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VOLKSWAGEN NIVUS

VW lança o primeiro utilitário hatch nacional

agosto 2020

Em 28 de maio, em plena pandemia do Covid-19, a Volkswagen realizou a première  mundial virtual do utilitário-cupê Nivus; agora, um mês depois, é iniciada a produção na planta de São Bernardo do Campo e são divulgados os detalhes técnicos e de conteúdo do modelo.

Projetado no Brasil a partir da plataforma MQB (a mesma do Polo, Virtus e T-Cross) e totalmente desenvolvido de forma digital, sem protótipo físico em nenhuma das fases, será produzido aqui e na Espanha. Com ele a VW inaugura nova categoria no mercado – o hatch “aventureiro” compacto.

Com 4,26 m de comprimento e 2,57 de entre-eixos – tem dimensões semelhantes ao T-Cross (mais 6 cm em comprimento, menos 8 cm em entre-eixos e altura). Seu porta-malas de 415 litros é, contudo, 11% mais amplo do que no T-Cross e 18,5% no Polo.

A menos das quatro portas laterais, que vieram do Polo, tudo é novo na carroceria. Na mecânica, porém, nenhuma surpresa: motor TSI 1.0 turbo flex de três cilindros e 116/128 cv, câmbio automático de seis marchas, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São duas as versões de conteúdo: Comfortline e Highline. A primeira vem, de série, com seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis, luzes diurnas e lanternas de leds, volante multifuncional, sistema start-stop, central de áudio com tela de 6,5″, retrovisores elétricos – o direito com rebatimento ao dar ré, saídas de ar condicionado para o banco traseiro e rodas de alumínio de 16″. Como opcionais, a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1″, controle eletrônico de distância à frente, frenagem autônoma ao detectar risco de colisão frontal, controle de velocidade de cruzeiro e volante em couro com borboletas para troca de marchas.

A versão Highline acrescenta, de série, frenagem autônoma de emergência, assistente de colisão frontal, frenagem pós-colisão, detector de fadiga, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro, sensor crepuscular e de chuva, ar condicionado automático, quadro de instrumentos digital com tela de 10″, central VW Play com tela de 10,1″, faróis de neblina com leds e função iluminação em curvas, entrada e partida sem chave, volante de couro com borboletas de câmbio e rodas de 17″. Como opcional, somente o pacote oferecido na edição especial de lançamento Launching Edition: teto em preto, rodas e detalhes de acabamento externo escurecidos e duas cores especiais.

Aberta no mesmo dia do início da produção, a campanha de pré-venda do novo carro foi um sucesso, as 1.200 unidades reservadas esgotando em 24 horas; disponibilizado a seguir, o segundo lote, com mil veículos, foi vendido em três dias.

 

     

Volkswagen Nivus.

 

 





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CHERY ARRIZO 6

Mais um lançamento CAOA


A CAOA dá início à terceira rodada de lançamentos, desde que assumiu o controle da Chery no final de 2017. Após a chegada do sedã Arrizo 5 e do SUV Tiggo2, em 2018, e dos utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7, logo a seguir, chegou a vez do sedã médio Arrizo 6, lançado no final de junho, que em breve será acompanhado de mais uma versão Tiggo, de maior porte.

Montado na fábrica de Jacareí, posiciona-se acima do Arrizo 5 em porte e equipamentos, porém dele herda plataforma, conjunto mecânico e diversas partes da carroceria. Com a mesma distância entre eixos de 2,65 m, é 14 cm mais longo (4,67 m), permitindo-lhe um porta-malas 140 litros mais volumoso (570 vs 430 l  do Arrizo 5).

Arquitetura e mecânica são as mesmas para os dois modelos: motor turbo flex 1.5 (1.496 cm3 e 147/150 cv), câmbio CVT – ambos importados da China -, tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

 

     

Chery Arrizo 6 GSX.

 

Oferecido na versão única GSX, não dispõe de itens opcionais. Traz controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, botão de partida com possibilidade de acionamento remoto, controle de velocidade, acendimento automático dos faróis, indicador de temperatura e pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico com função brake hold, três modos de condução (econômica, normal e esportiva) e assistente de estacionamento com sensores à frente e atrás e visão 360o.

O carro é equipado com seis airbags (laterais, frontais e de cortina), chave presencial, faróis, luzes de rodagem diurna e lanternas de led, painel analógico-digital com tela de 7″, central multimídia com tela de 9″, ar condicionado automático com possibilidade de controle remoto e saída para o banco de trás, rebatimento elétrico dos retrovisores, painel, bancos e portas com revestimento simulando couro, apoia-braço com porta-copos no assento traseiro, teto solar elétrico e rodas de liga de 17″.

Embora bem equipado, o Arrizo 6 não dispões de diversos itens usuais em carros de sua categoria, entre os quais volante com regulagem de profundidade, sistema stop-go, faróis de neblina, borboletas para troca de marcha, encosto do banco traseiro bipartido, iluminação no porta-luvas e luz de leitura traseira.

 

 

 





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