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VW VIRTUS 2023

Para ocupar o lugar do Voyage, mas não só...

abril 2023

Sedã Virtus passa, a um só tempo, por sua primeira revisão visual e pelo reposicionamento na linha VW. Com a aposentadoria do Gol, depois de 42 anos de extremo sucesso, também morreram seus derivados – dentre os quais o sedã Voyage, uma das opções de mercado preferidas pelos frotistas. Foi com objetivo de tomar o lugar do primo mais velho que, além de retocar o estilo, a Volkswagen também passou a oferecer o Virtus com motor 1.0.

O novo sedã foi apresentado em cinco versões: 170 TSI (com motor 1.0 turbo de 109/116 cv, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis e freios a disco somente nas rodas da frente), 200 TSI Comfortline e Highline (1.0 turbo de 116/128 cv e câmbio automático de seis marchas) e 250 TSI Exclusive, a única com motor 1.4 turbo e 150 cv (a ser comercializada a partir do segundo semestre).

Trazendo acabamento sofisticado e conteúdo mais completo, a versão Exclusive busca alcançar outra faixa de clientes – aqueles que preferem sedãs de maior porte. Apostando no luxo em lugar da esportividade, substitui o antigo GTS. Visualmente difere das demais pelas rodas de 18″, pelo pequeno spoiler traseiro e pelos retrovisores na cor cinza.

Mais longo 6,9 cm, esteticamente o novo Virtus mudou nos para-choques, grade, faróis, capô, lente das lanternas traseiras e rodas; o nome Virtus foi deslocado para abaixo da placa de licença. Internamente são novos revestimento e bancos (em couro sintético a partir da versão Comfortline), volante (do Nivus), alavanca de câmbio com pomo iluminado e carregador de celular por indução. As versões com câmbio automático passam a vir, de série, com controle de cruzeiro e frenagem autônoma de emergência. O porta-malas permanece com 521 litros de volume útil.

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O novo Virtus nas versões Exclusive (à esquerda) e Highline.

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É o seguinte o conteúdo de cada versão:

170 TSI Manual: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), ar-condicionado, carregador de celular por indução, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional, quadro de instrumentos digital de 8″, piloto automático com controle de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, vidros e retrovisores elétricos, sensor de pressão dos pneus, faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras de leds, travamento elétrico das portas, porta-malas e tampa de combustível e rodas de liga de 15″.

170 TSI Automático: inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start-stop, volante revestido em couro, retrovisor direito rebatível e apoia-braço central.

200 TSI Comfortline: agrega freios a disco na traseira, ar-condicionado digital, chave presencial, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro sintético, câmera de ré, faróis de neblina de leds e rodas de liga de 16″.

200 TSI Highline: quadro de instrumentos digital configurável de 10,25″, central multimídia com tela de 10,1″, acionamento automático dos limpadores de para-brisa e faróis, retrovisores externos rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, detector de fadiga e rodas de liga de 17″.

250 TSI Exclusive: acrescenta seletor de modo de condução, acabamento exclusivo, spoiler traseiro e rodas de 18″.

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ABARTH PULSE

Stellantis traz sua marca histórica para o país

dezembro 2022

Tradicional preparadora italiana de carros de competição, a Abarth & C. foi criada em 1949 por Carlo Abarth, que no imediato pós-guerra se associara a Ferry Porsche (filho de Ferdinand Porsche) na construção de um carro para Fórmula 1 com a firma Cisitalia. Diante do fabricante em crise e prestes a entrar em concordata Carlo iniciou carreira solo, que se revelaria riquíssima, tendo suas criações conquistado mais de uma centena de recordes, diversos deles mundiais. Em 1971 a firma foi adquirida pela Fiat, porém permanecendo como marca independente e com administração autônoma.

Em março de 2022 a Stellantis anunciou a decisão de introduzir a marca no mercado brasileiro, escolhendo como base o Fiat Pulse, seu primeiro utilitário esportivo nacional, lançado em outubro do ano anterior. O exterior do novo Abarth foi revelado ao país no mesmo mês, em rede nacional, na abertura do reality show Big Brother Brasil 2022. Em agosto, ainda ser ter reveladas imagens do interior nem detalhes técnicos, desfilou como carro-madrinha de provas de Fórmula 4 no Autódromo de Interlagos.

Totalmente desenvolvido no Brasil, em novembro foi por fim oficialmente lançado. Anunciado como “o primeiro SUV da marca no mundo“, trouxe a mesma carroceria do Pulse, acompanhada dos adereços típicos utilizados para caracterizar carros esportivos: grade, rodas e para-choques especiais, ausência completa de cromados, faixas decorativas e muitos detalhes em preto e vermelho, escapamento duplo. Assumindo-se como marca independente, dispensou o nome Fiat, aparecendo o logotipo do escorpião na grade e nas laterais e a palavra Abarth, em caixa alta, na tampa traseira.

Para cumprir o apelo esportivo, o carro veio com novo motor turbo flex de quatro cilindros em linha, 1.332 cm3, 16 válvulas, injeção eletrônica e 180/185 cv acoplado a câmbio automático de seis marchas. Elementos mecânicos foram recalibrados, porém nada mudaram na arquitetura, permanecendo a suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás (embora mais firme e com outra geometria na dianteira), os freios a discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira (redimensionados) e a direção com assistência elétrica (mais direta). Três foram os modos de condução disponibilizados: Normal (automático), Manual e Poison (esportivo).

Todo negro, o interior chegou com detalhes em vermelho e o símbolo do escorpião presente em 13 diferentes pontos. Equipado com bancos e volante de couro “ecológico”, será comercializado em uma só versão, completa e sem opcionais. Dentre os itens de série estão: quatro airbags (frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiro), painel de instrumentos digital de 7″, central multimídia de 10,1″ com plataforma de serviços com mais de 30 funções, ar-condicionado automático digital, partida por botão, faróis e lanternas de leds, faróis de neblina, comutação automática dos faróis, sensor de estacionamento, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, borboletas para troca de marchas no volante, carregador de celular por indução, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, antena tipo barbatana de tubarão e rodas de liga de 17″.

Para valorizar a nova marca a Stellantis decidiu preparar 60 concessionárias Fiat para representá-la e prestar assistência técnica, todas identificadas com o característico logotipo do escorpião e com espaço interno próprio (Abarth Corner), 48 deles já estando em operação.

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Abarth Pulse.

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