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NOVIDADES RENAULT 2023

Kwid, Oroch e Master atualizados

maio 2022

RENAULT KWID

Segundo pesquisas da Renault, 50% dos compradores do Kwid eram donos de um carro usado ou seminovo, e outros 23% não possuíam nenhum automóvel. Teria o Kwid – o SUV dos Compactos, como anuncia o fabricante, ocupado o posto de “primeiro carro ‘zero’ dos brasileiros”?

Em janeiro o pequeno carro chegou à geração 2023 com design renovado, especialmente na dianteira, onde são novos os faróis (com barras longitudinais de led), as lanternas, grade e para-choque. As mudanças na traseira foram mais discretas, resumindo-se ao novo layout das lentes das lanternas em led e na fixação de placas refletoras na face posterior dos para-lamas. Pintura bicolor é item de série para a versão superior.

A suspensão foi levemente elevada, liberando ½ cm para a distância do solo (agora 185 mm) e aumentando um pouco os ângulos de entrada e saída, que passaram a 24,1 e 41,70. Seu porta-malas, tido como o maior da categoria, com 290 l, tem a capacidade aumentada para 1.100 l com o encosto traseiro rebatido.

A cabine ganhou novos acabamentos, painel de instrumentos com mostradores em led e nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8”. Como novos itens de segurança e economia, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e sistema Start & Stop passam a ser de série em todas as versões.

Recalibrado e dotado de nova central eletrônica, o motor 1.0 de três cilindros ganhou torque e leve aumento a potência (de 66/70 cv para 68/71 cv). No restante, a mecânica permanece inalterada, inclusive o câmbio manual de cinco marchas e os freios a disco (ventilados) somente na dianteira.

Três são as versões oferecidas – Zen, Intense e Outsider -, diferenciando-se a última pelas barras de teto e pelas placas protetoras na cor cinza sob os dois para-choques. Zen traz maçanetas das portas na cor preta e lanternas traseiras da geração anterior.

É o seguinte o conteúdo de cada versão:

Zen: quatro airbags (dois frontais e dois laterais), direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rádio, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema Start & Stop, monitoramento de pressão dos pneus, desembaçador e limpador do vidro traseiro, computador de bordo, rádio, travas das portas e vidros dianteiros elétricos, abertura interna do porta-malas e rodas de aço de 14” com calotas na cor cinza.

Intense agrega maçanetas das portas na cor da carroceria, retrovisores em preto brilhante, calotas bitom, lanternas em led, retrovisores elétricos, câmera de ré, central multimídia com tela de 8”, abertura do porta-malas à distância e chave tipo canivete. Rodas de liga de 14” e teto preto são opcionais.

A versão superior Outsider, por fim, inclui apliques de proteção nas portas (área simplesmente pintada de preto nas versões iniciais), barras de teto, proteção na cor cinza sob os para-choques, rodas de liga de 14” e bancos com detalhes na cor verde.

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Renault Kwid Outsider

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RENAULT OROCH

Três meses depois foi a vez da picape cabine-dupla Oroch que, da mesma forma que os irmãos, chegou com estilo renovado, novo motor e mais conteúdo.

Na dianteira, mudaram grade e para-choque dianteiro, aumentando o ângulo de entrada para 27,60. Também são novos santantônio, barras no teto, rodas e grafia do nome do modelo na tampa da caçamba; as lanternas traseiras não mudaram, porém receberam acabamento fumê.

A picape chegou em três novas versões: PRO, Intense e Outsider, as duas primeiras equipadas com o tradicional motor 1.6 aspirado de 118/120 cv acoplado a nova caixa manual de seis marchas. A versão superior Outsider estreia na linha o 1.3 turbo flex com injeção direta de 170 cv (importado da Espanha e já utilizado por Captur e Duster Iconic) associado a transmissão automática CVT, com possibilidade de troca manual de marchas através de borboletas no volante. Oroch PRO tem capacidade para até 680 kg de carga, limitada para 650 kg no Outsider.

