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COROLLA CROSS

Toyota lança seu primeiro SUV nacional

abril 2021

A Toyota demorou a ter seu primeiro utilitário esportivo produzido no Brasil, mas não fez por menos: apresentou um modelo médio, da categoria do líder de mercado Jeep Compass, em quatro versões de acabamento e duas de motorização, uma delas híbrida. A fabricação teve início em março, na planta de Sorocaba.

Lançado mundialmente em 2020, na Tailândia, o Cross foi desenvolvido a partir da plataforma do sedã Corolla. Tem tração dianteira, câmbio automático de variação contínua com dez marchas simuladas, suspensão dianteira McPherson e (diferentemente do sedã) traseira com eixo de torção e molas helicoidais, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, freio de estacionamento acionado por pedal e direção com assistência elétrica. Não há opção 4×4.

Os trens de força são idênticos aos do sedã: das quatro versões, duas (XR e XRE) têm motor flex de quatro cilindros, 1.985 cm3 e 169/177 cv; as duas outras (XRV e XRX) vem com sistema híbrido, composto por motor flex a combustão de quatro cilindros, 1.798 cm3 e 98/101 cv, dois motores elétricos com potência equivalente de 72 cv cada e bateria de níquel-hidreto metálico, montada sob o assento traseiro.

A carroceria tem cinco portas, 4,46 m de comprimento e bagageiro com 440 litros de capacidade; a distância entre eixos é de 2,64m. Pequenos detalhes diferenciam externamente as versões híbridas das duas outras: moldura da grade na cor prata, barra acompanhando a linha superior das janelas laterais com acabamento cromado e logotipos e filete nos faróis em azul “elétrico”, além do termo Hybrid aposto na traseira e laterais.

Painel de instrumentos e acabamento interno são semelhantes aos do sedã Corolla. Toda a linha está equipada com sete airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e um para os joelhos do condutor). A garantia difere, se para pessoas físicas ou jurídicas, sendo, respectivamente, de cinco anos sem limite de quilometragem e cinco anos ou cem mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Bateria e componentes elétricos têm garantia de oito anos.

 

Corolla Cross; à direita, uma das versões híbridas.

 

É o seguinte o conteúdo de cada versão:

Cross XR: ar-condicionado com saída para o assento traseiro, banco traseiro bipartido 60-40, computador de bordo com tela de 4,2″, central de áudio com tela de 8″sensível ao toque, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, volante de couro com regulagem de altura e profundidade, controles de áudio e computador de bordo no volante, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, “trio elétrico”, acendimento automático dos faróis com ajuste elétrico de altura, faróis halógenos, faróis de neblina e luzes diurnas de leds, limpador traseiro com esguicho e temporizador, barras para rack no teto, antena tipo barbatana de tubarão e rodas de liga de 17″.

Cross XRE: adiciona chave presencial, partida do motor por botão, borboletas para mudança de marchas no volante , controle de velocidade  de cruzeiro, banco traseiro com apoia-braço dotado de porta-copos, sensor de chuva, faróis e lanternas traseiras de leds, bancos parcialmente revestidos de couro e rodas de 18″.

XRV Hybrid: como XRE (sem as borboletas para troca de marchas no volante), mais retrovisores externos com rebatimento, mudança automática do facho dos faróis, sensor dianteiro de estacionamento, alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de ponto cego, aviso de desvio de faixa, controle de distância à frente com alerta de colisão e frenagem autônoma.

XRX Hybrid: como XRV, adicionando ar-condicionado automático de duas zonas, quadro de instrumentos exclusivo com tela colorida, computador de bordo com tela de 7″, banco do motorista com regulagem elétrica, revestimento interno em bege, teto solar elétrico e rodas escurecidas.

 

 

 

 





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NOVO KICKS

Nissan renova seu líder de vendas


No último 25 de fevereiro o pequeno utilitário esportivo Kicks chegou à segunda geração. A apresentação oficial (virtual) do novo carro foi precedida por inédito show noturno nos céus da cidade de São Paulo. Iniciado às 19h30, foi organizado por equipe especializada trazida da França, que comandou uma “frota” de 400 drones luminosos que, por dez minutos, ao som de DJ’s, evoluiu a 120 metros de altura sobre o Jockey Club da cidade.

Ao mesmo preço da versão anterior, a pré-venda foi imediatamente iniciada pela Loja Vitual da Nissan. Os primeiros carros seriam entregues às concessionárias na segunda quinzena de março.

