A indústria brasileira levou poucas surpresas para o 30o Salão Internacional do Automóvel, recém encerrado em São Paulo.
Além do “trator” CAOA, que de uma só vez lançou três novos carros, e da Volkswagen, que em meio à sua avassaladora campanha pela retomada da liderança não apenas mostrou seu primeiro SUV nacional como também três “conceitos”, dois deles prontos para lançamento, pouco a mais de inédito surgiu na mostra.
Evidentemente, como é tradição em eventos do tipo, vários modelos foram especialmente preparados para a feira – quer variantes de modelos de linha, quer séries especiais, quer projetos futuristas que chamam atenção como exercício de criatividade porém dificilmente verão a luz como produto industrial.
Aspecto comum a todas as grandes marcas presentes a esta edição foi a apresentação, com o máximo destaque, de suas criações internacionais nas áreas de mobilidade elétrica e de esportivos de altíssimo desempenho. LEXICAR, coerente com sua proposta de cobrir somente a produção brasileira, não se estenderá sobre estes veículos, assim como sobre os muitos modelos importados mostrados na maioria dos stands.
A seguir falaremos algo sobre todos os fabricantes nacionais presentes no Salão, enfatizando os lançamentos promovidos por cada um deles – modelos inéditos, novas versões e séries especiais -, assim como os projetos conceituais exclusivamente preparados para o evento.
Cabe ainda o registro, neste ano, da sentida ausência da Citroën e da Peugeot, para nós parcialmente compensada por duas surpresas: nova participação (a segunda) da D2D no Salão e a inesperada exibição do pequeno automóvel catarinense Mobilis no stand do fabricante de motores elétricos Hercules.
(Nos próximos meses, à medida que estas novidades foram sendo oficialmente lançadas, você encontrará em LEXICAR, nas páginas correspondentes, maiores detalhes técnicos e de conteúdo de cada uma delas.)
AUDI
Predominância, na mostra, de modelos topo de linha importados, incluindo versões elétricas, para condução semiautônoma e superesportivos. Sem novidades nos nacionais A3 e Q3, apagados em meio a tantas atrações no grande stand. No evento, a empresa anunciou 13 lançamentos ao longo de 2019.
BMW
Automóveis híbridos e superesportivos BMW e modelos Mini. Único nacional presente, o recém nacionalizado SUV X3 foi mostrado com destaque. Anunciados investimentos de RS 125 milhões na planta catarinense para produção da nova Série 3 e retomada da montagem do SUV X4.
CHERY
Surpreendendo, como já é tradição da CAOA – a fabricante brasileira da marca -, três novos modelos foram simultaneamente – os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7, a serem fabricados a curtíssimo prazo em Anápolis (GO), e o sedã Arrizo 5, já em produção em Jacareí (SP). Também foram mostrados modelos importados – quatro deles elétricos -, inclusive o SUV Tiggo 9, com nacionalização programada para o final de 2019.
Sedã Arrizo 5 e utilitários esportivos Tiggo 5X e 7, os três lançamentos da CAOA-Chery no Salão (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, conceiro Chevrolet Cruze Sport6 SS (fonte: portal motorshow).
CHEVROLET
Além de pequenos detalhes de acabamento no Onix, Spin e S10, nada de novo foi apresentado na linha nacional. Dois projetos conceituais foram especialmente preparados para o evento: Cruze Sport6 SS, com 300 cv, e um Spin TLZ equipado com rampa retrátil para o embarque de cadeirantes pela traseira. Grande destaque foi dado ao elétrico Bolt, aos SUV importados Tracker e Equinox e ao esportivo Camaro.
D2D
Subsidiária da indústria de componentes Arteb em sua segunda participação no Salão do Automóvel, a D2D mostrou seu conversível Sky, agora equipado com motor Peugeot e com visível melhoria na qualidade do acabamento com relação aos exemplares mostrados em 2016. Apresentada nova versão Sky GT.
D2D Sky GT e três projetos conceituais da Fiat: Fastback, Toro Rescue e Argo Sting (fotos: LEXICAR).
FIAT
Em fase de reformulação de sua política de produtos, envolvendo investimentos de quase R$ 15 bilhões na América Latina (incluindo a marca Jeep), nova fábrica de motores turbo em Betim (MG) e quinze lançamentos até 2023, a Fiat compensou sua reduzida linha atual de modelos nacionais (Mobi, Argo, Strada, Fiorino e Toro) com a exibição de três modelos conceituais desenvolvidos no Brasil: Fastback (cupê sem mecânica tomando a picape Toro como base) e as customizações Toro Rescue e Argo Sting. Além do argentino Cronos, o mexicano 500 foi o modelo importado destacado.
FORD
Dois modelos conceituais na linha nacional: o “aventureiro” Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem pneu estepe na traseira, ambos com grande probabilidade de se tornarem veículos de série. Entre os vários importados, a linha Focus argentina, um Fusion híbrido, o SUV médio chinês Territory (“para avaliar a receptividade do mercado“), além do Mustang, do SUV Edge e das picapes Ranger e a enorme norte-americana F-150 Raptor.
Mais quatro carros-conceito preparados para o Salão: Ford Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem estepe externo e Hyundai Saga EV e Creta Diamond (fotos: LEXICAR).
HONDA
Toda a linha nacional exposta, tendo como novidade o SUV HR-V 2019, com pequenas mudanças estéticas e de conteúdo. Tendo como chamariz um carro de Fórmula 1 da equipe Toro Rosso e dois pequenos carros-conceito elétricos japoneses, o stand da marca também destacou os importados Accord, agora equipado com novo sistema Sensing de frenagem automática de segurança, e o SUV CR-V híbrido.
HYUNDAI
Grande número de modelos importados foi exposto pela Hyundai no Salão, desde sedãs híbridos e a combustão até o N 2025 Muroc – protótipo de carro de alta performance para competições. Duas novidades entre os nacionais: o modelo HB20 R spec trouxe pequenas alterações estéticas; para o Creta foi preparada a luxuosa versão conceitual Diamond, quase kitch em seu acabamento interno branco e caramelo. Também foi mostrado o conceito elétrico Saga EV, projetado pelo estúdio de design Hyundai na Califórnia “em parceria com a área de Planejamento de Produto” da filial brasileira.