Classe A até à luxuosa Classe S. Sem alterações, os nacionais Classe C e GLS também estiveram presentes. A nova picape Classe X não foi mostrada.
Jeep na série especial Willys, Mitsubishi L200 Triton Sport R e unidade equipada com esteiras (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, Nissan for Pets.
MITSUBISHI
Destaque para a picape L200, carro-chefe da marca no Brasil, apresentada em várias versões, uma delas trazendo carroceria tipo camperDuaron, outra equipada com lagartas para operação em terrenos desconexos e uma terceira preparada para ralis (denominada R). Também expostos os nacionais ASX e Lancer e os importados Pajero, Outlander e Eclipse Cross. Para a nacionalização do último, prevista para o segundo semestre de 2019, a Mitsubishi anunciou inversões de R$ 300 milhões em sua planta de Goiás.
NISSAN
As curiosidades mais impactantes da marca foram o Fórmula E (primeiro japonês na categoria), o futurista SUV conceitual Xmotion e o esportivo GT-R. Além do conhecido mexicano Sentra, a Nissan expôs o SUV médio híbrido X-Trail para sondagem de mercado. Máxima divulgação foi dada à nova picape Frontier, importada da Argentina, e ao elétrico Leaf – o mais vendido do mundo na categoria, com chegada ao Brasil em 2019 e pré-vendas iniciadas no Salão.
Sem lançamentos nacionais, a marca preparou cinco customizações especiais para a feira, todas aqui concebidas: March 55, Kicks Rythm, Kicks for Pets, Versa S-Tech e Frontier Sentinel.
Mais quatro modelos conceituais Nissan: March 55, Sentra S-Tech, Kicks Rythm e Frontier Sentinel (três primeiras fotos: LEXICAR).
RENAULT
Seguindo a tendência dos grandes fabricantes, a Renault expôs dois automóveis elétricos (Twizy e Zoe, este com importação prevista para breve), seu carro de Fórmula 1 e o conceito futurista elétrico e autônomo Symbioz. A nova picape média Alaskan foi pela primeira vez mostrada no Brasil. Modelos nacionais ganharam três séries especiais: Kwid Outsider, Captur Bose e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela – esta exclusiva para o Salão e as duas outras com lançamento programado para o primeiro semestre de 2019.
SUZUKI
Ao lado dos importados New Vitara, S-Cross e o novo Jimny Sierra a Suzuki mostrou seu jipinho nacional nas tradicionais versões de série, na versão especial Desert e numa outra customizada, equipada para off-roadradical, com pneus maiores e mais largos, enorme vão livre, para-choques reforçados, galões suplementares para combustível, grande bagageiro tubular no teto, escada lateral e pranchas para desatolamento.
Renault nas séries especiais Kwid Outsider (foto: portal autosegredos) e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela; Suzuki Desert e exemplar personalizado com suspensão elevada (três últimas fotos: LEXICAR).
TOYOTA
Dentre os carros de série, além dos nacionais Etios, Yaris e Corolla, diversos importados no stand da marca japonesa: sedã Camry, SUVs RAV4 e SW4, híbrido Prius e picape Hilux. As atrações de maior destaque, porém, foram os conceitos elétricos urbanos i-Ride e Concept-i e três carros preparados para provas de resistência da linha esportiva Gazoo Racing, a divisão motorsportda marca lançada no Brasil na ocasião: a picape Hilux do Rallye Paris-Dakar, um hatch Yaris para o Campeonato Mundial de Ralis e o híbrido TS050, vencedor das últimas 24 Horas de Le Mans.
No Brasil, o nome Gazoo Racing será utilizado para nomear versões com visual esportivo. Duas delas foram mostradas no Salão: uma série especial para a Hilux e o protótipo Yaris GR-S Concept, preparado para a mostra para testar o interesse do público. Novidade nacional mais concreta da Toyota foi o Yaris X-Way, a indefectível versão “aventureira” de seu mais recente lançamento, pela primeira vez apresentado e com comercialização confirmada a partir de fevereiro de 2019.
TROLLER
Além de seu modelo de série, a Troller expôs o conceito TX4, com guincho dianteiro, para-choques mais resistentes e maior disposição para off-road.
Toyota Yaris X-Way e GR-S Concept (foto: portal carnow), Troller TX4 e Volkswagen Polo GTS Concept (primeira e últimas fotos: LEXICAR).
VOLKSWAGEN
Ocupando o maior stand do Salão, a VW expôs toda sua gama nacional e os importados Jetta, Passat, Tiguan (normal e All Space) e Amarok. Grande área foi dedicada à divulgação dos avanços tecnológicos integrados aos novos produtos da marca. Como não podia deixar de acontecer, foram mostrados diversos elétricos e híbridos, de série ou conceituais.
Especial destaque foi dado à gama nacional, tanto aos recém lançados como àqueles programados para futura produção. Locais de honra foram garantidos para o utilitário esportivo T-Cross, o primeiro nacional da marca, e para o conceito Tarok, picape média com quatro portas projetada no país e com lançamento programado para 2020. Polo e Virtus GTS, ainda apresentados como conceitos , serão postos no mercado em 2019.
Três carros-conceito Volkswagen concebidos no Brasil: Virtus GTS Concept, Amarok V6 Concept (foto: portal bestcars) e picape Tarok (primeira e últimas fotos: LEXICAR).