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SALÃO 2018 (ii)

Da Jeep à Volkswagen

dezembro 2018

Aqui concluímos nossa visão panorâmica do 30Salão Internacional do Automóvel, uma grande festa com poucos lançamentos. Como lembramos anteriormente, você poderá encontrar mais detalhes acerca destas novidades em LEXICAR, nas páginas correspondentes a cada uma das marcas, quando do lançamento oficial dos respectivos veículos.

 

 

JEEP

Além de dois jipes históricos, o stand da marca mostrou os importados Wrangler e Cherokee e os nacionais Renegade (que acaba de passar por sua primeira atualização) e Compass, para os quais foram apresentadas as séries especiais Renegade Willys e Compass S.

 

MERCEDES-BENZ

Variadíssima gama de modelos importados no stand da marca: sedãs, cupês e SUVs, o conceito elétrico EQ, esportivos AMG (inclusive o híbrido ONE de competição) e carros com condução semiautônoma, transitando dos pequenos Smart (aqui na versão elétrica) até o utilitário Classe G, de origem militar, passando pela renovada Classe A até à luxuosa Classe S. Sem alterações, os nacionais Classe C e GLS também estiveram presentes. A nova picape Classe X não foi mostrada.

 

      

      

Jeep na série especial Willys, Mitsubishi L200 Triton Sport R e unidade equipada com esteiras (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, Nissan for Pets.   

 

MITSUBISHI

Destaque para a picape L200, carro-chefe da marca no Brasil, apresentada em várias versões, uma delas trazendo carroceria tipo camperDuaron, outra equipada com lagartas para operação em terrenos desconexos e uma terceira preparada para ralis (denominada R). Também expostos os nacionais ASX e Lancer e os importados Pajero, Outlander e Eclipse Cross. Para a nacionalização do último, prevista para o segundo semestre de 2019, a Mitsubishi anunciou inversões de R$ 300 milhões em sua planta de Goiás.

 

NISSAN

As curiosidades mais impactantes da marca foram o Fórmula E (primeiro japonês na categoria), o futurista SUV conceitual Xmotion e o esportivo GT-R. Além do conhecido mexicano Sentra, a Nissan expôs o SUV médio híbrido X-Trail para sondagem de mercado. Máxima divulgação foi dada à nova picape Frontier, importada da Argentina, e ao elétrico Leaf – o mais vendido do mundo na categoria, com chegada ao Brasil em 2019 e pré-vendas iniciadas no Salão.

Sem lançamentos nacionais, a marca preparou cinco customizações especiais para a feira, todas aqui concebidas: March 55, Kicks Rythm, Kicks for Pets, Versa S-Tech e Frontier Sentinel.

 

      

      

Mais quatro modelos conceituais Nissan: March 55, Sentra S-Tech, Kicks Rythm e Frontier Sentinel (três primeiras fotos: LEXICAR). 

 

RENAULT

Seguindo a tendência dos grandes fabricantes, a Renault expôs dois automóveis elétricos (Twizy e Zoe, este com importação prevista para breve), seu carro de Fórmula 1 e o conceito futurista elétrico e autônomo Symbioz. A nova picape média Alaskan foi pela primeira vez mostrada no Brasil. Modelos nacionais ganharam três séries especiais: Kwid Outsider, Captur Bose e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela – esta exclusiva para o Salão e as duas outras com lançamento programado para o primeiro semestre de 2019.

 

SUZUKI

Ao lado dos importados New Vitara, S-Cross e o novo Jimny Sierra a Suzuki mostrou seu jipinho nacional nas tradicionais versões de série, na versão especial Desert e numa outra customizada, equipada para off-roadradical, com pneus maiores e mais largos, enorme vão livre, para-choques reforçados, galões suplementares para combustível, grande bagageiro tubular no teto, escada lateral e pranchas para desatolamento.

 

      

      

Renault nas séries especiais Kwid Outsider (foto: portal autosegredos) e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela; Suzuki Desert e exemplar personalizado com suspensão elevada (três últimas fotos: LEXICAR). 

 

TOYOTA

Dentre os carros de série, além dos nacionais Etios, Yaris e Corolla, diversos importados no stand da marca japonesa: sedã Camry, SUVs RAV4 e SW4, híbrido Prius e picape Hilux. As atrações de maior destaque, porém, foram os conceitos elétricos urbanos i-Ride e Concept-i e três carros preparados para provas de resistência da linha esportiva Gazoo Racing, a divisão motorsportda marca lançada no Brasil na ocasião: a picape Hilux do Rallye Paris-Dakar, um hatch Yaris para o Campeonato Mundial de Ralis e o híbrido TS050, vencedor das últimas 24 Horas de Le Mans.

