HONDA HR-V
O primeiro grande lançamento do ano
março 2015
Três utilitários esportivos totalmente novos estão programados para chegar ao mercado no primeiro semestre deste ano – todos nacionais e compactos, os três expostos com destaque no último Salão do Automóvel, no final de 2014: Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Primeiro a ser lançado, em meados de março, o carro da Honda veio ocupar o topo da categoria com relação a atualidade de projeto, conforto, dirigibilidade e acabamento (seus concorrentes nacionais são o Ford EcoSport, o Renault Duster e o Mitsubishi ASX). Jogando em posição distinta, o Jeep, previsto para abril, será o único SUV nacional de seu porte a oferecer reais dotes para operação fora-de-estrada.
Lançamento mundial, o Honda HR-V é um SUV compacto construído a partir da plataforma dos modelos Fit e City (tração dianteira, suspensão McPherson na frente, suspensão por barra de torção atrás, câmbio continuamente variável CVT). Diferentemente daqueles, porém, o HR-V veio equipado com freios a disco com ABS nas quatro rodas e o motor flex 1.8 de 16 válvulas do Civic (139 cv a álcool e 140 cv a gasolina). Não dispõe de opção 4×4.
Com quatro portas e 4,29 m de comprimento (5 cm a mais do que o EcoSport), possui piso traseiro plano, bom espaço interno e ótima ergonomia. Seu bagageiro, com capacidade para 437 litros, é o segundo da categoria. Fabricado na planta de Sumaré (SP), o carro foi apresentado em três versões – LX, EX e EXL – todas elas trazendo direção elétrica, volante regulável em altura e profundidade, banco do motorista regulável em altura, ar condicionado, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos para os cinco passageiros, bancos traseiros rebatíveis, sensor de ré, controles de tração e estabilidade e freio de estacionamento elétrico com dispositivo para partida em ladeira. A versão básica LX é a única que oferece opção de câmbio manual (de seis marchas).
A versão EX traz adicionalmente rodas de liga, câmera de ré, rádio com visor de 5″, faróis de neblina e volante revestido com couro. Para completar, o top EXL vem com tela multimídia de 7″, GPS com sistema de informações de trânsito (inicialmente para apenas quatro capitais – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília), ar condicionado digital, bancos de couro, airbags laterais e câmbio CVT com função “sport” e troca de (sete) marchas por borboleta no volante.
Ao 2008, que chegará em breve, caberá disputar espaço com o novo carro da Honda. A Peugeot que se cuide!