Visando reduzir consumo e otimizar desempenho, especialmente em arrancadas e retomadas, o projeto de ambos os câmbios foi revisto. As demais características técnicas do carro foram mantidas, inclusive a excelente suspensão totalmente independente, McPherson na frente e multibraço atrás.

O interior da cabine foi totalmente renovado, do painel e volante aos acabamentos. O quadro de instrumentos traz velocímetro digital e novo desenho. As três versões receberam de série controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento. Somente a superior Outsider, contudo, teve direito a itens de conforto menos básicos, tais como ar-condicionado digital, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

Desde a versão de entrada PRO, o carro traz airbag duplo, ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica e regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema anti-capotamento, sistema Start & Stop, protetor de caçamba, para-choques pretos, rodas de aço, pneus de uso misto e alarme.

A versão intermediária Intense inclui computador de bordo, central multimídia com tela de 8” em posição elevada, faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores elétricos, sensor de ré, apoio de braço para o motorista, barras de teto, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, para-choques da cor da carroceria e rodas de liga de 16”.

Por fim, a versão top Outsider, que traz grade com detalhes cromados, vem com ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, faróis de milha auxiliares, câmera de ré, grade no vidro traseiro, alargadores de para-lamas, adesivos decorativos nas laterais e bancos com revestimento especial.

A rede de concessionárias oferece quatro kits de acessórios originais para aplicação em qualquer versão: Kit Robustez (tapete de borracha, capota marítima e santantônio), Kit Segurança (frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré), Kit Praticidade (estribo, espelho rebatível, iluminação de caçamba e engate para reboque) e Kit Aventura (carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução).

Em tempo: o prenome Duster deixou de ser utilizado pelo Oroch.

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Reanault Oroch Outsider.

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RENAULT MASTER

Há oito anos líder nacional no segmento de furgões grandes, uma semana após o novo Kwid, foi lançada a linha 2023 de veículos comerciais Master, com mudanças estéticas, mecânicas e de conteúdo.

Grade, faróis com luz diurna de led, para-choque e capô foram redesenhados. Mais ergonômica, a cabine recebeu novo volante multifuncional, novo quadro de instrumentos com tela de 3,5” para o computador de bordo e sistema multimídia opcional com tela de 7”.

Vários itens de segurança ativa passaram a ser de série em todas as versões: controles de estabilidade e tração ESP, assistente de partida em rampa, sistema anti-capotamento, sistema estabilizador de ventos laterais, controle adaptativo de carga, assistente de tração de reboque (os três últimos associados ao ESP), assistente de partida em pisos de baixa aderência e auxílio em situação de frenagem de emergência.

O veículo vem equipado com motor 2.3 diesel turbo de quatro cilindros de nova geração. Graças, entre outras inovações, a novo cabeçote, sistema de injeção de alta pressão, maior capacidade do sistema de resfriamento, coletor de admissão redesenhado e componentes internos com menor atrito, o motor ficou até 30% mais econômico, teve o torque aumentado em 16% e ganhou 6cv em potência, passando a 136 cv.

A linha compreende modelos furgão, chassi-cabine, Vitré (com vidros laterais e salão vazio) e Minibus (16 lugares, assentos reclináveis, ar-condicionado e bagageiro com 1,0 m3). São três as opções de comprimento e duas as de altura do teto, as maiores alcançando até 13 m3 de capacidade de carga.

Além dos sistemas de segurança acima listados, são itens de série da versão chassi-cabine: airbag duplo, ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de profundidade e altura, direção com regulagem em profundidade e assistência elétrica e retrovisores, travas e vidros elétricos. As três opções de furgão (L1 H1, Gran Furgão L2 H2 e Extra Furgão L3 H3) também agregam ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga; na versão Vitré, o ar-condicionado vem com saídas para o compartimento traseiro. Minibus Executive vem com tacógrafo e bancos reclináveis com cinto de segurança para 15 passageiros e motorista.