No Brasil, o nome Gazoo Racing será utilizado para nomear versões com visual esportivo. Duas delas foram mostradas no Salão: uma série especial para a Hilux e o protótipo Yaris GR-S Concept, preparado para a mostra para testar o interesse do público. Novidade nacional mais concreta da Toyota foi o Yaris X-Way, a indefectível versão “aventureira” de seu mais recente lançamento, pela primeira vez apresentado e com comercialização confirmada a partir de fevereiro de 2019.

 

TROLLER

Além de seu modelo de série, a Troller expôs o conceito TX4, com guincho dianteiro, para-choques mais resistentes e maior disposição para off-road.

 

      

      

Toyota Yaris X-Way e GR-S Concept (foto: portal carnow), Troller TX4 e Volkswagen Polo GTS Concept (primeira e últimas fotos: LEXICAR).

 

VOLKSWAGEN

Ocupando o maior stand do Salão, a VW expôs toda sua gama nacional e os importados Jetta, Passat, Tiguan (normal e All Space) e Amarok. Grande área foi dedicada à divulgação dos avanços tecnológicos integrados aos novos produtos da marca. Como não podia deixar de acontecer, foram mostrados diversos elétricos e híbridos, de série ou conceituais.

Especial destaque foi dado à gama nacional, tanto aos recém lançados como àqueles programados para futura produção. Locais de honra foram garantidos para o utilitário esportivo T-Cross, o primeiro nacional da marca, e para o conceito Tarok, picape média com quatro portas projetada no país e com lançamento programado para 2020. Polo e Virtus GTS, ainda apresentados como conceitos , serão postos no mercado em 2019.

 

      

      

Três carros-conceito Volkswagen concebidos no Brasil: Virtus GTS Concept, Amarok V6 Concept (foto: portal bestcars) e picape Tarok (primeira e últimas fotos: LEXICAR).

 

 

 

 





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M&T EXPO 2018

Na maior feira de máquinas de construção da América Latina


Inicialmente programada para o período de 5 a 8 de junho passado, a 10Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração foi adiada pela erupção da greve nacional de caminhoneiros que, por dez dias, imobilizou os principais eixos rodoviários do país.

Não se trata de atividade trivial a organização de exposição do porte da M&T Expo, evento trienal que envolve desde a prévia reserva de local adequado até a mobilização dos maiores fabricantes nacionais e estrangeiros do setor que, por seu lado, têm que coordenar variadas e complexas ações,  desde o projeto e a instalação de stands e a contratação de pessoal para a mostra, até o transporte da grande quantidade de equipamentos a ser exposta, muitos deles trazidos de países distantes especialmente para a mostra.

Assim, somente agora, entre 26 e 29 de novembro, o evento logrou ser realizado. Embora a pujança da exposição tenha sido assegurada, diversas dos lançamentos previstos para meados do ano já foram realizados; poucas novidades restaram, portanto. Além disso, dados o adiamento e os prejuízos causados pela greve,  alguns fabricantes desistiram de participar ou reduziram a quantidade de máquinas apresentadas ou, mesmo, deixaram de trazê-las.

Relatamos, a seguir, o que cada uma das empresas com produção nacional mostrou em seus stands. Lembramos que todas elas possuem página própria em LEXICAR, onde você poderá obter informações mais detalhadas sobre sua história e linha de produtos.

 

AMMANN

Fabricante suíço com extensa linha de compactadores de solo e vibro-acabadoras de asfalto, produz no Brasil somente um modelo de rolo – ASC 110, nas versões liso e pé-de-carneiro. Nenhuma máquina foi mostrada na feira.

 

BOMAG

Entre alguns poucos equipamentos importados, expôs dois de seus cinco modelos nacionais: o compactador de solo BW 212D-40, com rolo pé-de-carneiro, e a vibro-acabadora VDA 400 Max. A empresa pertence ao grupo francês Fayat, que em 2017 adquiriu o controle da sueca Dynapac, que pela primeira vez esteve ausente da M&T Expo.

