Na grande festa do automóvel, poucas novidades nacionais
Porsche, Jaguar, Audi, Mercedes-Benz. Land Rover, Mustang, Camaro. Elétricos japoneses e franceses, esportivos italianos e alemães. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abriu as portas e nele a indústria mundial esbanja potência, luxo, tecnologia e inovação. Mas LEXICARBRASIL se dedica ao automóvel brasileiro, e é dele que vamos tratar.
A indústria nacional também brilha no show, com os stands maiores e mais centrais, seus enormes painéis luminosos com muita cor e movimento, suas recepcionistas jovens e elegantes. Mas com poucas novidades.
Esta é uma festa, aliás, reservada para os grandes. Pela primeira vez o Salão não abriga sequer um pequeno fabricante, qualquer produtor independente, nenhum fora-de-série, nenhum buggy ou protótipo esportivo – apagando uma tradição que vem da primeira edição da feira, nos idos de 1960.
Sem lançamentos de vulto a expor, este ano a indústria investiu em algumas poucas antecipações – todas interessantes – e em muitos carros-conceito, através dos quais procurou exibir toda a sua criatividade, capacidade e competência projetiva.
Lançamentos houve, porém discretos, apenas versões de modelos já existentes: Activ – a roupagem “aventureira” do Chevrolet Spin -, o novo Sandero Stepway, o novo VW CrossFox e o cross up!. Alguns fabricantes aproveitam a oportunidade para apresentar retoques estéticos recém-introduzidos em seus carros – casos do Chevrolet Cruze, Fiat Bravo e Hyundai HB20X, todos com novas grades. Pela primeira vez o Salão mostra o Mitsubishi Lancer e o BMW 328i nacionais, modelos que já vinham sendo importados há tempo.
Chevrolet Spin Activ e Renault Sandero Stepway
Quatro antecipações foram mostradas, sinalizando para lançamentos importantes a curto prazo. Todas merecem atenção: as SUV médias Peugeot 2008 e Honda HR-V, com nacionalização programada para o início de 2015, o interessante conceito Oroch, picape desenvolvida no Brasil a partir do Renault Duster, e o Jeep Renegade, a ser produzido a partir do próximo ano na nova planta pernambucana da Fiat.
Comedidos nos lançamentos, os fabricantes procuraram se esmerar nos carros-conceito, mostrados em grande número por quase todos eles. Embora poucos tenham chance real de alcançar a produção seriada, valem como exercício de estilo e imaginação. Os modelos expostos transitam dos verdadeiros “carros de sonho”, protótipos futuristas sem futuro visível – como o Fiat FCC4 – até simples maquiagens de carros de grande produção, candidatos num futuro eventual a constituir série especial – casos do Volkswagen Fox Pepper ou do Hyundai R-spec.
Renault Duster Oroch e Jeep Renegade
Desse universo de modelos com maior ou menor índice de ousadia, poucos deverão chegar ao mercado. As exceções merecem destaque: o Chevrolet Onix Track Day, três estudos de estilo da Ford para o EcoSport (Storm, Beauty e Beast) e dois outros para a Troller (Rescue e Off-Road – este uma versão ainda mais preparada para fora da estrada do que o T4 de série).
Por fim, digno de registro especial por seu caráter de exercício conjunto de design e desenvolvimento de materiais, aparece o Peugeot 208 Natural, “vestido” externa e internamente com revestimentos totalmente naturais, a maioria deles orgânicos.
Chevrolet Onix Track Day e Troller T4 Rescue
Veja a seguir, marca a marca, o que de mais notável a indústria automobilística brasileira está mostrando no 28o Salão (todas as imagens são de autoria e propriedade de LEXICARBRASIL).
BMW
Sedã 328i: primeiro automóvel montado na nova fábrica catarinense da marca, autografado por todos os trabalhadores que participaram da sua construção; o exemplar exposto é o mesmo apresentado há um mês quando da inauguração da planta. Surpreendentemente nenhum outro 328 foi mostrado no stand da BMW.
