UP! TSI
Motores pequenos turbinados: a Volkswagen dita tendência
setembro 2015
No final de julho a Volkswagen colocou no mercado um motor turboalimentado com injeção direta para a linha up!. O objetivo do lançamento, contudo, não foi incrementar o desempenho do moderno carrinho. Embora potência e torque tenham aumentado substancialmente, o motivo da turboalimentação foi economizar combustível e reduzir emissões. (Ao ser injetado ar sob alta pressão no motor, são otimizadas a queima do combustível e a qualidade dos gases liberados).
A solução é tendência mundial – que o diga o pequenino Smart Fortwo, que há anos dispõe de versão turbo. A própria Volkswagen do Brasil já teve em linha um motor “mil” turbinado no passado – o 1.0 de 16 válvulas, que a partir de 2000 por algum tempo equipou Gol e Parati. Esta é a primeira vez, porém, que um turbo é instalado em um carro flex de pequeno porte.
O TSI não caracteriza um novo modelo; é apenas uma nova opção de motor, que pode equipar todas as versões da linha up!, exceto a de entrada take up!. Mas que motor! Com ele, pagando R$ 3.100 a mais, ganha-se 30% em potência e incríveis 61,5% em torque com relação ao motor aspirado MPI – à parte os excelentes resultados obtidos em aceleração, tempo de retomada e velocidade final.
Saltam à vista os números comparativos entre os dois motores (MPI vs TSI, com etanol): potência, 82 vs 105 cv; torque, 10,4 vs 16,8 kgf.m; velocidade máxima: 165 vs 184 km/h; arrancada de 0 a 100 km/h: 12,4 vs 9,1 s. O aumento de potência é ainda mais significativo com gasolina: 75 vs 101 cv.

red up! com motor TSI.
O TSI foi desenvolvido a partir do MPI aspirado de três cilindros e 999 cm3 hoje presente no up! e Fox. O aumento exponencial das cargas dinâmicas provocadas pela aplicação do turbocompressor e da injeção direta, no entanto, obrigaram a profundas mudanças no projeto inicial do motor. Todos os órgãos internos foram redimensionados ou receberam tratamentos especial – do virabrequim, mancais e pistões ao cabeçote e volante. Os dois eixos de comando ganharam controle variável (no MPI disponível somente na admissão) e foi agregado um terceiro circuito de refrigeração, com intercooler no coletor de admissão e radiador adicional.
O grande aumento no torque impediu o uso do câmbio semiautomático I-Motion. Assim, o TSI vem sempre com o caixa manual de cinco marchas, porém com relação do diferencial alongada. Com o novo motor também vieram coxins hidráulicos, discos de freio redimensionados e controle eletrônico de tração.
Externamente, apenas três detalhes diferenciam as versões MPI e TSI do move up!, high up!, cross up!, white up!, red up! e black up!: extremidade dianteira 4 cm mais longa, abrindo espaço para alojar o radiador complementar; parte inferior da tampa traseira pintada de preto, aproximando o up! nacional do modelo europeu (onde para-brisa e tampa da mala são peça única de vidro); e inscrição TSI fixada à direita da tampa traseira. Para comemorar o lançamento do novo motor a Volkswagen criou uma série especial: speed up!.
Segundo testes oficiais do Inmetro, o up! TSI é hoje o automóvel mais econômico – ou energeticamente mais eficiente – do Brasil: dentre 607 veículos testados pelo órgão em 2015, o up! só perde para três modelos híbridos importados.

A Volkswagen preparou a série especial speed up! para festejar a chegada do motor TSI.