 

CASE

Uma das empresas da CNH, grupo por sua vez pertencente à Fiat, a Case mostrou sete modelos de suas cinco linhas nacionais de máquinas de construção: retroescavadeira 580N, pás carregadeiras W20F e 612E, trator de esteiras 2050M, motoniveladora 865B e escavadeiras hidráulicas CX220C S2 e CX240C ME. Novidades marcantes foram a escavadeira CX220C Long Reach, com braços com alcance de até 15,6 m, e a versão Accessibility da retro 580N, dotada de cadeira externa com elevador hidráulico própria para elevar operadores com dificuldade de locomoção até o posto de comando.

A CNH aproveitou a oportunidade para divulgar algumas versões de caminhões e ônibus Iveco. Somente um equipamento importado foi exposto – uma mini-carregadeira vinda dos EUA.

 

     

Duas novidades da M&T Expo: retroescavadeira Case 580N Accessibility, para operadores com dificuldades de locomoção, e trator de esteiras Caterpillar D6N XL (fotos: LEXICAR).

 

CATERPILLAR

Maior fabricante brasileiro de máquinas de construção, com mais de 60 modelos nacionalizados, a Cat lançou três novos produtos na feira: o trator de esteiras D6N XL e as escavadeiras hidráulicas 320GC e 336. Além destes, foram expostas as retroescavadeiras 416F2 e 420F2, as pás carregadeiras 924K, 938K e 972L e a motoniveladora 140K – todos fabricados no país. A marca chinesa de baixo custo SEM ocupou um canto do stand.

 

CZM

Importante fabricante brasileiro de equipamentos de perfuração, a CZM lançou a escavadeira anfíbia CA20, constituída de base anfíbia autopropelida por esteiras equipada com escavadeira hidráulica Caterpillar. Em seu pequeno stand nenhuma máquina foi exposta.

 

DOOSAN

Empresa coreana com dois modelos de escavadeiras hidráulicas nacionalizadas (DX140LC e DX225LC), expostos conjuntamente com máquinas importadas da Coréia e uma pá carragadeira da marca chinesa Diso.

 

     

Betoneira autopropelida Fiori DB X35 e pá carregadeira Hyundai HL760-9S (fotos: LEXICAR).

 

FIORI

De origem italiana, a Fiori é especializada na fabricação de betoneiras autopropelidas. Expôs em seu stand dois modelos: o importado DB X10 e o nacional DB X35.

 

HYUNDAI MÁQUINAS

Com stand na área externa da feira, a coreana mostrou quatro dos dez modelos nacionais de sua fabricação: as pás carregadeiras HL740-9 e HL 760-9S e as escavadeiras hidráulicas 180LC-9 e 220LC-9.

 

JCB

Junto a alguns poucos modelos importados, a britânica JCB expôs em seu grande stand sete máquinas de produção nacional: manipuladores 535-125 e 540-170, retroescavadeira 3CX, pá carregadeira 422ZX e escavadeiras hidráulicas JS210, JS220LR (com braços de longo alcance) e JS235LC.

 

     

Nas cores da bandeira britânica, retroescavadeira JCB 3CX; à direita, escavadeira hidráulica John Deere 180G LC (fotos: LEXICAR).

 

JOHN DEERE

Ocupando o maior stand da feira, além de uma pá e duas motoniveladoras norte-americanas a John Deere mostrou dez de suas muitas máquinas fabricadas no país: retroescavadeira 310L, pás carregadeiras 524K-II e 624K-II, tratores de esteiras 750J-II LT e 850J-II e escavadeiras hidráulicas 130G LC, 180G LC, 210G LC ME e 350G LC ME (as duas últimas em lançamento), além da versão espacial para uso florestal 2144G. Durante a feira a empresa anunciou, para 2021, a nacionalização de três modelos de motoniveladoras, categoria ainda não disponível em sua linha brasileira.

A Hitachi, que compartilha uma das plantas da John Deere para a fabricação de escavadeiras hidráulicas com sua marca, não dispôs de stand próprio nem expôs equipamento nacional: somente uma máquina extrapesada japonesa foi mostrada em meio aos produtos John Deere.

 

KOMATSU

Quatro equipamentos nacionais foram mostrados: tratores de esteira D51 EX e D61 EX e escavadeiras hidráulicas PC 200 e PC 350 LC. Foram também expostas uma pá carregadeira e uma motoniveladora, ambas importadas do Japão.

 

LIEBHERR

Na área externa da feira a alemã Liebherr mostrou guindastes importados e três de seus diversos equipamentos fabricados no país – as pás carregadeiras L556 e L580 e a escavadeira hidráulica R 954 C SME.

