PICAPE RAMPAGE
RAM é nova marca nacional
junho 2023
Ram é um dos significados para a palavra carneiro, em inglês. A figura do animal em posição de ataque foi pela primeira vez utilizada pela norte-americana Dodge, em 1932, como enfeite de capô de seus automóveis. Em 1933, Ram passou a denominar alguns dos modelos de picapes e veículos comerciais da marca. Abandonado no início da década de 50, em 1981 o nome foi retomado para denominar uma picapes Dodge. Em 1996 a figura estilizada da cabeça de um carneiro com grandes chifres tornou-se o logotipo oficial da marca.
Em 2009 o grupo Chrysler, então ainda controlador da Dodge, transformou RAM em marca independente, exclusivamente dedicada à produção de picapes e seus derivados, para ela transferindo o logo do carneiro.
A trajetória recente da Chrysler e de suas subsidiárias é conhecida: em estado pré-falimentar nos últimos anos do século XX, entre 1998 e 2009 passou pelas mãos da alemã Daimler-Benz, entrou em concordata em 2009 e foi salva pelo governo dos EUA – e pelos recursos injetados pelo grupo Fiat, que em 2014 acabou por assumir o controle total da empresa, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles – FCA. Em 2019 a FCA também adquiriu os negócios da francesa PSA (leia-se Peugeot e Citroën), dando origem à gigante Stellantis.
A fusão Fiat-Chrysler veio trazer resultados estrondosas para seus negócios no Brasil: ainda em 2014 passou a exportar a picape Strada para o México com a marca RAM 750 e o logotipo do carneiro; em 2015 inaugurou a fábrica Jeep de Pernambuco, desde então tornando-o o SUV mais vendido no país; potencializou a historicamente dinâmica política de lançamentos da Fiat, em seis anos trazendo uma dezena de importantes novidades (entre 2016 e 2022, na ordem, Toro, Mobi, novo Uno, Argo, Cronos, nova Strada, Pulse, Fastback e Abarth); finalmente, logrou ressuscitas as marcas Citroën e Peugeot, então com presença marginal do país.
Na mesma linha, em coerência com sua busca permanente pela ocupação de espaços, desde o início a FCA divulgou as picapes pesadas RAM no Brasil, logrando que, apesar do preço elevado, em poucos anos alcançassem o posto de mais vendidas do país na categoria. Ao mesmo tempo, com vistas ao mercado latino-americano, em 2020 transformava a nova Strada em RAM 700 e, no ano seguinte, criava a RAM 1000 a partir da Toro. Em paralelo, vinha implantando espaços exclusivos para a marca nas concessionárias do grupo, dotando-os de visual exclusivo e mais luxuoso, com meta de alcançar cem pontos de venda até o final de 2023.
Diante deste quadro, talvez não seja tão surpreendente a decisão da Stellantis criar um modelo RAM nacional. O primeiro sinal deste movimento surgiu em agosto de 2022 quando, respondendo à indagação de um jornalista sobre a nacionalização de um modelo da marca, o Presidente do grupo para a América do Sul simplesmente respondeu “muito perto“.
Em abril deste ano, por fim, juntamente com a revelação dos primeiros detalhes da próxima picape média da Fiat (Landtreck, de origem Peugeot), a Stellantis anunciou que uma RAM menor do que as importadas estaria sendo projetada no país, para produção futura na fábrica de Goiana.
Inicialmente citada como RAM 1200, em maio a nova picape ganhou um nome: Rampage. Projetada a partir da plataforma utilizada pela Toro e pelos três modelos nacionais da Jeep, ao longo do mês teve divulgadas as primeiras imagens de detalhes externos e internos e informações técnicas. Desenvolvida no Brasil “em todos os pontos com a participação dos Estados Unidos” e anunciada como “a mais rápida produzida na região“, receberia o motor turbo de quatro cilindros e 1.995 cm3, com bloco e cabeçote de alumínio, intercooler, injeção direta e duplo comando de válvulas variável utilizado no Jeep Wrangler importado. (Com 272 cv e preparado somente para gasolina, certamente o propulsor será transformado em flex e terá potência diferente na versão “nacional”; é provável que também seja oferecida opção diesel.) A picape deverá vir com câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas.
A 6 de junho de 2023, recebido em clima de festa na fábrica de Goiana, o Presidente da República deu arranque à produção do novo carro – o primeiro modelo da marca RAM fabricado fora dos EUA. O lançamento oficial ocorrerá no segundo semestre.
Dois dos poucos detalhes externos da nova RAM Rampage divulgados pela Stellantis até o início de junho.