PULSE E FASTBACK HYBRID

Desde sua chegada tardia ao Brasil, em meados da década de 70, a Fiat vem ousando ao lançar no mercado soluções inéditas – e sempre bem sucedidas -, tais como a primeira picape leve e a primeira furgoneta do país, o primeiro motor a álcool para automóveis produzido em série no mundo, o primeiro carro de grande série com motor 1.0 do mercado, o primeiro carro “popular” brasileiro com injeção eletrônica e o lançamento de diversas outras propostas que logo virariam a se tornar moda, como modelos de série em versões “aventureiras” e pequenas picapes com cabines duplas ou estendidas.

Em fevereiro de 2023, disposta a enfrentar a onda de eletrificação que começada a se avolumar por aqui, a Stellantis anunciou a decisão de desenvolver soluções específicas para o país, centradas em veículos híbridos com motor flex: o foco seria a nacionalização de tecnologias em combinação com o etanol. (Veladamente se referindo aos muitos fabricantes chineses que anunciavam planos para o país, a empresa concluía: “não vamos trazer kits importados da Ásia e montar em um galpão“).

Poucos meses depois foi oficialmente revelada a tecnologia que regeria o projeto: Bio-Hybrid, solução de eletrificação híbrida que prioriza a utilização de insumos, componentes, inteligência e indústria locais, destinada a todas as marcas nacionais e sul-americanas da Stellantis. Desenvolvida pelo centro tecnológico do Grupo na América Latina, foi materializada em quatro protótipos de plataformas expostos na oportunidade – três híbridos a etanol (Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-in) e um 100% elétrico (BEV). A Stellantis prometia disponibilizar, já em 2024, os primeiros veículos com a nova tecnologia.

Cumprida a promessa, os dois primeiros modelos Bio-Hybrid acabam de ser apresentados – Fiat Pulse e Fastback nas versões Audace e Impetus Hybrid. Caracterizado como “híbrido-leve”, seu sistema propulsor é composto pelo motor T200 Flex (três cilindros, 1.0 turbo, 125/130 cv) associado a câmbio CVT de sete marchas e a motor elétrico de 12V e 3kW, conectado ao motor a combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio que substitui alternador e motor de partida (localizada sob o bando do motorista, é o único elemento importado – trazido da Coreia do Sul). Permanece em uso a bateria tradicional de chumbo-ácido de 12V, localizada no cofre do motor.

Foram significativos os ganhos em economia de combustível obtidos pelo sistema: 10,7% para Pulse, em etanol e gasolina, e, para Fastback, 9,8% com etanol e 11,5% com gasolina – ambos no ciclo urbano. Os ganhos foram obtidos por meio da utilização de quatro sistemas auxiliares: e-Start&Stop (automaticamente desligando o motor a combustão nas paradas e mantendo-o em funcionamento nas desacelerações, porém sem injetar combustível); e-Assist (durante acelerações as duas baterias alimentam o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor a combustão); Alternador Inteligente (o alternador só opera quando há demanda das baterias); e e-Regen (recuperação da energia mecânica nas desacelerações, armazenada nas baterias sob a forma de energia elétrica).

 

   

Fiat Pulse Audace Hybrid e Fastback Impetus Hybrid.

 

Os dois híbridos mantiveram as demais características mecânicas, dimensionais e estéticas dos modelos a combustão. É o seguinte o conteúdo de cada versão:

Pulse Audace Hybrid: vem de série com tela multimídia de 10,1″, acionamento do motor sem chave, partida remota, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, carregador de celular por indução, banco traseiro bipartido, volante em couro e rodas de liga de 16″.

Pulse Impetus Hybrid: adiciona painel de instrumentos digital com tela de 7″, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, detecção de chuva, farol alto automático, retrovisores com luz e rebatimento, bancos de couro, rodas de liga de 17″ e teto bicolor.

Fastback Audace Hybrid: tem, de série, tela multimídia de 10,1″, acionamento do motor sem chave, partida remota, sensor de estacionamento traseiro, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, detecção de chuva, farol alto automático, câmera de ré, carregador de celular por indução, volante em couro e rodas de liga de 17″.

Fastback Impetus Hybrid: inclui ainda painel de instrumentos digital com tela de 7″, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisores com luz e rebatimento, bancos de couro, rodas de liga de 18″ e teto bicolor.

O preço de lançamento dos dois híbridos foi apenas R$ 2.000 superior ao das versões Audace e Impetus a combustão. Ambas, segundo a Stellantis, sairão de linha em 2025.





GmailFacebookTwitter