QUINTO ANIVERSÁRIO DE LEXICAR BRASIL
Conheça um pouco de nossa história
dezembro 2020
Lançado em 1o de novembro de 2015, LEXICAR completa cinco anos muito maior e mais completo do que quando começou. Foi um período rico para o portal: inúmeras contribuições foram recebidas, muitas lacunas preenchidas, fatos desconhecidos revelados, imprecisões corrigidas, amizades conquistadas. Vamos contar um pouco desta aventura, que teve início muitos anos antes.
Porque LEXICAR?
Em 2006 nosso país comemorou o 50º aniversário da implantação de sua indústria automobilística, oficialmente inaugurada com o lançamento, em 19 de novembro de 1956, da caminhonete DKW Universal, já com 42% de conteúdo nacional. Mas aquele não foi o primeiro veículo produzido em série no país. Se menos de cinco meses antes deixara a linha de montagem o minicarro Romi-Isetta, ainda mais marcante foi o início da nacionalização de caminhões e chassis de ônibus pesados, em 1949, pela Fábrica Nacional de Motores – a hoje mítica Fenemê. Outras iniciativas ocorreram no país antes disso, ainda que de fôlego curto, dada a incipiência e fragilidade da estrutura industrial brasileira ao longo de toda a primeira metade do século XX.
Outro importante participante desta história – e muito mais antigo – foi o pequeno fabricante de carrocerias, existente em grande número desde as primeiras décadas do século, atividade simbolicamente representada pela firma Luiz Grassi & Irmão, fundada em 1904, em São Paulo, que três anos depois montou o primeiro automóvel Fiat chegado ao país com carroceria de projeto próprio e pouco depois construiu nossas primeiras carrocerias de ônibus.
A indústria automobilística brasileira, portanto, representa muito mais do que as duas dezenas e meia de grandes fabricantes associadas à Anfavea, com seus carros, caminhões e máquinas agrícolas. O universo automobilístico sempre foi infinitamente maior, compreendendo desde esportivos de pequena série, buggies, cabines-duplas e carros de competição, até triciclos motorizados, equipamentos de construção e veículos militares, sem nos esquecermos das criações individuais de “inventores” e artesãos independentes, instituições de pesquisa e ensino.
Neste vasto universo, todas as regiões do país têm seus representantes. Como ressaltamos anos atrás em nossa apresentação,
“é significativo que o site tenha início pela marca Abais, um buggy fabricado em Sergipe, e se encerre pelas carrocerias tipo Zepelim, construídas artesanalmente no Pará no início dos anos 50. Entre A e Z, toda a alma brasileira está presente: criatividade de formas, concepção técnica avançada, desenho rebuscado, negócios bem sucedidos; mas também projetos toscos, amadorismo empresarial, irrealismo e fragilidade administrativa. Em meio a toda essa ebulição criativa, muitos projetos de grandes fabricantes mundiais foram programados e não concretizados. Como a história de um país não se faz só de sucessos, todos esses atores estarão presentes nas páginas seguintes.”
Poucos trabalhos de fôlego foram escritos no Brasil sobre o tema, ainda assim sempre limitados à trajetória de automóveis de grandes marcas e uns poucos ícones do passado. Inspirados pela festa do cinquentenário e pela ânsia de melhor conhecer a face “invisível” deste setor tão vasto, foi que nasceu nossa decisão de consolidar o mundo de informações dispersas disponíveis, desvendar parte de seus “segredos” e, a partir daí, desenhar o retrato mais completo possível desta rica história.
A gênese de LEXICAR
Desde o início foi nosso projeto a criação de um Catálogo físico, impresso, uma obra de referência ilustrada – como existem inúmeras sobre o tema no exterior, porém nenhuma no Brasil. Tínhamos por objetivo retratar a produção automobilística do país “das origens a nossos dias“, apresentando os fabricantes por ordem alfabética e comentando – e ilustrando – todos os modelos produzidos ao longo do período.
O rol deveria abranger todo o vasto leque de veículos autopropelidos terrestres sobre pneus, com três ou mais rodas, produzidos ao longo de 100 anos, entre 1907 (ano-marco da primeira carroceria Grassi) e 2007 – carros, caminhões, ônibus, tratores, máquinas rodoviárias e de construção, veículos militares, transformados, triciclos e quadriciclos, veículos de competição e experimentais, elétricos ou a combustão. Alguns assuntos seriam tratados ao abrigo de verbetes gerais, tais como “Design Brasileiro”, “Exército”, “Fabricação Própria”, “Pioneiros” e “Universidades”.
A empreitada – pretensiosa, reconhecemos – teve início em 2007. Após cinco anos dedicados em horário integral à pesquisa, tratamento de imagens e redação, a obra pode ser dada por terminada. Devidamente diagramada e impressa em três exemplares (para demonstração), resultou em quatro volumes, 1.132 páginas, 1.236 verbetes e cerca de 5.400 imagens. Foi registrada na Biblioteca Nacional sob o título A Produção Automotiva Brasileira: um Catálogo Geral e o subtítulo Cem Anos de História: da Fundação da Grassi aos Lançamentos do Século XXI.
O anos de 2012 e 2013 foram dedicados à busca de caminhos para viabilizar este sonho, sem colhermos qualquer fruto: apesar do entusiasmado apoio dos muitos jornalistas especializados que tiveram acesso ao projeto, o exaustivo trabalho não encontrou editora disposta a publicá-lo, a menos que fornecidos (por nós ou por patrocinadores) recursos integrais para o custeio da impressão e distribuição.
