Novidades

HONDA H-RV 2019

Atualização do modelo traz poucas mudanças

janeiro 2019

Única novidade da linha nacional Honda no 30Salão do Automóvel, o SUV HR-V 2019 recebeu sua primeira atualização de estilo, chegando com pequenas mudanças visuais e de conteúdo. Lançado poucas semanas antes no Salão Internacional de Paris e mostrado à imprensa ainda em novembro, nada mudou na mecânica, permanecendo equipado com o mesmo motor flex 1.8 de 139/140 cv acoplado a câmbio automático CVT. Sai de linha o câmbio manual, até então disponível para a versão básica LX.

As alterações são mais visíveis na dianteira, onde mudou o desenho do conjunto ótico, agora mais alongado e com luzes diurnas de leds, a grade recebeu larga barra horizontal cromada e o novo para-choque teve as antigas luzes de neblina ovais substituídas por outras circulares. As lanternas traseiras ganharam luzes de leds e fundo escuro na parte inferior. Também são novas as rodas de liga com fundo escuro. (Os novos para-choques tornaram o carro quatro centímetros mais longo.)

Suspensão, isolamento acústico e transmissão CVT foram aprimorados. No primeiro caso, o acerto teve por objetivo aumentar o conforto em pisos irregulares, suavizando a reação dos amortecedores ao chegarem ao final do curso. Quanto à transmissão, recebeu nova calibragem para torna-la mais progressiva no tráfego urbano, evitando que a rotação do motor suba além do necessário.

Internamente, há bancos dianteiros redesenhados, com apoios laterais mais altos para costas e pernas; para a versão EXL, novo painel com três instrumentos circulares e computador de bordo integrado. As versões de acabamento permanecem as mesmas: LX, EX, EXL e Touring; conteúdo e preço, contudo, foram informados somente para as três primeiras, ficando a apresentação da versão superior Touring prevista apenas para meados de 2019.

LX, EX e EXLvem com ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controlador automático de velocidade, faróis de neblina, vidros elétricos com um toque e abertura do porta-malas por controle. LX e EX possuem central multimídia com tela de 5″ e bancos revestidos de tecido. As versões EX e EXL trazem ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais nos bancos da frente, aletas para trocas de marcha no volantee câmera de ré. EXL traz adicionalmente, seis airbags, bancos de couro perfurado, tela de 7″ com navegador integrado, rebatimento elétrico dos retrovisores e acendimento automático dos faróis.

HR-V foi o modelo Honda mais vendido no país em 2018 e o terceiro utilitário esportivo do mercado, atrás do líder Jeep Compass e quase empatado com Hyundai Creta.

 

     

Honda HR-V 2019.

 

 

 





GmailFacebookTwitter

SALÃO 2018 (i)

Todas as novidades, da Audi até a Hyundai

dezembro 2018

A indústria brasileira levou poucas surpresas para o 30Salão Internacional do Automóvel, recém encerrado em São Paulo.

Além do “trator” CAOA, que de uma só vez lançou três novos carros, e da Volkswagen, que em meio à sua avassaladora campanha pela retomada da liderança não apenas mostrou seu primeiro SUV nacional como também três “conceitos”, dois deles prontos para lançamento, pouco a mais de inédito surgiu na mostra.

Evidentemente, como é tradição em eventos do tipo, vários modelos foram especialmente preparados para a feira – quer variantes de modelos de linha, quer séries especiais, quer projetos futuristas que chamam atenção como exercício de criatividade porém dificilmente verão a luz como produto industrial.

Aspecto comum a todas as grandes marcas presentes a esta edição foi a apresentação, com o máximo destaque, de suas criações internacionais nas áreas de mobilidade elétrica e de esportivos de altíssimo desempenho. LEXICAR, coerente com sua proposta de cobrir somente a produção brasileira, não se estenderá sobre estes veículos, assim como sobre os muitos modelos importados mostrados na maioria dos stands.

A seguir falaremos algo sobre todos os fabricantes nacionais presentes no Salão, enfatizando os lançamentos promovidos por cada um deles – modelos inéditos, novas versões e séries especiais -, assim como os projetos conceituais exclusivamente preparados para o evento.

Cabe ainda o registro, neste ano, da sentida ausência da Citroën e da Peugeot, para nós parcialmente compensada por duas surpresas: nova participação (a segunda) da D2D no Salão e a inesperada exibição do pequeno automóvel catarinense Mobilis no stand do fabricante de motores elétricos Hercules.

 

(Nos próximos meses, à medida que estas novidades foram sendo oficialmente lançadas, você encontrará em LEXICAR, nas páginas correspondentes, maiores detalhes técnicos e de conteúdo de cada uma delas.)