Chery
Hatch Celer: primeiro automóvel de origem chinesa a ser produzido no Brasil, com motor 1.5 de 108 cv; o exemplar exposto foi montado manualmente, com componentes majoritariamente importados, só devendo entrar em produção no início de 2015.
BMW 328i e Chery Celer SD
Chevrolet
Spin Activ: versão “aventureira” da minivan Spin, com adereços plásticos externos e pneu de reserva montado na traseira.
Cruze: sedã e hatch, com grade e para-choques de novo desenho e lanternas dianteiras de leds.
Onix Track Day: conceito com tratamento esportivo, pintado em amarelo vivo, com teto e faixas na cor preta. O carro recebeu rodas de 17″, aerofólio sobre o para-brisa traseiro e o motor 1.8 de 16 válvulas do Cruze que, preparado, atinge 150 cv.
S10 High Country: conceito sobre a picape S10, com acabamento luxuoso, tampão marítimo e santantônio aerodinâmico na caçamba.
Onix Effect: série especial.
Chevrolet Cruze e Citroën Aircross Lunar Concept
Citroën
Aircross Lunar Concept: estudo de design acentuando as características fora-de-estrada-leve do Aircross. Pintado em castanho claro acetinado, com detalhes em cinza escuro e azul turquesa e diversas legendas misteriosas espalhadas pela carroceria, o carro traz novos faróis, dois baús no teto, escada lateral e uma urna porta-ferramentas na traseira, montada no suporte ocupado pelo estepe no modelo original.
Fiat
FCC4 Concept Coupé: estudo de estilo realizado pela Fiat brasileira, com cinco metros de comprimento, o FCC4 traz quatro portas, linhas futuristas, proporções de picape cabine-dupla, traseira volumosa e para-brisas e janelas laterais com minúscula área útil e limitada visibilidade.
Novo Bravo: atualização de design do modelo, com grade, para-choques e lanternas com novo desenho.
FCC4 Concept Coupé e Novo Fiat Bravo T-Jet
Ford
EcoSport Storm: conceito de linhas agressivas, inspiradas nas linhas da gigante picape F-150 Raptor.
EcoSport Beauty: estudo de design desenvolvido em conjunto com o modelo Beast (Beauty and Beast – a Bela e a Fera), o carro se caracteriza pelo acabamento refinado e revestimento interno em couro. Os dois modelos também se diferenciam pela grade e para-choques.
EcoSport Beast: intencionalmente voltado para um público amante dos esportes, o Beast recebeu detalhes externos em vermelho e azul metálico, arremates plásticos no capô, teto e rodapé das portas e, internamente, sistema de fixação para duas bicicletas e rede para acondicionamento de acessórios na face interna da tampa traseira.
Ford EcoSport Storm e Beauty
Ford EcoSport Beast e Honda HR-V
Honda
HR-V: SUV compacta construída a partir da plataforma Fit/City, equipada com motor flex 1.8 16v do Civic e câmbio CVT; anunciado como o próximo carro nacional da marca, o modelo será produzido no país a partir do primeiro semestre de 2015.
Hyundai
HB20X: nova grade, com barra central preta, em lugar de prata.
HB20 R-spec: conceito desenhado na Coréia a partir do HB20 brasileiro; traz novos faróis e lanternas traseiras, grade e para-choques de novo desenho, para-lamas alargados, rodas de 17″ e uma bela pintura em azul fosco.
Jeep
Renegade: SUV de pequeno porte, projetado após a associação da Fiat italiana com a Chrysler-Jeep. O Salão exibe grande quantidade de versões (Sport, Longitude, Trail Hawk), com tração em duas ou quatro rodas, motores flex (1.8 16 válvulas) ou diesel (2.0 turbo de 170 cv) e câmbio manual ou automático. Ainda importado da Itália, o modelo será produzido no Brasil a partir do próximo ano na nova fábrica da Fiat em Pernambuco.