 

     

No stand da Komatsu, trator de esteiras D51 EX e escavadeira hidráulica PC 350 LC; na área externa, escavadeira Liebherr R 954 C SME e pá carregadeira Liebherr L580 (fotos: LEXICAR). 

 

LIUGONG

Em meio a muitas máquinas importadas, a chinesa LiuGong expôs seus quatro modelos nacionalizados: as pás carregadeiras 835H e 856H e as escavadeiras hidráulicas 915E e 922E.

 

MANITOU

Manipuladores, mini-carregadeiras, plataformas e empilhadeiras importadas estiveram no stand da francesa Manitou, juntamente com os dois modelos nacionais de manipuladores da marca, MT-X 1441-A e 1841.

 

NEW HOLLAND

Segunda empresa do grupo CNH dedicado a equipamentos agrícolas e de construção, a New Holland mostrou parte de sua linha nacional, acompanhada de alguns caminhões Iveco, da picape Fiat Toro, de uma mini-escavadeira hidráulica italiana e de uma mini-carregadeira importada dos EUA. Foram as seguintes as máquinas nacionais expostas: retroescavadeiras B95B e B110B, pás carregadeiras 12D EVO, W 130B e W 190B, trator de esteiras D180C, motoniveladora RG200.B VHP e escavadeiras hidráulicas E145C, E215C e E405C EVO.

 

     

Sobre caminhão Iveco, escavadeira hidráulica New Holland E145C EVO; à direita, nas cores do Exército Brasileiro, rolo compactador Romanelli MMR1300 (fotos: LEXICAR).

 

ROMANELLI

Importante fabricante brasileiro de implementos embarcados para pavimentação asfáltica, a Romanelli também produz três equipamentos autopropelidos – a vibro-acabadora de asfalto VAR P 300.6 e os rolos compactadores leves MMR1300 e 1700 -, os dois primeiros expostos em seu stand na M&P Expo.

 

SANY

Três escavadeiras hidráulicas montadas no Brasil (SY155H, SY500H e SY750H) foram mostradas pela empresa chinesa em conjunto com outros modelos importados.

 

SDLG

Marca chinesa de baixo custo pertencente à Volvo, instalada em stand contíguo ao da VCE. Além de modelos importados, foram mostradas duas das quatro escavadeiras hidráulicas fabricadas no país: LG6150E e LG6225E.

 

     

Caminhão articulado Volvo A30G e rolo compactador Hamm HD90 – marca do grupo Wirtgen fabricada no Brasil pela Ciber (fotos: LEXICAR).

 

VCE

Braço da Volvo dedicado à produção de máquinas de construção, a VCE – Volvo Construction Equipment ocupou o segundo maior espaço da feira. Foi exibida grande quantidade de máquinas importadas (da Suécia, França, Alemanha, EUA e China), inclusive um caminhão para mineração escocês para 95 toneladas e o maior caminhão articulado do mundo, para 55 t, trazido da Suécia. Na feira, a vasta gama nacional ficou restrita a sete modelos: a pá carregadeira L60F, o caminhão articulado A30G (revisão da versão anterior, que teve a capacidade aumentada) e as escavadeiras hidráulicas EC200D, EC210D, EC210DL, EC220DL e EC480DL (as três primeiras em lançamento).

Espaço especial foi reservado para a exibição de três caminhões Volvo VM e FM em versão fora-de-estrada.

 

WIRTGEN

Com stand contíguo ao da John Deere, para a qual acaba de passar o controle acionário, a alemã Wirtgen é a controladora da brasileira Ciber, que produz no país equipamentos das marcas Ciber (usinas de asfalto e vibro-acabadoras), Hamm (rolos compactadores), Vögele (vibro-acabadoras) e Wirtgen (fresadoras de asfalto). Quanto aos autopropelidos, o espaço foi dominado por equipamentos importados, ficando a produção nacional restrita aos compactadores Hamm HD 90 e 3411.

 

XCMG

Instalado na área externa da feira, o stand da chinesa XCMG mostrou cinco equipamentos fabricados no Brasil – as pás carregadeiras LW300 e LW 500BR, o rolo compactador XS123BR,  a motoniveladora GR1803BR e o caminhão com grua telescópica QY90BR -, além do equivalente importado para 200 toneladas QY220A.

 

 

 

 





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