 

AUDI

Predominância, na mostra, de modelos topo de linha importados, incluindo versões elétricas, para condução semiautônoma e superesportivos. Sem novidades nos nacionais A3 e Q3, apagados em meio a tantas atrações no grande stand. No evento, a empresa anunciou 13 lançamentos ao longo de 2019.

 

BMW

Automóveis híbridos e superesportivos BMW e modelos Mini. Único nacional presente, o recém nacionalizado SUV X3 foi mostrado com destaque. Anunciados investimentos de RS 125 milhões na planta catarinense para produção da nova Série 3 e retomada da montagem do SUV X4.

 

CHERY

Surpreendendo, como já é tradição da CAOA – a fabricante brasileira da marca -, três novos modelos foram simultaneamente – os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7, a serem fabricados a curtíssimo prazo em Anápolis (GO), e o sedã Arrizo 5, já em produção em Jacareí (SP). Também foram mostrados modelos importados – quatro deles elétricos -, inclusive o SUV Tiggo 9, com nacionalização programada para o final de 2019.

 

     

     

Sedã Arrizo 5 e utilitários esportivos Tiggo 5X e 7, os três lançamentos da CAOA-Chery no Salão (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, conceiro Chevrolet Cruze Sport6 SS (fonte: portal motorshow).

 

CHEVROLET

Além de pequenos detalhes de acabamento no Onix, Spin e S10, nada de novo foi apresentado na linha nacional. Dois projetos conceituais foram especialmente preparados para o evento: Cruze Sport6 SS, com 300 cv, e um Spin TLZ equipado com rampa retrátil para o embarque de cadeirantes pela traseira. Grande destaque foi dado ao elétrico Bolt, aos SUV importados Tracker e Equinox e ao esportivo Camaro.

 

D2D

Subsidiária da indústria de componentes Arteb em sua segunda participação no Salão do Automóvel, a D2D mostrou seu conversível Sky, agora equipado com motor Peugeot e com visível melhoria na qualidade do acabamento com relação aos exemplares mostrados em 2016. Apresentada nova versão Sky GT.

 

     

     

D2D Sky GT e três projetos conceituais da Fiat: Fastback, Toro Rescue e Argo Sting (fotos: LEXICAR). 

 

FIAT

Em fase de reformulação de sua política de produtos, envolvendo investimentos de quase R$ 15 bilhões na América Latina (incluindo a marca Jeep), nova fábrica de motores turbo em Betim (MG) e quinze lançamentos até 2023, a Fiat compensou sua reduzida linha atual de modelos nacionais (Mobi, Argo, Strada, Fiorino e Toro) com a exibição de três modelos conceituais desenvolvidos no Brasil: Fastback (cupê sem mecânica tomando a picape Toro como base) e as customizações Toro Rescue e Argo Sting. Além do argentino Cronos, o mexicano 500 foi o modelo importado destacado.

 

FORD

Dois modelos conceituais na linha nacional: o “aventureiro” Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem pneu estepe na traseira, ambos com grande probabilidade de se tornarem veículos de série. Entre os vários importados, a linha Focus argentina, um Fusion híbrido, o SUV médio chinês Territory (“para avaliar a receptividade do mercado“), além do Mustang, do SUV Edge e das picapes Ranger e a enorme norte-americana F-150 Raptor.

 

     

     

Mais quatro carros-conceito preparados para o Salão: Ford Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem estepe externo e Hyundai Saga EV e Creta Diamond (fotos: LEXICAR).

 

HONDA

Toda a linha nacional exposta, tendo como novidade o SUV HR-V 2019, com pequenas mudanças estéticas e de conteúdo. Tendo como chamariz um carro de Fórmula 1 da equipe Toro Rosso e dois pequenos carros-conceito elétricos japoneses, o stand da marca também destacou os importados Accord, agora equipado com novo sistema Sensing de frenagem automática de segurança, e o SUV CR-V híbrido.

 

HYUNDAI

Grande número de modelos importados foi exposto pela Hyundai no Salão, desde sedãs híbridos e a combustão até o N 2025 Muroc – protótipo de carro de alta performance para competições. Duas novidades entre os nacionais: o modelo HB20 R spec trouxe pequenas alterações estéticas;  para o Creta foi preparada a luxuosa versão conceitual Diamond, quase kitch em seu acabamento interno branco e caramelo. Também foi mostrado o conceito elétrico Saga EV, projetado pelo estúdio de design Hyundai na Califórnia “em parceria com a área de Planejamento de Produto” da filial brasileira.

 

 

 

 





GmailFacebookTwitter
1 44 45 46 47 48 109