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Furgão Renault Master.

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NOVO JEEP RENEGADE

Primeira renovação do SUV líder de mercado


Um carro vencedor. Há seis anos líder absoluto do mercado brasileiro de utilitários esportivos e terceiro automóvel mais vendido no país em 2021, o Renegade passa por sua segunda atualização estética desde o lançamento, em 2016, desta vez também trazendo importante alteração mecânica.

O carro teve as primeiras imagens divulgadas em 10 de janeiro e já nos primeiros dias de fevereiro foi revelado em todos os detalhes. Além de algumas mudanças visuais e de conteúdo, o modelo trouxe como principal novidade a utilização de novo motor – o turbo flex de quatro cilindros, 1.332 cm3, 16 válvulas e 180/185 cv já aplicado à picape Fiat Toro e aos irmãos Compass e Commander.

A troca coincide com a entrada em vigor, no início do ano, de normas de controle ambiental mais rígidas, que inviabilizaram a permanência em linha tanto da antiga unidade 1.8 flex como da 2.0 turbodiesel. (Dada a reduzida demanda pelo diesel – 8% do total vendido em 2021 -, a opção deixa definitivamente de ser oferecida.) Desta forma, pela primeira vez se verá um Renegade flex com tração integral e câmbio automático de nove marchas, antes restritos à versão diesel. O 4×2 permanece com o antigo câmbio automático de seis marchas. Todos mantêm a tradicional suspensão independente McPherson nos dois eixos, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica.

A linha passou a ser composta por quatro versões – duas com tração dianteira (Sport e Longitude) e duas 4×4 (Série S e Trailhawk) -, todas flex. Vocacionado para uso fora-de-estrada e com suspensão elevada, a versão top Trailhawk chega a 30o de ângulo de ataque e 32o de saída. Externamente, são novos a grade (mais baixa em altura), para-choques, faróis (seu perímetro pisca ao se acionar a seta), lanternas dianteiras e traseiras, retrovisores e rodas de liga, inéditas e diferentes para cada versão. No interior, o carro ganhou o volante do Compass, painel digital (o mesmo já utilizado em outros carros do grupo Stellantis), novos revestimentos e apoia-braço central com porta-copos.

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Jeep Renegade Sport.

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Vem bastante bem equipado desde a versão de entrada, inclusive com diversos sistemas de segurança e de auxílio ao condutor. É o seguinte o conteúdo de série:

Sport (4×2): câmbio automático de seis marchas, seis airbags, ar-condicionado, central multimídia com tela de 7”, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, piloto automático, limitador de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, dois modos de condução (Auto e Sport), Traction Control + (transferência do torque para a roda que apresente melhor aderência), câmera de ré, sistema start-stop, faróis de leds e rodas de liga de 17”.

Longitude (4×2) agrega ar-condicionado digital de duas zonas, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8,4”, faróis de neblina em leds, borboleta para troca de marchas no volante, bancos revestidos em couro negro, carregador de celular por indução e rodas de liga de 18”.

Série S (4×4) traz ainda câmbio automático de nove marchas, sete airbags, abertura das portas sem chave, comutação automática do farol alto, quatro modos de condução (Auto, Sport, Snow e Sand/Mud), sensores crepuscular e de chuva, partida do motor por botão, assistente de estacionamento, sensor de pontos cegos, detector de tráfego traseiro, controle de velocidade em descidas, bloqueio do diferencial traseiro, revestimento interno do teto em preto e rodas de liga de 19”.

Trailhawk (4×4) traz os mesmos itens, mais função Rock no seletor de modos de condução, suspensão elevada, proteção inferior para carter, cardã e câmbio, pneus de uso misto, acessórios off-road, revestimento com costuras vermelhas e rodas de liga 17” com acabamento diamantado.

Teto solar elétrico panorâmico é oferecido como opcional para as duas versões 4×4 e bancos de couro marrom a partir da Longitude.

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Jeep Renegade Longitude.

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