O novo Kicks mudou visualmente e ganhou conteúdo. Plataforma e corpo central do carro (sua estrutura monobloco) foram mantidos inalterados, e com eles o conjunto mecânico, portas, para-brisas, janelas laterais e tampa traseira. A parte dianteira foi quase que totalmente mudada, com para-choque, grade e faróis redesenhados. Na traseira também são novos o para-choque e a barra plástica central refletora unindo as duas lanternas.

Com pequenos ajustes, a mecânica continuou a mesma: motor 1.6 de quatro cilindros, 16 válvulas e 114 cv, câmbio manual de cinco marchas (na versão de entrada) ou continuamente variável CVT, suspensão McPherson na frente e por barra de torção atrás, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor com ABS e direção com assistência elétrica. O coletor do motor foi redesenhado, reduzindo a altura do conjunto e permitindo rebaixar o capô. Ajustes no eixo traseiro e na caixa de direção deram respostas mais diretas ao volante,  maior firmeza à suspensão e melhoraram a estabilidade. Novos pneus aumentaram a aderência em pista molhada e frenagens de emergência.

Internamente, as versões superiores ganharam novo sistema multimídia com tela de 8″ sensível ao toque, sistema de som Bose (único no segmento) com oito  alto-falantes, dois deles no apoio de cabeça do motorista, e painel de instrumentos com tela de 7″ e mostradores configuráveis.

O painel oferece 12 funcionalidades, dentre elas Alerta de Colisão Frontal com assistente de frenagem, Detector de Objetos em Movimento, Visão 360o (com quatro câmeras externas – dianteira, traseira e nos dois retrovisores), Monitoramento de Ponto Cego e sensor de estacionamento. Novos itens de segurança são o Alerta de Tráfego Cruzado (com alcance de 20 metros, prevenindo colisões e atropelamentos em manobras de ré), alerta de mudança de faixa e acendimento automático dos faróis com ajuste de altura e intensidade – os dois últimos também inéditos no segmento.

Como novos itens de conforto, a Nissan ressalta a redução no ruído interno em até 35%, chave presencial, ignição sem uso de chave e bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero (nas palavras do fabricante, são assentos com posição mais relaxada, projetados com base em tecnologia desenvolvida pela NASA que, “utilizando um novo formato articulado, com o apoio contínuo da pélvis ao tórax (…), ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor fadiga“).

 

Novo Nissan Kicks Exclusive.

 

O novo Kicks chegou em três versões, com nova nomenclatura: Sense, no lugar da anterior S; Advance, substituindo SV; e Exclusive, ocupando o lugar da SL. Também são três as opções de acabamento interno: totalmente preto, Macchiato e cinza com preto, as duas últimas somente para algumas cores externas. É o seguinte o conteúdo principal de cada versão:

Sense com câmbio manual: a versão de entrada já traz, de série, seis airbags (duplos frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, volante com regulagem de altura e profundidade, comandos de áudio e telefone no volante, bancos em tecido, bancos dianteiros Gravidade Zero, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível 60/40, trio elétrico (retrovisores, vidros e travamento das portas), desembaçador do vidro traseiro, porta-malas com iluminação interna, rack longitudinal no teto, antena tipo barbatana de tubarão, lanternas traseiras e luzes de freio de leds, maçanetas externas na cor do veículo e rodas de aço de 16″.

Sense com câmbio CVT: adiciona sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, controle de velocidade no volante, luzes de condução diurna e rodas de liga de 16″.

Advance CVT: inclui banco com revestimento sintético, chave presencial, controle do computador de bordo no volante, ignição por botão, fechamento dos vidros à distância, sistema multimídia com tela de 8″, painel multifuncional com tela de 7″, luzes de posição (de leds) nos retrovisores, faixa decorativa externa no rodapé das portas, rodas de liga de 17″.

Exclusive CVT: os itens anteriores, mais ar-condicionado digital, apoia-braço dianteiro, Detector de Objetos em Movimento, Visão 360o, faróis dianteiros e de neblina de leds, maçanetas externas cromadas, rebatimento automático dos retrovisores externos e sistema de som BOSE.

Por R$ 3.500 pode-se adquirir o conjunto Pack Tech, composto por sistemas de acendimento automático dos faróis com ajuste de altura e intensidade, Alerta de Colisão Frontal com assistente de frenagem, alerta de mudança de faixa, Alerta de Tráfego Cruzado e Monitoramento de Ponto Cego.

Sensor dianteiro de estacionamento, retrovisores rebatíveis em marcha a ré, barra cromada acima da placa de licença traseira, soleira de portas e tapetes para todo o assoalho serão vendidos como acessórios. Permanece a opção de pintura bicolor.

 

Novo Kicks Advance.

 

 

 





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