O QUE CHEGARÁ EM NOVEMBRO?
A cada mês uma nova letra
setembro 2014
Hoje, 1 de outubro de 2014, estreia LEXICAR BRASIL com o lançamento das páginas de todas as marcas iniciadas pelas letras A, B e C.
A enorme quantidade de material a ser manipulado – texto e imagem – não nos permitiu lançar todo o conteúdo disponível de uma só vez. A ansiedade em disponibilizar o resultado – ainda que parcial – de uma tarefa à qual viemos nos dedicando há anos fez sua parte e nos levou a decidir por esta solução de compromisso: considerar LEXICAR BRASIL um site em desenvolvimento e a cada mês agregar uma ou mais novas letras ao conteúdo já publicado. De repente, teremos chegado à letra Z…
No mês de novembro postaremos todas as marcas iniciadas pela letra D.
Serão 47 entradas, e os mais diversos tipos de veículos estarão representados – de buggies e carrocerias de ônibus a rolos compressores e escavadeiras hidráulicas pesadas.
Haverá uma página sobre Design Brasileiro, contando um pouco sobre a gênese do nosso estilismo, a introdução dos cursos superiores especializados em desenho industrial e a difusão do talento de nossos projetistas pelos ateliês das grandes fábricas no exterior. Serão mostradas duas dezenas de criações, a maior parte delas da última década, quando o desenho virtual passou a dominar os escritórios de projeto.
D é também a inicial de Dacon, a empresa paulistana de Paulo Goulart que produziu grande número de modelos exclusivos, diversos deles saídos da prancheta criativa de Anísio Campos.
D é, sobretudo, a primeira letra de DKW – o primeiro automóvel brasileiro, de vida relativamente curta, mas intensa. Ele e seu valente motor de três cilindros e dois tempos foram a escola prática de toda uma geração de pilotos, ídolos das pistas dos anos 60 e 70. Foi da DKW que saiu o mais original jipe até hoje fabricado no país – o Candango. Foi com sua mecânica que foi construído o Carcará, recordista sul-americano de velocidade em linha reta. Finalmente, foi de um seu descendente direto – o lindo DKW Malzoni – que nasceu um dos poucos automóveis brasileiros que galgaram a condição de mitos: o primeiro Puma.
Mas isto será assunto para daqui a alguns meses, ao chegarmos à letra P…