Antecipando-se em um mês à Fenatran, palco natural de grandes lançamentos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou ao mundo a reestilização de sua linha de comerciais leves Delivery.
Lançada em 2005 e líder brasileira da categoria, a linha Delivery alcançou este ano a 100.000a unidade produzida. Agora chega com nova cabine basculante de estilo delicado e clara inspiração automobilística em três opções de acabamento e conteúdo – City, Trend e Prime. Projeto nacional que envolveu R$ 1 bilhão em investimentos, a novidade veio para ocupar o lugar do antigo modelo oriundo da década de 80, trazido da MAN alemã.
O para-choque integra faróis e lanternas, que possuem luzes diurnas de leds; são novos os grandes retrovisores rebatíveis. O interior, também totalmente novo, conta com computador de bordo, airbag duplo, volante ajustável em altura e profundidade, diversos porta-objetos e, dependendo da versão, ar condicionado, sistema de som, alarme, vidros e travas elétricos e piloto automático.
O caminhão foi inicialmente lançado em seis versões, entre 3,5 e 13 t de PBT, duas delas inéditas – Delivery Express e 4.150.
As 3,5 t de PBT do Delivery Express caracterizam-no como VUC – Veículo Urbano de Carga, o que não só lhe garante acesso irrestrito a áreas centrais das cidades, como permite sua condução por motoristas portadores de carteira de habilitação Categoria B. Vem com motor Cummins de 2,8 l e 150 cv com tecnologia EGR de pós-tratamento dos gases e câmbio manual de seis marchas. O freio de estacionamento é a disco, instalado no cardã. A versão 4.150, também inédita, apresenta as mesmas características mecânicas, porém tem PBT de 4,0 t. Ambos trazem rodado simples no eixo traseiro.
Os modelos maiores, todos equipados câmbio mecânico de seis marchas, são os seguintes:
6.160 (PBT 5,8 t), com motor Cummins de 2,8 l, 155 cv e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva); 9.170 (8,5 t), com Cummins de 3,8 l, 175 cv e SCR; e 11.180 (10,7 t) e 13.180 (13,2 t), com a mesma motorização e suspensão com molas parabólicas, o último adicionalmente com três eixos, o terceiro retrátil.
A VWC promete opção de câmbio automático para breve. A linha antiga permanece no mercado.
Express e 13.180, a menor e a maior versão da recém-renovada linha Delivery.