Hyundai HB20X e HB20 R-spec
Mitsubishi
Lancer: sedã recém-nacionalizado, com quatro portas, motor 2.0 (quatro cilindros, 16 válvulas, 1.998 cm3, 160 cv), câmbio automático CVT, suspensão independente (McPherson na dianteira, multilink e molas helicoidais na traseira), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente). O carro está sendo oferecido em três versões: GT AWD, GT e CVT, o primeiro com tração 4×4 e os dois outros com tração dianteira.
TR4 O’Neill: série especial com novo para-choque dianteiro e detalhes externos na cor prata.
Nissan
March Rio 2016 Edition: série especial com detalhes internos e externos na cor laranja, comemorativa dos Jogos Olímpícos do Rio de Janeiro, dos quais a Nissan é uma das patrocinadoras oficiais.
Kicks Concept: primeira apresentação mundial do SUV compacto conceitual desenvolvido no Japão; segundo a empresa, prenuncia o estilo do futuro crossover a ser lançado no Brasil.
Mitsubishi Lancer AWD e Nissan March Rio 2016 Edition
Peugeot
2008: SUV compacto projetado a partir da plataforma alongada do 208, com produção nacional prevista para o primeiro semestre de 2015. Não foram fornecidas as especificações técnicas do modelo (na França o 2008 está disponível com quatro diferentes motorizações: 1.2 e 1.6 a gasolina e 1.4 e 1.6 diesel).
208 Natural: conceito desenvolvido no país buscando utilizar ao máximo elementos naturais como material de acabamento. Externamente, o carro foi pintado com tinta mineral cor chocolate, com aspecto de camurça. No interior, bancos e tapetes de couro bovino natural, teto revestido de cortiça, aplicação de couro de pirarucu no painel, pele de salmão como revestimento do volante e das manopla do câmbio e freio de mão, quebra-sóis revestidos de trançado artesanal de papel de jornal, tapete do porta-malas feito de pneu reciclado. Titânio e fibra de carbono reciclados foram utilizados em diversos elementos internos e externos.
208 Urb: versão conceitual totalmente equipada, trazendo bicicleta elétrica Peugeot francesa montada em rack sobre o teto.
208 Quiksilver: futura série especial.
Peugeot 2008 e 208 Natural
Renault
Sandero Stepway: versão “aventureira ” do novo Sandero, com pneus mais largos, maior distância do solo, novo para-choque e rack no teto; o carro é equipado com motor de 1.598 cm3 e 106/98 cv e câmbio manual ou automático de cinco marchas.
Duster Oroch: picape conceitual de quatro portas desenvolvida no Brasil a partir da plataforma alongada do Renault Duster; com quatro portas e sem dados técnicos informados, o protótipo servirá de base para a primeira picape da marca a ser produzida no país.
Suzuki
Jimny: versão preparada para o Rally dos Sertões
Toyota
Etios hatch: versão preparada para competição.
Corolla: versão preparada para o Campeonato Brasileiro de Marcas.
Corolla Art: sedã decorado pelo estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch.
Toyota Corolla Art e Troller T4 Off-Road
Troller
T4 Rescue: estudo conceitual pintado em vibrante combinação de laranja com azul, o carro traz novos para-choques, um bote montado no teto e um conjunto de sobrevivência embutido na tampa traseira.
T4 Off-Road: protótipo preparado para utilizações extremas fora de estrada, com para-choques de superfícies planas e menos salientes, protetor de cárter, guincho, snorkel e bagageiro no teto.
Volkswagen
CrossFox: versão “aventureira” do novo Fox.
cross up!: discretos retoques externos (complementos plásticos nos arcos das rodas, nova grade, rack no teto e rodas de 15″) configuram esta sétima versão do pequeno up!. O carro foi oficialmente apresentado no Salão de Genebra, no início do ano.
Fox Pepper: conceito com apelo esportivo; apresentado na cor vermelha, com detalhes externos em negro (teto, molduras nos arcos das rodas e nos para-choques, grade em colmeia), o carro recebeu motor 1.6 de 120 cv e câmbio manual de seis marchas.
T-ROC: proposta de SUV compacto projetado na Europa, já apresentado no Salão de Genebra, em março de 2014.
Volkswagen CrossFox e Fox Pepper