Lançamento mundial, o utilitário esportivo compacto Kardian é o primeiro resultado da nova política global de produtos da Renault francesa, que tem por objetivo duplicar o lucro líquido por veículo vendido fora da Europa. Destinado a atender aos demais mercados internacionais da marca, utiliza a plataforma modular inédita CMF Global (projetada a partir da do Clio francês), pela primeira vez abandonando a romena Dacia como padrão de veículo para países do hemisfério Sul.
Estreada no Paraná, a nova plataforma permite a construção de veículos de quatro a cinco metros de comprimento e 2,6 a 3,0 m de entre-eixos, com tração dianteira ou 4×4 e motorização a gasolina, flex, a GLP e híbrida – mas não 100% elétrica.
Envolvendo investimento de três bilhões de Euros, o programa inclui o lançamento de mais sete modelos até 2027 – três montados sobre esta plataforma e dois sobre outra nova, de maior porte, além de uma picape e um furgão. Além do Brasil, os veículos serão produzidos no Marrocos (o próximo destino do Kardian), Turquia, Índia e Coréia do Sul.
Com 4,12 m de comprimento, 2,60 m de distância entre eixos, 21 cm de vão livre, 20o de ângulo de ataque e 36o de saída, Kardian apresenta um porta-malas com 410 litros de capacidade, ou 1.493 litros com o banco traseiro rebatido. O novo carro traz um também inédito motor flex nacional (três cilindros, 999 cm3, 12 válvulas, injeção direta e 122/125 cv) associado a câmbio automático de seis marchas com dupla embreagem (importado da China). Tem tração 4×2, suspensão McPherson da dianteira e por eixo de torção na traseira, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica. Para exportação haverá uma versão a gasolina.
Muito bem acabado e equipado, fugindo ao padrão “básico” dos carros da Renault brasileira, o utilitário traz inovações e recursos normalmente só encontrados no segmento superior, incluindo itens de customização da condução e do ambiente interno e 13 sistemas de assistência ao motorista, entre os quais alerta de ponto cego e câmera 360o – ambos inéditos no segmento.
É o seguinte o conteúdo da versão superior – a única divulgada até o momento: seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina), ar-condicionado automático, painel de instrumentos digital com tela de 7″, tela multimídia de 8″, direção regulável em altura e profundidade, alavanca de mudanças eletrônica (tipo joystick, sem cabos) com opção de troca por borboletas no volante, três modos de condução (Eco, Sport e MySense), controle eletrônico de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, câmera de estacionamento com visão 360o, controle de velocidade adaptativo, alerta de distância segura para o veículo à frente, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, freio de estacionamento elétrico com auto hold, sistema Stop & Start, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, faróis, lanternas, luzes diurnas e de direção de leds, entrada e partida remotas sem chave, carregador de celular por indução, detalhes em cor laranja nos bancos, portas e painel, apoia-braço entre os bancos dianteiros, 34 litros de espaço de armazenamento de objetos na cabine, teto na cor preta, barras no teto (longitudinais, podendo ser transformadas em transversais), antena tipo barbatana de tubarão, grade em preto brilhante, acabamento inferior dos para-choques na cor prata e rodas de liga de 17″.
A comercialização do Kardian será iniciada em janeiro de 2024.