Um Catálogo em formato virtual
Naturalmente nos recusamos a ser vencidos pela ditadura do “mercado”. Apesar da grande frustração de não podermos oferecer nossa obra em livro – ter algo que pudesse ser sentido pelo tato, ser magicamente folheado, que emanasse cheiro de papel e tinta -, encaramos a realidade e mudamos radicalmente de rumo: iniciamos 2014 decididos a criar um portal virtual gratuito, sem fins comerciais – ou seja, simultaneamente ao alcance de todos e sem poluição visual e material publicitário agressivamente se sobrepondo ao conteúdo do site. Assim nasceu LEXICAR BRASIL.
Em abril de 2014 demos início à transformação do texto e imagens em conteúdo virtual. Em 1o de outubro publicamos na rede a primeira parte do portal, correspondendo às então 310 páginas iniciadas pelas letras A, B e C (hoje são 386). Em 1o de novembro de 2015, exatamente 13 meses depois, o conteúdo básico de LEXICAR foi concluído e oficialmente implantado.
Nosso portal é, portanto, a versão virtual dos quatro volumes do “Catálogo Geral”. Nos perdoem o chavão, mas “há males que vem para bem”… Já na fase embrionária de discussão do projeto com designers e programadores, percebemos quatro importantes ganhos que a solução virtual nos proporcionaria frente à publicação em papel: abertura para a colaborações de leitores, rapidez na correção de erros e omissões, possibilidade de inclusão de muito maior número de imagens e, principalmente, viabilidade de manter o conteúdo perfeitamente atualizado – nos quatro casos, ações praticamente impossíveis de ocorrerem na obra impressa.
A prática destes cinco anos veio reafirmar todas essas vantagens. A evolução do conteúdo e abrangência do portal demonstra isso.
Alguns números
atualização: LEXICAR é atualizado a cada dois meses, momento em que são anunciadas todas as novidades e registrados todos os fatos marcantes ocorridos no período; novas imagens são adicionadas e efetuadas eventuais correções; desde maio de 2016 publicamos, a cada atualização, um relatório identificando (1) novas páginas eventualmente criadas, (2) lançamentos realizados, (3) novas fotos introduzidas, identificadas uma a uma e (4) lista nominal dos colaboradores do período; você pode estar seguro, portanto, que a edição de LEXICAR que recebe hoje informa sobre tudo que ocorreu no setor até 15 de novembro de 2020, dia em que iniciamos a atualização bimestral.
colaboradores: foram muitas centenas as contribuições que recebemos de nossos seguidores, quer alertando para incorreções, quer informando sobre marcas desconhecidas ou fornecendo novas fotografias; todos eles são identificados como fonte; a cada nova edição do portal uma dezena de internautas enriquece seu conteúdo.
quantidade de páginas: concluído no final de 2011, o Catálogo em quatro volumes trazia 1.236 entradas (equivalente ao número de páginas de fabricantes, projetistas e construtores); em novembro de 2015, ao ser oficialmente implantado, LEXICAR atingia 1.386 páginas; hoje, cinco anos depois, chegamos a 1.566 – 13% a mais sobre 2015 e 27% sobre 2011.
quantidade de imagens: eram mais de 5.400 as fotografias mostradas no Catálogo; ao ser lançado – pelo simples fato da facilidade de publicação virtual de imagens – o portal trouxe mais de 10.000 fotos; a edição de hoje totaliza exatamente 14.517 – 45% a mais do que em 2015 (aqui computadas apenas aquelas publicadas nas galerias das diversas páginas).
diversidade do universo: cada página publicada espelha a importância e o nível de conhecimento e de informações que se dispõe do fabricante; as páginas de LEXICAR contêm desde longos e exaustivos textos monográficos até pequenas notas de duas ou três linhas, limitadas pela carência quase total de dados disponíveis; também a quantidade de imagens publicadas demonstra a extrema diversidade deste universo: enquanto que páginas de marcas efêmeras trazem uma ou duas fotos (e de muitas delas não se conhece sequer uma imagem), 23 páginas trazem mais de 100 fotos cada – quatro delas mais de 400 (Chevrolet, Caio, Marcopolo e Volkswagen); de qualquer forma, as “notinhas de duas linhas” não são desprezíveis, já que permitem dar vida a inúmeros pequenos fabricantes desconhecidos espalhados pelo pais, que sem elas talvez fossem definitivamente esquecidos.
subcategorias: em 2015, dentre as 35 subcategorias consideradas no portal, foram estas as maiores ocorrências: Fábricas em projeto ou não implantadas (105), Automóveis de pequenas séries (78 marcas), Réplicas (79), Buggies (173), Transformação de picapes em cabines-duplas e caminhonetes (88), Carrocerias de ônibus (100), Máquinas agrícolas (135), Máquinas de construção (93) e Carros de Competição (87); cinco anos depois todas as quantidades aumentaram, com destaque para Réplicas (100), Buggies (189) e Máquinas de construção (111).
visitantes: desde sua implantação, páginas de LEXICAR foram consultadas mais de 6.500.000 vezes; ao longo de 2020 (até 30 de novembro) foram 407.862 visitantes (13,5% deles usuários habituais) e mais de 1.292.000 consultas; LEXICAR também provoca interesse no exterior: embora 95% dos visitantes residam no Brasil, somente em 2020 o portal foi consultado pelo menos uma vez por internautas de 164 países; 34 nações já nos visitaram mais de cem vezes este ano, cinco das quais mais de mil (EUA, Argentina, Alemanha, Portugal e Paraguai, nesta ordem).
Prestar homenagem ao imenso esforço criador da Nação, esta é a meta de LEXICAR.
Acreditamos estar prontos para os próximos cinco anos. Contamos com vocês em nosso 10o aniversário!